Equipes masculina e feminina do Brasil para a Los Andes terão golfistas de quatro estados

10/07/2025

Foram convocados os dois primeiros do ranking, um da seletiva e dois por escolha técnica

A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) anunciou nesta quarta-feira o nome dos 10 jogadores – cinco homens e cinco mulheres – convocados para representar o Brasil na Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que este ano, excepcionalmente, será disputado bem mais cedo, de 30 de julho a 2 de agosto, no Guayaquil Country Club, em Guayaquil, no Equador.

De acordo com os Critérios e Normas de Convocação da CBGolfe, publicado em janeiro, foram convocados em cada chave os 2 primeiros colocados do Ranking Nacional, 1 golfista definido no Torneio Classificatório realizado em junho, no Clube Curitibano, e 2 escolhas técnicas.

Equipes – No masculino os dois primeiros do ranking são Andrey Xavier, de Brasília, e Herik Machado, de São Paulo. Como Herik venceu também a seletiva, a vaga definida no qualifying ficou para o segundo colocado, Matheus Balestrin, do Rio Grande do Sul. Os dois jogadores escolhidos para completar o time foram os paulistas Gui Grinberg e Eduardo Matarazzo, ambos com excelentes resultados recentes.

No feminino, as duas primeiras do ranking são Lauren Grinberg, de São Paulo, e Maria Eduarda Rocha, do Rio de Janeiro. A campeã da seletiva foi Maria Eugênia Peres, do Rio Grande do Sul. Foram escolhidas para completar o time a carioca Valentina Bosselmann e a gaúcha Maria Antônia Gavião, a Tota.

Delegação – Desta forma, a delegação terá quatro golfistas de clube de São Paulo, três do Rio Grande do Sul, dois do Rio de Janeiro e um do Distrito Federal. A delegação brasileira terá ainda Eudes de Orleans e Bragança, presidente da CBGolfe, o delegado oficial no evento; os treinadores Nelson Ribeiro e André Conolly; os capitães Pedro Garcia e Octávio Villar; e a fisioterapeuta Rossana Quesa.

Tanto no masculino como no feminino estão convocados os quatro primeiros do Ranking Nacional. O quinto jogador de cada chave – Eduardo Matarazzo e Maria Antônia Gavião – estão entre os Top 10 do ranking, mas com menos pontos por estarem competindo no exterior.

Rankings – No masculino os convocados são os cinco brasileiros mais bem colocados no Ranking Mundial Amador de Golfe, pulando-se Marcos Negrini, o quarto da lista, que parou de competir este ano para se dedicar ao trabalho. No feminino, quatro jogadoras estão entre as cinco brasileiras mais bem colocadas do WAGR.

Tota que completa a lista, só entrou no ranking mundial ao vencer o Brasileiro Juvenil, no final de março, e depois disso foi vice-campeã no Candy Hannemann AJGA IPS Junior Championship e vice-campeã do Amador do Brasil, encerrado domingo, em Brasília (Lauren foi a campeã).

Mudança de data – Tradicionalmente jogada no final de novembro, a Copa Los Andes de 2025 será na virada de julho para agosto por causa da grande possibilidade de chuva na região andina nesta época do ano. Em 2013, por exemplo, na competição no Country Club de Bogotá, na Colômbia, foi preciso reduzir de cinco para quatro a quantidade de confrontos previstos para que se jogasse apenas 18 buracos por dia, e não 36.

Antecipando-se ao problema, quando a competição retornou à Colômbia, em 2023 (Campestre de Cali), o formato de jogo foi mudado antecipadamente para uma dupla e três jogos individuais, em vez de duas duplas pela manhã e quatro jogos individuais à tarde. Infelizmente, isso não foi bom para o Brasil, que terminou em nono e último lugar no masculino, sendo rebaixado, ou seja, não pode jogar em 2024, na Argentina, retornando à chave este ano.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    São Fernando recebe neste domingo a primeira edição brasileira do Royal Air Maroc Golf Trophy

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados