PGA Tour: Stricker é o novo número 2 do mundo

07/02/2010


Com a quarta vitória nos últimos 15 torneios, ele supera Mickelson, que terminou em 45º lugar


Steve Striker é o novo número 2 do golfe mundial
   Stricker: quarta vitória em oito meses para superar Mickelson e ser o nº 2 do golfe mundial

Desde a noite deste domingo, o americano Steve Stricker (foto), de completa 43 anos dia 23 de fevereiro, é o novo número 2 do ranking mundial de golfe, o que equivale a ser o melhor jogador em atividade, uma vez que Tiger Woods, o número 1, retirou-se do golfe por tempo indeterminado por causa de um escândalo sexual. Stricker, que em vinte anos de carreira só terminou três temporadas entre os dez melhores do ranking do PGA Tour, conquistou o posto ao vencer o Northern Trust Open, encerrado neste domingo, na Califórnia, enquanto Phil Mickelson, até então o número 2 do golfe mundial, terminava nos últimos lugares.

Essa foi a quarta vitória de Stricker nos últimos 15 torneios que ele disputou e seu oitavo título do PGA Tour, sendo metade deles conquistados nos últimos oito meses. Um feito incrível para um jogador que em 2004 perdeu seu cartão do PGA Tour, depois de três anos de resultados pífios. Stricker só deu a volta por cima em 2006, quando jogou à base de convites de organizadores, terminou sete vezes entre os dez primeiros e reconquistou o direito de jogar no PGA Tour.

Choro – Um histórico que justifica o choro copioso de Stricker no green do 18 do Riviera Country Club, em Pacific Palisades, depois de jogar 70, sua pior volta da semana, somar 16 abaixo e vencer o inglês Luke Donald por duas tacadas de vantagem. Stricker começou a rodada vencendo por seis tacadas, mas a vantagem caiu para apenas duas após os cinco primeiros buracos. Foi preciso Donald errar dois birdies curtos para birdie, para que Stricker fizesse dois birdies consecutivos e caminhasse aliviado para o título que lhe rendeu o prêmio de US$ 1,2 milhão e elevou o total de ganhos da sua carreia para mais de US$ 25 milhões.

Donald ainda fez birdie no 17 para voltar a ficar a apenas duas tacadas da liderança, jogar 66 e chegar a 14 abaixo. Mas foi só. Dustin Johnson também jogou 66 e J.B. Holmes 67 para empatar em terceiro, com 13 abaixo.  

Colapso – Phil Mickelson, que tentava se tornar o primeiro jogador da história a vencer três vezes consecutivas no Riviera, jogou 73, sua pior volta da semana, e amargou um 45º lugar a 14 tacadas do campeão. Um preço que pagou por ter passado boa parte da semana numa infrutífera discussão com a USGA e com outros jogadores sobre os tacos Ping Eye 2 e um decisão judicial de 20 anos atrás (clique aqui para saber mais sobre a polêmica dos Ping Eye 2).

Stricker já havia chegado ao posto de número 2 do mundo em setembro passado, depois de vencer seu terceiro torneio em 2009, mas Phil Mickelson recuperou o posto ao vencer o Tour Championship, último confronto da FedexCup, e o HSBC Champions, o mais novo torneio da série mundial. Para superar Woods, que tem agora média de 13,10 pontos, Stricker, que está com 7,91, precisa vencer mais três torneios e esperar que Tiger não volte a competir nesse período.

Ranking Mundial – A troca de posições entre Stricker e Mickelson não foi a única mudança entre os dez primeiros do ranking mundial de golfe que vai ser divulgado nesta segunda-feira. Mesmo terminando em sexto no Dubai Desert Classic, do Tour Europeu (clique aqui para saber mais sobre o torneio), onde defendia o título, o norte-irlandês Rory McIlroy, de 20 anos, passou de nono para o sétimo lugar do ranking mundial, sua melhor colocação da carreira, superando o irlandês Padraig Harrington, que não passou o corte no Riviera e caiu do oitavo para o décimo lugar.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados