Vídeo: você já imaginou seu sua bola tivesse dimples apenas de um lado, ou mesmo nenhum?

05/07/2017

Pois a Titleist produziu um vídeo que mostra o que aconteceria com o vôo de sua bola. Confira!

Bola com dimples de um so lado

 

Você pode estar tão acostumado a ver dimples na bola de golfe, que pode nem se dar conta de sua importância. Para provar isso, a Titleist, talvez o mais importante fabricante de bolas de golfe do mundo, produziu um vídeo de publicidade, é claro, mas também educativo sobre os dimples e a aerodinâmica.

Você vai ver que os dimples ajudam no vôo da bola por que na sua rotação em sentido contrário ao do sentido da tacada faz o ar passar mais rápido sobre ela do que abaixo, ajudando que ela voe mais alto e fique mais tempo no ar.

Mas quando você vê o voo de uma bola com dimples apenas do lado esquerdo ou direito, fica mais claro como isso acontece. E sem dimple nenhum? Também está no vídeo abaixo.

Uma curiosidade e um pouco de história

O efeito dos dimples foi descoberto por acaso, ou pela prática. Por volta de 1600, as bolas de madeira foram substituídas pelas bolas feitas de couro costurado, como os antigas de “capotão” do futebol, e recheadas com penas prensadas. Com o uso, elas ganhavam marcas no couro, depressões provocadas pelo impacto do taco. E voavam cada vez mais longe. Muito mais do que as bolas novas de couro.

Quando se começou a produzir bolas de materiais como guta-percha (resina de árvore) ou sintéticas, passou-se a tentar reproduzir a cobertura das bolas de golfe de couro, com riscos, granulados e, finalmente dimples. A ciência da aerodinâmica evoluiu a técnicos da NASA chegaram a ser contratos pela indústria do golfe pagando muito mais do que eles ganhavam antes, para desenvolver dimples mais eficientes mudando tamanho, profundidade, formato, distribuição e outras mágicas que existem em sua bola moderna.

Confira o vídeo

 

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • comandatuba-aerea-divulgacao

    Turismo

    Golf Travel comemora prêmio Top 10 com pacotes a preços incríveis para Comandatuba

  • podio feminino

    Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados