PGA Tour: Lee Westwood desencanta

14/06/2010


Inglês precisa de quatro buracos extras, mas volta a vencer nos EUA, depois de 12 anos


Lee Westwood: segunda vitória no golfe americano após 122 tentativas
  Lee Westwood: segunda vitória no golfe americano após 12 anos e 122 tentativas

Depois de desperdiçar duas boas oportunidades – terminou em segundo no Masters e em quarto no The Players – o inglês Lee Westwood, número 3 do mundo, finalmente voltou a vencer nos Estados Unidos, onde seu único título fora conquistado há 12 anos. Mesmo assim, ele precisou de uma mãozinha do americano Robert Garrigus, que fez um triplo bogey no 18, e de quatro buracos extras, para conquistar o St. Jude Classic, torneio do PGA Tour com US$ 5,6 milhões em prêmios, encerrado neste domingo no TPC Southwind, em Memphis, no Tennessee.

Além de Garrigus, que começou o domingo vencendo por três e manteve essa vantagem até o 17, antes de jogar uma bola na água no 18 e acertar a tacada seguinte no meio das árvores do outro lado do lago, Westwood também enfrentou o sueco Robert Karlsson no playoff. Os três haviam empataco com 270 tacadas, dez abaixo do par, depois que Garrigus jogou 71, Karlsson 69 e Westwood 68 na volta final.

Colapso – Ainda afetado pelo colapso no buraco anterior, Garrigus, que buscava seu primeiro título no PGA Tour, fez bogey no primeiro buraco extra e deixou a disputa. Karlsson, outro sem vitórias no PGA Tour, também deu uma ajudinha para o inglês ao errar um putt de dois metros no terceiro buraco do playoff, que teria lhe dado a vitória. Wostwood agradeceu e deixou sua tacada de aproximação no quarto buraco extra a menos de dois metros da bandeira, para fazer birdie e vencer.

Esse primeiro birdie de Westwood em 17 buracos (desde o quatro da rodada de domingo) lhe deu o prêmio de US$ 1 milhão e muita confiança para o U.S. Open, onde ele começa a jogar na quinta-feira como o pouco honroso título de “melhor jogador em atividade sem um título major”.

Europeus – Desde seu título em New Orleans, em 1998, Westwood jogou 122 torneios nos EUA sem vencer. Mas, este ano, ele chegou perto várias vezes, passando o corte nos dez torneios que disputou e chegando quatro vezes entre os dez primeiros. Ele se tornou o quarto europeu a vencer nos EUA este ano (depois de Ian Poulter, Rory McIlroy e Justin Rose) para ficar apenas 1,29 ponto atrás de Mickelson, o segundo colocado do ranking mundial de golfe, a quem poderá superar no U.S. Open, da mesma forma que o Mickelson pode terminar a semana como número 1 do mundo, agora que está apenas 0,55 ponto atrás de Tiger Woods.

Caddies e golfistas foram a campo com fitas marrom em seus bonés, para apoiar o terceiro mais antigo torneio do PGA Tour, que está ameaçado de não chegar a 2011. A Stanford Financial, em crise financeira e ética, abandonou o patrocínio em 2009, e a Smith & Nephew, empresa de tecnologia médica, apoiou o torneio de Memphis apenas este ano. O PGA tem até 15 de setembro para encontrar um substituto.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados