Aberto do RS: Torito vence Navarro no playoff

07/02/2011


Gaúcho de 22 anos desconta quatro tacadas na volta final para voltar a vencer após 30 meses de jejum


Felipe Lessa: vitórai de virada no primeiro torneio de golfe do ano válido para o ranking brasileiro
  Felipe Lessa: vitória de virada no primeiro torneio de golfe do ano válido para o ranking brasileiro

Visite a versão do Portal Brasileiro do Golfe para  iPhone e celulares  compatíveis

Uma volta de 69 tacadas, três abaixo do par e seu melhor resultado da semana, permitiu que o gaúcho Felipe Lessa, o Torito, de 22 anos, se recuperasse de uma desvantagem de quatro tacadas, empatasse o jogo e levasse, no primeiro buraco do playoff contra o paulista Felipe Navarro, o título do 56º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Rio Grande do Sul, encerrado neste domingo, no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre. Este foi o primeiro título de Torito em torneios válidos para o ranking amador brasileiro desde sua vitória no Amador do Brasil, em julho de 2008, no São Paulo GC.

Torito abriu o primeiro torneio do ano válido para o ranking nacional com 70 tacadas, uma atrás de três jogadores que dividiam a liderança. Entre eles estava Felipe Navarro, que se isolou em primeiro no segundo dia, enquanto Torito jogava 77 e caía para o quarto lugar, quatro atrás do líder, atrás ainda do paranaense Henrique Pombo e do paulista Ivan Tsukazan.

Virada – Neste domingo, na volta final, Torito começou a descontar a vantagem ainda na primeira metade do campo, que completou no par, contra uma acima de Navarro. Mas foi nos nove buracos finais que esse gaúcho, que venceu seu primeiro torneio do ranking e foi número 1 do Brasil pela primeira vez aos 13 anos, fez por merecer o título. Ele jogou 69, três abaixo, para empatar com Navarro em primeiro, com 216 tacadas, o par do campo, e deixar Pombo em segundo, outra tacada atrás. Navarro e Pombo jogaram 73 nessa volta.

“Eu saí jogando mal neste domingo e precisei fazer dois birdies no final para terminar os primeiros nove buracos no par do campo”, conta Torito. Ele continuou errando muitos putts na segunda metade do campo, mas começou a virar o jogo no buraco 13. “Emboquei um putt de 2,5 metros para birdie que me deu mais confiança e aí emboquei mais dois seguidos, no 15 e no 16”, revela o campeão. “Mesmo assim tive que salvar o par da banca no 18 para ir ao playoff com Navarrinho”, diz Toro, que embocou um putt de quatro metros no primeiro buraco extra para fazer birdie e superar o adversário que errou o putt.

Tsukazan jogou 77, sua pior volta da semana, para empatar em quarto com os veteranos Octávio Villar e Roberto Gomez, todos com 223 tacadas, sete atrás dos líderes. Arthur Lang ficou em sétimo, com 228, seguido por Giordano Junqueira (230), Alan Dietrichkeit (232) e Matheus Balestrin (234).

Mulheres – Na competição feminina, Luciana Fuchs, líder desde o primeiro dia, tomou um susto mas confirmou sua vitória de ponta a ponta ao jogar 85 e somar 251 tacadas, 35 acima do par. Quem quase lhe estraga a festa foi Hiromi Suzuki, que jogou 82 para perder o título por uma. Mas a melhor volta do dia e do torneio feminino foi feita por Larissa Pombo, que jogou 78 para somar 258 tacadas, 42 acima, e dar mais um terceiro lugar para a família. Larissa foi a única competidora a conseguir quebrar 80 tacadas em três dias de torneio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados