Vila da Mata inaugura novo estilo de clube de golfe

18/06/2013


Além do esporte, cultura e gastronomia integram empreendimento em São Roque

Altamiro O`Reilly, José Roberto Pires, Randall Thompson e Manuel Gama, na inauguração do clube de golfe
Altamiro O`Reilly, José Roberto Pires, Randall Thompson e Manuel Gama, na inauguração do clube de golfe

por: Ricardo Fonseca

Entrar na sede do mais novo clube de golfe do Brasil, o Vila da Mata, em São Roque (SP) é uma experiência única. A sede, com um grande relógio na torre, sobre a entrada principal, remete a uma gare, uma antiga estação ferroviária, projeto da arquiteta Patrícia O`Reilly. Na parede do fundo da ampla sala de entrada, o quadro Gênesis, de Darcy Penteado (1926 – 1987) faz conjunto com a escultura Mulheres da Mata, de Regina Helene, obra que dá nome à exposição que abriu a Estação Arte, a primeira galeria de arte instalada num clube de golfe brasileiro.

É assim, mesclando esporte, cultura e até gastronomia – há um restaurante gourmet e bar instalados no local – que o Clube de Golfe Vila da Mata se apresentou para centenas de convidados que foram conhecer o novo espaço da Vila Darcy Penteado, bairro que homenageia o artista, natural de São Roque, e cujas ruas tem nomes de expoentes do Modernismo. A decoração de bom gosto que permeia todo o clube, a música brasileira ao vivo, petiscos e bebidas deram o tom do aconchego com que todos foram recebidos pelos investidores do local idealizado pelo empresário Altamiro O`Reilly, o Grupo Taxaquara. Até um telão foi instalado para que todos pudessem acompanhar o jogo Brasil X Japão que abriu a Copa das Confederações, na tarde de sábado.

Golfe – O golfe é o centro de tudo, com o campo de nove buracos, numa área de 400 mil m2, já em fase final de implantação e inauguração marcada para o final do ano. Por hora, já está funcionado a área de treinamento, um amplo bate-bola com greens-alvo, e o green de treino, inaugurados no último sábado com a presença de muitos golfistas e dirigentes como Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, e Klaus Behrens, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

Todos os convidados puderam bater bola para no driving range iluminado, com os novatos sendo orientados por Antônio Araújo, o Peba, o head-pro do clube projetado por Randall Thompson e construído por José Roberto Pires. Para comemorar a abertura do local, pistas de minigolfe foram instaladas no amplo terraço da sede, onde crianças e iniciantes disputaram um animado torneio de embocadas. Os golfistas experientes participaram de uma competição de bola mais perto da bandeira, no driving range, Os melhores doas duas competições receberam troféus desenhados por Regina Helene.

Condomínio – O campo de golfe integra o condomínio Vila da Mata, cuja primeira fase, com 106 lotes, já foi totalmente vendida, e mais duas fases, com 300 lotes, serão lançadas a seguir. A segunda fase, com 170 lotes, será lançada em 2014, e a terceira, com 130 lotes, em 2015, um investimento de total R$ 60 milhões. O local fica a apenas 40 minutos de carro das marginais de São Paulo, com acesso fácil tanto pela Rodovia Raposo Tavares, como pela Rodovia Castelo Branco e ainda dispõe de heliponto para receber golfistas e convidados.

O condomínio e o campo ficam ao lado de uma das últimas reservas da Mata Atlântica no Estado, a Mata da Câmara, e se integra a ela graças a diversas estratégias sustentáveis, como projeto urbano bioclimático, iluminação pública com energia solar, ciclovias, captação de águas pluviais e residuais, reaproveitamento de água da chuva para irrigação do campo de golfe, paisagismo com plantas nativas, corredores de fauna e uso de materiais de baixo consumo energético, entre outras.

A sustentabilidade social também sempre foi uma preocupação dos empreendedores, que em 2001 criaram o Projeto Absorção Social dos Sem Oportunidade, o P.A.S.S.O, iniciativa que visa proporcionar novas vivências culturais, artísticas, esportivas e profissionalizantes para crianças e jovens de 9 a 18 anos da comunidade local, possibilitando que alcancem pela conquista pessoal uma nova realidade sócio-cultural-econômica. Com a inauguração do Clube de Golfe Vila da Mata, os jovens poderão também ter aulas de golfe e também terão a oportunidade de aprender a profissão de caddie, gerando uma renda extra para eles e suas famílias.

Villa Rossa – Clube de Golfe Vila da Mata e o condomínio são vizinhos do Villa Rossa, hotel com 103 unidades habitacionais, numa área verde de 500 mil m2, que oferece uma hospedagem diferenciada, com opções de esportes como tênis, futebol, basquete e vôlei, piscinas, lagos, SPA e locais para caminhadas com visual único. A decoração primorosa está presente em todos os ambientes e fazem qualquer um se sentir em casa durante a hospedagem. O Villa Rossa oferece ainda completa infraestrutura para receber grandes eventos, pois conta com Centro de Convenções, três restaurantes.

Ao lado do Vila da Mata, e também com vista para o campo de golfe, está o Restaurante Cascudo, cujo nome homenageia o historiador, antropólogo, advogado, jornalista e escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). O restaurante é famoso por utilizar ingredientes que resgatam a diversidade culinária brasileira. O complexo formado pelo Clube de Golfe Vila da Mata, pelo Hotel Villa Rossa e pelo Restaurante Cascudo são um local ideal para eventos empresariais, convenções, casamentos, aniversários, confraternizações, encontros empresariais e vivências culturais diversas.

Gare – A Gare da Mata, cujo nome remete à pintura Gare, de Tarsila do Amaral, manterá a exposição Mulheres da Mata, até o final de julho, com obras de Darcy Penteado; de Diego Builtrón, pintor equatoriano que expõe suas obras em Otavalo, no Equador, na maior feira indígena da América Latina; e as esculturas de Regina Helene, autodidata que já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. A Estação Arte irá expor rotineiramente obras de Darcy Penteado, numa parceria com a Prefeitura de São Roque, e também obras de artistas de talento que não estão integrados aos circuitos mais badalados.

Os frequentadores do Clube de Golfe Vila da Mata encontrarão na Gare da Mata uma opção de bar de alto padrão, com vista para o campo de golfe e para o driving range. Porções de aperitivo e comidas variadas, assim como coquetéis e drinques diversos, são servidos num ambiente sofisticado e acolhedor, com uma área central aberta, onde uma fogueira cercada de bancos criam um ambiente único nas noites do inverno paulistano.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • comandatuba-aerea-divulgacao

    Turismo

    Golf Travel comemora prêmio Top 10 com pacotes a preços incríveis para Comandatuba

  • podio feminino

    Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados