Presidents Cup: Tiger comanda massacre

12/10/2009


Número 1 do mundo vence todos os jogos, faz o ponto decisivo e se vinga de Y.E. Yang


Barack Obama não poderia desejar um soldado melhor para seu exército, na luta contra o resto do mundo. Dessa vez, na Presidents Cup, a competição bienal nos moldes da Ryder Cup, onde os melhores profissionais dos Estados Unidos enfrentam uma seleção Internacional sem a Europa, todos os homens do presidente se resumiram a um só: Tiger Woods, que venceu todos os jogos, incluindo o que deu o título aos EUA, distribuindo putts certeiros e sorrisos, como convém ao campeão de um presidente ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

O exército dos Estados Unidos, que tinham como comandante Fred Couples e como ajudante de ordens Michael Jordan, ele mesmo, do basquete, era favorito para vencer pela sexta vez em oito, ainda mais jogando em casa – no Harding Park Golf Course, a sudoeste de São Francisco, na Califórnia – e não se fez de rogado. Liderou de ponta a ponta, para chegar à rodada final vencendo por três pontos e precisando ganhar quatro dos 12 jogos individuais de domingo, para reter o troféu. Venceu seis e empatou um, para conquistar a Presidents Cup por 19,5 a 14,5, mesmo resultado do título de 2007, no Canadá.

Perfeição – Woods foi perfeito desde o primeiro dia. Ele e Steve Stricker formaram a primeira dupla em 30 anos a vencer todos os quarto jogos numa competição nesse tipo. A última vez que isso aconteceu foi na Ryder Cup de 1979, no The Greenbrier, quando Larry Nelson e Lanny Wadkins venceram todos os seus jogos. Em todos os jogos de Woods, apenas um passou do buraco 16: o foursomes (tacadas alternadas) do sábado, aonde chegaram ao buraco 18 empatados com Mike Weir e Tim Clark, mas venceram com eagle, contra par dos adversário.

Mas o melhor de Woods estava reservado para domingo, quando coube a ele fazer o ponto decisivo que deu aos EUA a vantagem insuperável de 17,5 pontos. Essa foi a primeira vez que Woods teve a honra de vencer o jogo do título na Ryder ou na Presidents Cup, e ainda pode saborear uma vingança pessoal: deixou o coreano Y.E. Yang, que lhe tomou o título do PGA Championship e a chance de ganhar um major em 2009, no buraco 13. Woods venceu por 6 & 5, ou seja, ganhava por seis buracos, restando apenas cinco a jogar, sua maior contagem da semana.

Invencibilidade – O australiano Geoff Ogilvy impediu que Stricker igualasse a invencibilidade de Woods, derrotando no jogo individual por 2 & 1. Phil Mickelson foi o segundo e última americano invicto, mas cedeu um empate nos jogos de duplas. Vijay Singh, com duas vitórias e três empates, foi o único invicto do time Internacional. Adam Scott, fez o que se esperava de um jogador que vinha de uma péssima temporada e só entrou na equipe como escolha do capitão Greg Norman: perdeu quatro jogo, venceu apenas um e ajudou a enterrar o time.

 


Presidents Cup 2009Harding Park GC, São Francisco, na Califórnia


Quinta: duplas – foursomes (tacadas alternadas)

Internacional

Resultados

Estados Unidos

Clark/Weir

3 & 2

Kim/Mickelson

Els/Scott

2 & 1

Mahan/O`Hair

Allenby/Singh

1 up

Cink/Glover

Cabrera/Villegas

2 up

Johnson/Perry

Ishikawa/Ogilvy

6 & 4

Stricker/Woods

Goosen/Yang

empate

Furyk/Leonard

Foursomes

Parcial

 
Sexta: duplas – fourball (melhor bola)

International

Resultados

Estados Unidos

Goosen/Scott

3 & 2

Leonard/Mickelson

Els/Weir

2 up

Furyk/Kim

Ishikawa/Yang

4 & 3

O`Hair/Perry

Clark/Singh

1 up

Cink/Glover

Allenby/Villegas

2 & 1

Johnson/Mahan

Cabrera/Ogilvy

5 & 3

Stricker/Woods

3

Fourball

3

Parcial

 

Sábado manhã: duplas – foursomes (tacadas alternadas)

Internacional

Resultados

Estados Unidos

Goosen/Villegas

5 & 3

Mickelson/O`Hair

Els/Scott

4 & 2

Furyk/Leonard

Allenby/Singh

empate

Cink/Mahan

Clark/Weir

1 up

Stricker/Woods

Ishikawa/Yang

3 & 2

Johnson/Perry

Foursomes

7

Parcial

10

 

Sábado, tarde: duplas – fourball (melhor bola)

Internacional

Resultados

Estados Unidos

Cabrera/Scott

2 up

Furyk/Kim

Allenby/Ogilvy

2 & 1

Cink/Glover

Els/Weir

5 & 3

Johnson/Leonard

Ishikawa/Yang

4 & 2

Stricker/Woods

Clark/Singh

empate

Mickelson/O`Hair

Four-ball

Parcial

12½

 

Domingo: individual

 

Internacional

Resultados

Estados Unidos

Villegas

2 & 1

Mahan

Scott

4 & 3

Cink

Weir

empate

Leonard

Allenby

5 & 3

Kim

Ogilvy

2 & 1

Stricker

Els

6 & 4

O`Hair

Ishikawa

2 & 1

Perry

Clark

4 & 3

Johnson

Yang

6 & 5

Woods

Singh

empate

Glover

Goosen

2 & 1

Mickelson

Cabrera

4 & 3

Furyk

5

Individual

7

14½

Final

19½

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    São Fernando recebe neste domingo a primeira edição brasileira do Royal Air Maroc Golf Trophy

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados