Ventos de até 50 km/h são o desafio do Aberto do Aretê Búzios, neste final de semana

24/09/2021

Campo que mescla um percurso tradicional com estilo links exigirá técnica e habilidade

Valentina Bosselmann e Henrique Rodrigues: defendendo o título do Aberto do Aretê Búzios. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Jogar com vento forte não é novidade na Escócia, berço do golfe, em seus típicos percursos “links”, à beira mar, com sua vegetação rasteira e muitas bancas, incluindo as profundas e temidas “pot bunkers”. No Brasil, um dos campos que mais se aproxima disso, é o do Golfe Clube Aretê Búzios, um design primoroso de Pete Dye, ao lado da Praia Rasa, em Armação dos Búzios (RJ), que realiza seu 20º Aberto neste final de semana, 25 e 26 de setembro.

Veja as primeiras fotos do Aberto
Aguarde álbum completo neste mesmo link

Os 106 participantes de sete estados brasileiros (RJ, ES, SP, BA, MG, PE e PB) do Aberto do Aretê Búzios irão enfrentar condições quase tão severas quanto à dos links escoceses, com a meteorologia prevendo ventos de 30 a 50 km/h, neste sábado, e de 30 a 45 km/h no domingo. Nesta sexta-feira, na volta de treinos, os ventos já estavam bem fortes, com rajadas de até 50 km/h, o que serviu para os competidores reverem suas técnicas de jogar com vento.

Dificuldades – O percurso do Aretê Búzios é todo estilo links em seus nove primeiros buracos, os mais próximos da praia, que recebem direto o vento Noroeste, típico da região nesta transição do inverno para a primavera, que começou na quarta-feira. Alguns desses buracos são jogados a favor e outros contra o vento. Mas os jogadores de alto rendimento que treinaram nesta sexta-feira reclamaram mais do vento na segunda metade do campo, um design de estilo tradicional, em meio a árvores, aonde o vento chega quase sempre de lado, mas nem sempre.

Deivid Oliveira, por exemplo, bateu madeira 3 no buraco 14, um par 3 com mais de 200 jardas, contra o vento, e a bola não chegou ao green. “Amanhã vou ter que bater drive num par 3”, brincou. Já a juvenil Valentina Bosselmann, de 16 anos, que entra em campo para defender o título, jogou o par da primeira metade do campo, mas estourou nos nove buracos finais, apesar da aparente proteção das árvores e dos morros. Felizmente os greens estão com velocidade inferior a 10 pés no stimpmeter, o que impede que o vento mova a bola na hora de embocar.

Mais destaques – Outros dois favoritos ao título que treinaram nesta sexta-feira. Um deles foi Humberto Rodrigues, do Campo Olímpico, na Barra da Tijuca, esse sim um percurso totalmente estilo links. Humberto defende o título ganho em dezembro, com a vantagem de estar mais acostumado a jogar com vento forte. A outra foi Lauren Grinberg, do Lago Azul, Top 3 dos rankings nacionais e paulistas, que jogou muito pouco este ano, mas vem de um vice-campeonato no Aberto do Estados do Rio de Janeiro, no Itanhangá, onde só perdeu o título no playoff.

Horários da saída deste sábado, 25

Entre os jogadores da categoria scratch destacam-se ainda o sueco Felix Broden, capitão do clube; Carlos Smith Vasconcellos, ex-capitão; Cláudio Vasconcellos, do Gávea; Gabriel Yin, do Itanhangá; e Robert Bosworth, que joga em casa, entre muitos outros. Carlos Gasparian, presidente do Golfe Clube Aretê Búzios, também estará em campo recebendo jogadores importantes, como Roberto Correa, o presidente, e Gerde Peixoto, o diretor Técnico, da FGERJ, além de Antônio Padula, ex-presidente da Federação Paulista de Golfe.

Confraternização – O treino desta sexta-feira terminou com um coquetel informal no Club House, mas a principal festa será a cerimônia de abertura, neste sábado, às 17 horas na Sede Esportiva do Clube Aretê, que oferece muitos outros esportes, além da cerimônia de encerramento e premiação, logo após a rodada de domingo. A programação social inclui ainda serviço de buffet, com café da manhã das 6 horas às 10h30, e almoço, das 13 horas às 16 horas, nos dois dias de competição, com saídas pelos tees do buraco 1 e 10, a partir das 6h40.

Hole-in-one – Outras atrações do Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios são o cart EZ-GO (ao lado)que a Compact Car está oferecendo para o primeiro homem ou mulher que fizer um hole-in-one no buraco 3, durante a competição oficial; e a clínica de golfe para interessados e convidados, com Luis Menezes, profissional do Terras de São José Golfe Clube, e Vitor Pessanha, profissional do Aretê Búzios, sábado, a partir das 14 horas.

A Comissão Organizadora do Campeonato será formada por Pedro Bulhões, Felipe Barbalho, Sebastião Neres e  Carlos Gasparian. A Comissão de Árbitros terá Carlos Gasparian, Luis Menezes e Vitor Pessanha. O Diretor do Torneio é Sebastião Neres

Patrocínios – O 20º Torneio Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios tem patrocínio de Craft Engenharia e Town Maker Desenvolvimento Imobiliário. Os apoiadores são Copelmi Mineração, Qually Grama, Compact Car, Rain Bird Brasil, HR Segurança Patrimonial Serviços e Locação, Prêmio Empreendimento Imobiliários, Masterplan Consultoria de Projetos e Execução, Quadrant Construções, Casas das Pedras, Geotrópicos Consultoria Florestal, Hotel Aretê, Hotel Villa Rasa, Eco Power Mobilidade Sustentável, Marfood Comércio e Serviço de Hotelaria, Bier Zu Hause, Jhans Cervejaria Artesanal, Prefeitura de Búzios, Confederação Brasileira de Golfe e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro. A realização é do Clube Aretê Búzios, com organização do Golfe Clube Aretê Búzios e da Neres Sports.

Valentina e Lauren

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Jogos de Tóquio: Nelly Korda leva susto, mas vence por uma e dá aos EUA seu segundo ouro no golfe


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados