Masters: Mickelson triunfa na volta de Tiger

11/04/2010


Ele conquista terceiro título em
Augusta e dedica a vitória à mulher, Amy, e aos valores familiares


Phil MIckelson vence quarto título do Grand Slam do golfe
    Phil MIckelson: quarto major, terceiro Masters e segundo lugar reconquistado no ranking mundial

Phil Mickelson conquistou a jaqueta verde de campeão do Masters pela terceira vez, de virada, num dia de muitas emoções e tropeços dos principais adversários. O campeão de 2004 e 2006 foi o único jogador a não fazer bogey neste domingo, para jogar 67, cinco abaixo, e ser campeão com 16 abaixo do par no total e três de vantagem sobre o inglês Lee Westwood, que começou o dia ganhando por uma.

Mickelson, que estreou com uma volta de 67 tacadas e repetiu o resultado nas duas rodadas do final de semana, fechou a volta com um birdie no 18 e foi abraçar sua mulher, Amy, a quem dedicou o título com lágrimas nos olhos. Amy esteve em Augusta nas duas primeiras vitórias do marido, mas, em tratamento contra um câncer de mama, lembrado pela fita rosa que Mickelson não tira do boné, há nove meses não pisava num campo de golfe.

Pela família – “Eu normalmente não choro em vitórias”, disse Mickelson, ainda com lágrimas nos olhos. “Mas quando a Amy me abraçou no 18, foi um momento muito emotivo para nós dois”, conta. “Vou guardar no meu coração cada momento desta semana”, assegura o campeão que sabe do sacrifício feito pela esposa. “Ela não se sente bem, não tem muita energia, e o fato de ela estar aqui para dividir esse momento comigo e com nossas filhas, foi muito especial para nossa família e vamos nos lembrar disso pelo resto de nossas vidas”.

Jim Nantz, comentarista da CBS, emissora que evitou tanto quanto pode fazer referência aos problemas de Tiger Woods, não resistiu à cena repetida em câmara lenta várias vezes de Mickelson com lágrimas nos olhos abraçando a mulher e observado pela mãe do jogador, que também está se tratando contra um câncer de mama. E lembrou da frase “Esta é uma vitória para a eternidade”, do título de Tiger Woods, em 1997, e a modificou para marcar a diferença entre as duas ocasiões: “Esta é uma vitória para a família”.

Risco na dose certa – Mickelson chegou em Augusta sem uma única colocação entre os cinco primeiro nas temporada e sem vencer um major desde o Masters de 2006 e desde a “amarelada” que deu para entregar o título do U.S. Open de 2006. Mas mostrou que estava disposto a mudar isso no buraco 13 onde mandou o driver atrás das àrvores à direita e, de lá, sem pensar em lay-up, deixou a segunda tacada a menos de um metro e meio da bandeira. Um tiro de 207 jardas com ferro 6 que se tornou o mais importante da final. Mickelson errou o eagle, é verdade, mas o birdie o deixou isolado na liderança para nunca mais largar.

Mickelson continuou o jogo a partir daí, sabendo que a vitória era sua. Mais um birdie no 15 e pares nos tinhosos 16 e 17 o deixaram com um sorriso no rosto e o troféu na mão. Ao menos desta vez, novamente líder no tee do 18 de um major, ele teve juízo para bater uma segura madeira 3, para ficar antes da banca e longe das árvores. Um ferro perfeito, um putt certeiro e um abraço apertado depois, Phil era o novo homem que muitos tentam ser.

Pressão – Tiger Woods, que se mantinha na luta pelo título desde a estréia, sabia que nem Elin nem seus dois filhos estariam lá no 18, caso vencesse. Não havia clima para isso depois do mundo ficar sabendo de suas inúmeroas amantes depois que o acidente de carro do Dia de Ação de Graças escancarou sua vida particular. O número 1 do mundo espantou o drive no tee do 1 e fez três bogeys em quatro buracos, para deixar claro que algo o incomodava.

Mas enquanto muita gente se questionava se ele tinha feito a coisa certa ao voltar justo no Masters, sem ritmo de jogo, Woods surpreendeu a todos ao fazer um eagle do meio da rua, no buraco 7, um par 4, seguido de dois birdies, para voltar a aparecer na primeira página do placar até o 14, onde jogou para birdie de um metro e meio de distância e deu três putts, displicente, sem marcar a bola. Woods ainda fez eagle no 15 – seu segundo do dia e quarto da semana e o birdie no 18, que ele desdenhou com um gesto de mão, mas foram o suficiente apenas para empatar em quarto lugar, cinco tacadas atrás de Mickelson, que voltou a dar um Masters para os EUA pela primeira vez desde 2007.

Drama – Apesar da vantagem vitória por três tacadas de Mickelson, domingo foi um dia de muito drama em campo e que teve ainda o coreano K. J. Choi liderando ao lado de Mickelson, antes de terminar em quarto lugar empatado com Woods, que foi seu parceiro nos quatro dias. E Fred Couples, que esteve perto da liderança antes de terminar em sexto, com 279 tacadas, nove abaixo do par e melhor volta de um jogador de 50 anos ou mais em toda a história do torneio.

Anthony Kim jogou 65, sete abaixo e melhor resultado do dia, depois de jogar cinco abaixo em quatro buracos (13 ao 16) para ficar em terceiro, com 12 abaixo, mas sem nunca ameaçar os líderes. Um resultado que o colocou entre os 10 primeiros do ranking mundial pela primeira vez na carreira.

Vulnerável – Num dia onde Augusta se mostrou mais vulnerável do que nunca, Nick Watney, que fez oito birdies na volta, também jogou sete abaixo para ainda terminar em sétimo, com oito abaixo no total e garantir vaga no Masters de 2011. O espanhol Miguel Angel Jimenez, que jogou seis abaixo, foi outro a levar a torcida que lotou Augusta ao delírio, juntamente com dois holes-in-one no buraco 16: um de Ryan Moore e outro de Nathan Green, o último colocado mais feliz da história de Augusta, que fez ainda outro eagle no 13.

Com esse título, seu quarto major, Phil Mickelson passa a ser o segundo jogador em atividade com mais vitórias em torneios do Grand Slam, atrás apenas de Tiger Woods, que continua com 14, e uma à frente de Ernie Els, Padraig Harrington e Vijay Singh, que tem três cada. Mickelson, que tem agora 38 vitórias no PGA Tour também retoma a segunda colocação do ranking mundial, que havia perdido para Steve Stricker.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados