30/09/2009
Aberto do Curitibano, Torneio Paranaense dos Médicos, Torneio ABPG de Londrina, Sul-Americano de Damas e muito mais
por: Virgínia Salomão
Começa o corre-correOs organizadores e promotores do 27º Campeonato Aberto de
Golfe do Clube Curitibano, um dos mais aguardados da temporada, que ocorre de 16 a 18 de outubro, estão para lá de satisfeitos quanto ao número de inscritos, que já ultrapassou de longe à casa dos cem, mesmo faltando mais de 20 dias para sua realização. Sendo assim, os jogadores restantes que quiserem participar ficam na lista de espera.
A competição é válida para o ranking paranaense, o que por si só garante em campo atletas do quilate de Rodrigo Diniz, campeão do Aberto do Clube Curitibano de 1995, Ivo Leão, campeão do Aberto do Clube Curitibano de 1999 a 2002, Hugo Peretti Neto, Patrice Vian, Paulo Penteado, Marcos Caldas, Elbe Pospissil. No feminino, já confirmaram presença Luciene Ceccatto, Luciana Oliveira, Kazue Nakae, Maria de Fátima Arruda, Maria Helena Vian, entre outras.
A modalidade de jogo do Aberto do Clube Curitibano será stroke play, em 54 buracos para atletas das categorias, scratch, hcp índex até 8,5 (masculino) e scratch, índex até 13,5 (feminino). Atletas de hcp índex 8,6 a 14, hcp índex 14,1 a 221,1 e hcp índex 22,2 a 32,9 (masculino) e hcp índex 13,6 a 21,2 e hcp 21,3 a 31,7 (feminino) a disputa será em 36 buracos.
O horário de saída estará disponível a partir do dia 15 na secretaria de golfe do Curitibano. Receberão prêmios o campeão e o vice-campeão da scratch e os três primeiros colocados de cada uma das outras categorias. No feminino, os prêmios competem à campeã e à vice-campeã da scratch e as três primeiras colocada das demais categorias.
Sobre o campo – Localizado em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, o seletivo campo de golfe do Curitibano (foto), carro-chefe do clube, tem 18 buracos e par 72. O percurso, além de revelar uma paisagem fantástica, tem qualidade técnica. As raias são largas e na sua maioria planas.
Os greens são bem tratados e estão sempre em perfeitas condições. Um dos buracos mais temidos é o 18, no qual, para se chegar ao green, o golfista tem um grande desafio pela frente: ultrapassar um famigerado lago. A sinalização do campo é boa, facilita a localização.
A flora é cuidadosamente preservada. Lá, centenárias árvores nativas podem ser encontradas. A fauna é rica em espécimes. Aves como quero-queros, canários, corujas, pica-paus também são encontradas no local. Não bastasse, a manutenção do campo é feita com o uso de equipamentos de última geração, arrancando sempre elogios por parte dos golfistas, que não se cansam de destacar o bom corte de grama nos fairways e greens.
O campo também conta com putting green e driving range. Para relaxar, bater-papo e saborear petiscos e sanduíches, uma boa pedida é o Bar do Golfe, point preferido dos atletas, por ser agradável e informal. Mas, se a fome apertar, há o restaurante da sede, no qual se come muito bem, por um preço acessível.
Na opinião do profissional do clube Federico German, o campo está em perfeitas condições, os greens e fairways estão excelentes, apesar das muitas chuvas. “As partes baixas do campo, principalmente dos buracos 2,3,5 e 9”, ainda se ressentem do mau tempo, conta German que, assim como todos os participantes, torce para que o tempo se mantenha estável, pelo menos nos três dias de competição. A novidade, segundo o profissional, é que algumas bancas foram totalmente reformuladas, como a do 9, 12 e 18, criando um maior nível de dificuldade.
Os campeões gerais do Aberto do Clube Curitibano do ano passado foram Gustavo Ninno Leite (foto), com 226 tacadas (74-75-77), e Adriana Oliveira (foto), com 246 (81-84-81). Além da programação esportiva haverá a social, que prevê café da manhã e happy hour, dia 17 (sábado); e café da manhã e jantar de encerramento seguido da cerimônia de entrega dos prêmios, dia 18 (domingo). O 17.º Campeonato Aberto de Golfe do Clube Curitibano tem patrocinio do HSBC e da Cia. de Automóveis Slaviero, e conta com o apoio, entre outros, desta coluna, é claro!
Nas fotos, de cima para baixo: Rodrigo Diniz; o campo de golfe do Clube Curitibano; e o profissional Federico German. Fotos: Virgínia Salomão.
Médicos e pacientesO golfe brasileiro vem ganhando dia-a-dia adeptos em todo o mundo, pois além dos inúmeros benefícios que proporciona, é um antídoto para o estresse, maior vilão da vida moderna. O contato com a natureza, as longas caminhadas e o convívio harmoniosos com os companheiros de jogo não só fazem bem ao corpo como à alma. Por tudo isso e muito mais, cresce o interesse também da classe médica pelo esporte.
No Paraná, centenas deles se renderam aos encantos do golfe. Prova disso foi o número expressivo de participante do 36.º Torneio Brasileiro e 33.º Torneio Paranaense dos Médicos, disputado sábado (26), no campo do Graciosa Country Club.
Confira os vencedores. Categoria Médicos – Rafaelle Marigliano, scratch, com 75 tacadas; Ovídio Lacerda, hcp índex 0 a 14, com 71; Francisco Furtado Filho, hcp índex 14,1 a 22,1, com 67; Alcy Vilas Boas, hcp índex 22,2 a 32,7, com 69. No feminino, hcp índex 0 a 32,9, a campeã foi Gilda Pereira, com 82 tacadas. Categoria Pacientes – Bruno Castro, scratch, com 71 tacadas; Marcos Zanier, hcp índex 0 a 14, com 68; João Carlos Boscardin Filho, hcp índex 14,1 a 22,1, com 66; Roberto Amaral, hcp índex 22,2 a 32,7, com 73. Entre as mulheres, a campeã da scratch foi Adriana Oliveira, com 85 tacadas. Nos jogos de hcp índex 0 a 32,9, a campeã foi Suilan Bianeck, com 67.
Nas fotos, de cima para baixo: Marcos Todesco, Celso Castro e Rafaelle Marigliano; e Jeane Varga, Mirian Joice Gianello, Gilda Pereira e André Madeireira. Fotos: divulgação.
Em terras vermelhas
Masakasu Shoji (GGC), com 80 tacadas, foi o campeão scratch do 5.º Torneio Sênior e Pré-Sênior da Associação Brasileira de Golfe Sênior PR/SC, disputado na Sociedade Royal Residence, dia 19, e no Maringá Golf Club, dia 20. No feminino, a campeã da scratch foi Alice Ito, do Londrina Golf Club, com 82 tacadas.
Os vencedores nas demais categorias dos jogos masculinos foram Hugo Takeshi Fujiwara (MGC), hcp índex até 15, com 69 tacadas; Makoto Nakaba (CC), cat. índex 15,1 a 24, com 66; Shojiro Oshima (PGGC), cat. índex 24,1 a 36, com 75. Na pré-sênior, cat. scratch, venceu Ricardo Nakamura (SRGR), com 71. Venceram nas outras categorias Jorge Chan (CGC), hcp índex até 22,0, com 70; Osmar Medeiros (MGC), hcp índex 22,1 até 36,0, com 67.
Nos jogos femininos com desconto de handicap, as campeãs foram Kazue Nakae (CC), com 74; e Helena Ishii (LPGC), hcp índex 22,1 a 36, com 68.
Em conseqüência das muitas chuvas no sábado (19), os jogos que seriam disputados em 18 buracos foram reduzido para 3. No domingo (20), o tempo colaborou e os atletas puderam desenvolver normalmente seu potencial. Ao todo 57 golfistas participaram da competição, entre paranaenses e paulistas.
Brasileiros na BolíviaA paranaense Petra Bogoslavsky, número 1 do ranking nacional, a carioca Vitória Teixeira, a paulista Júlia Shin, o paranaense Henrique Rocha Pombo, o gaúcho Williams Clark e o carioca Leonardo Kitahara formam as equipes feminina e masculina (foto), respectivamente, que representam o Brasil no Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe, em andamento desde antes de ontem, no Country Club Cochabamba, na Bolívia. Maria Aparecida Palmberg será a delegada da equipe. O coach da equipe é o profissional Tiago Silva, head-pro da Associação de Golfe Público de Japeri.
A competição, que termina dia 4 de outubro, conta com a presença, além do Brasil, de países como Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela.
Afivelando malasA cerimônia oficial de abertura do 14.º Campeonato Sul-Americano Damas Senior de Golf, com desfile das delegações, hasteamento de bandeiras e execução de hinos nacionais dos países participantes, será dia 5 de outubro, no Club de Golf Del Uruguay, em Punta Carretas/Montevidéu. Os jogos ocorrem de 6 a 8, na modalidade stroke play, em 54 buracos (18 por dia) para atletas seniores (50 a 69 anos), e em 36 para atletas super seniores (70 anos ou mais).
A delegação brasileira, que chega a Montevidéu no dia 4, é integrada por Lúcia Pupo (PR), Ivete Chemin (PR), Tereza Baek (PR) (foto), Olga Hieda (PR), Tissako Hara (PR), Monika Voswinckel (PR),Yoshiko Igarashy (PR),Yaeko Amélia Azuma (PR), Maria Lúcia Gomes (PR), Diva Mercer (PR), Yung Já Woo (PR), Denise Bittencourt (PR), Sunilda Guimarães (PR), Momoyo Nakano (PR), Cecília Calliari (PR), Maria de Lourdes Brecailo (PR), Eliana Adler (PR), Gilka Castilho (PR), Marisa Petraglia Caldeira (PR), Nice Terni (SP), Dalila Macedo Costa (SP), Mariana Schuettenberg (RS), Ortrun Logan (RS), Clary Dernardi (RS), Noris Barbosa (RS), Heloísa Silva (RS), Nina Edelweiss (RS),Vera Peixoto (RS), Elizabeth Krahe (RS), Maria Luiza dos Santos (RS), Denise Prehn (RS), Maria Angélica de Carli (RS), Marion Bronger (RS) e Maria Tereza Proto (URU).
Em 2004, segundo ano que o Brasil abrigou a competição (o primeiro foi em 1997, em Porto Alegre), os jogos ocorreram em Curitiba, nos campos do Alphaville Graciosa e do Clube Curitibano. A brasileira Tereza Baek (foto) terminou a competição empatada com a argentina Maria Suzana Azzi por 246 tacadas. No duelo extra, em morte súbita, Baek foi buscar seu melhor jogo para sagra-se campeã scratch dos jogos individuais.
O Sul-Americano Damas Senior de Golf é disputado uma vez por ano no sistema de rodízio em cada um dos países que formam a Federação Sul-Americana Damas Senior, cabendo à Associação federada do país designado abrigá-lo e organizá-lo.
Competição feminina – A Taça Primavera do Graciosa Country Club, disputada quinta-feira (24) somente por jogadoras locais, foi sucesso absoluto. O número de participantes foi muito bom e a qualidade técnica dos jogos apresentados também.
O prêmio melhor gross ficou com Lúcia Pupo. Na categoria 0/20 as três primeiras classificadas foram Myrian Joice Gianello, Gilda Pereira e Gilka Feres. Já na 31/40 o primeiro lugar ficou com Rosely Barros, seguida por Gilda Roth e Therezinha Freitas.
Terminada a competição, a confraternização continuou na Casa da Golfista, local escolhido para um café colonial e a cerimônia de premiação.
Na temporada – Antônio Carlos Prestes protagonizou um feito pra lá de cobiçado no golfe, o hole-in-one. O buraco batizado foi o 4 do campo do Clube Curitibano. Na companhia dele estavam Paulo Barbosa, Pablo Stapff, e Patrice Vian.
Gente experiente (1) – O Alphaville Graciosa Club, em Pinhais, abrigou dia 22 deste mês a Taça Primavera, uma realização da Associação Brasileira Feminina de Golfe Sênior em parceria com a capitania feminina do clube anfitrião. Por categoria, as vencedoras, foram: Sênior – Olga Hieda, 0/18, com 74; Helena Ishii, 19/26, com 66; Rossana Marini, 27/36, com 64. Pré-Sênior – Cassiana Stapff, 0/36, com 72. Super Sênior – Élia Romano, 27/36, com 74.
Gente experiente (2) – O sexto torneio da temporada com chancela da Associação Brasileira de Golfe Sênior – PR/SC está marcado para hoje (quarta-feira), com shot gun às 13 horas. Os atletas Hélcio Buck Silva e Ivo Piaskowy (foto), duas feras da categoria, estão na disputa.
Circuito de golfe – A quinta etapa do ano do circuito empresarial de golfe está confirmada para 2 de outubro, sexta-feira, na Quinta da Baroneza Golfe Clube, em Bragança Paulista (SP), tendo como patrocinador master a Mtel, especializada em serviços avançados de TI. Para o torneio são esperados mais de uma centena de empresários e participantes da clínica de golfe.
Em Santa Catarina – O primeiro torneio interno oficial do Costão Golf Club, denominado 1.º Captains Cup, foi disputado sábado (26), por mais de 50 golfistas.
Após a rodada houve a cerimônia de entrega dos prêmios. Os vencedores, em suas respectivas categorias, foram Rodrigo Gimenez, hcp índex até 14,0, com 75 tacadas; Júlia Debowski, hcp índex 14,1 a 22,1, com 62; e Olivar Salmoria, 22,2 a 32,9, com 41 pontos. A próxima competição oficial será a Taça Presidente Fernando Marcondes Mattos, marcada para 31 de outubro.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
11/07/2025
10/07/2025
10/07/2025
09/07/2025
07/07/2025
07/07/2025
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados