PGA Tour: Snedeker venceu Farmers sem dar uma tacada nesta segunda-feira

02/02/2016

Choi, o vice, e demais perseguidores haviam parado no domingo com até oito buracos a jogar

 

Snedeker: oitava vitória no PGA Tour, sem dormir, sem jogar e sem público

por: Ricardo Fonseca

O americano Brandt Snedeker venceu o Farmers Insurance Open, do PGA Tour, nesta segunda-feira, sem dar uma tacada sequer no campo Sul de Torrey Pines, em San Diego, na Califórnia. Enquanto KJ Choi, que errou um logo putt no 18 que poderia ter forçado um playoff, e demais perseguidores, haviam interrompido seus jogos no domingo, por causa do mau tempo, quando ainda tinham até oito buracos a jogar, Snedeker havia completado sua volta no dia anterior com 69 (-3) tacadas, em condições adversas de tempo, com chuva forte e ventos, e seria presa fácil se a ventania não continuasse na manhã dessa segunda-feira, deixando o campo ainda mais difícil do que na véspera.

Quando terminou no domingo para ser o líder na sede, Snedeker vinha uma atrás do líder em campo, Jimmy Walker, e nem imaginava que seu resultado de 282 (73-70-70-69) seria suficiente para ganhar. Mas ao ver a previsão do tempo para segunda, sem chuva, mas com fortes ventanias, Snedeker sentiu que teria uma chance e não dormiu. Ele passou boa parte da manhã andando pelo biblioteca do hotel, viu vários jogadores igualar seu placar, mas depois devolver tacadas para o campo, e só no final foi se aquecer para um possível playoff que não aconteceu.

Sem público – Para alívio dos profissionais em campo, que jogavam em silêncio constrangedor, vendo o vento levar sua bolas para lugares aleatórios, ao seu bel prazer, o público não pode entrar em Torrey Pines, devido às condições perigosas, e apenas a TV mostrou o show de horrores que foram as duas horas finais do Farmers.

Snedeker foi o único dos 71 jogadores em campo a jogar abaixo do par na volta final, com o segundo melhor resultado, um 74, sendo cinco tacadas pior que o seu. Houve muita gente boa, como Dustin Johnson, jogando 80, e outros ainda mais. Scott Brown, líder do primeiro dia e da volta final, jogou 87, o pior resultado da quarta rodada.

Recordes – Snedeker, que havia passado o corte raspando, na sexta-feira, tornou-se o primeiro jogador a sair dessa posição para vencer no PGA Tour, desde 2010. Esta foi a oitava vitória de Snedeker no PGA Tour, metade delas conquistas na Califórnia: duas em Torrey Pines e duas em Pebble Beach, torneio da próxima semana. Nesta década – início de 2011 até agora – Snedeker já venceu sete vezes, só perdendo para Rory McIlroy (10) e Tiger Woods (8). Ele vinha de um terceiro lugar no Torneio dos Campeões, de um vice no Sony Open no Havaí, e agora venceu: 3 – 2 – 1!

Snedeker, que começou o ano como número 49 do mundo, ganhou 12 posições em relação à véspera, para ser o 12º do ranking mundial de golfe, e sétimo americano da lista. Como Jim Furyk, 10º do ranking, vai parar três meses por causa de uma cirurgia, Snedeker se vê agora com chances de ser um dos quatro que defenderá os EUA no golfe dos Jogos do Rio, em 2016 (há quatro vagas por país se todos estiverem entre os 15 primeiros; depois apenas duas). Com Furyk fora, Snedeker logo será o sexto americano da lista, e os únicos que ainda o separariam do Golfe 2016 seriam Patrick Reed, que abandonou Torrey Pines, e Dustin Johnson, que tem sinalizado que não pretende jogar no Rio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados