Regras de Golfe: entenda a penalidade de McDowell

12/03/2011


Norte-irlandês pagou uma e não duas penalidades quando sua bola se mexeu após stance


Marca de spike no green: depois de jogar, conserte o estrago como cortesia para outros golfistas
  Marca de spike no green: depois de jogar, conserte o estrago como cortesia para outros golfistas

No final da rodada do Cadillac Championship desta sexta-feira, o norte-irlandês, Graeme McDowell, o G-Mac, número 4 do mundo, avisou a seu marcador, Phil Mickelson, que estava se impondo uma tacada de penalidade por que sua bola no green do 9, seu último buraco do dia, havia se mexido após ele tomar o stance, o que o fez responsável pelo movimento, mesmo sem ter encostado na bola, como reza a Regra 18-2b.

Por essa regra, o jogador incorre na penalidade de uma tacada ao ser responsabilizado pelo movimento da bola, e teria outra tacada de penalidade se não voltasse a bola à sua posição original, antes de executar a tacada. Acontece que o movimento da bola de G-Mac aconteceu quando ele já havia iniciado a tacada, puxando o putter para trás, o que leva ao perdão da tacada de penalidade extra, como fica claro na mesma regra, nesses casos.

Antes de assinar o cartão, já com a tacada extra no 9, que o fez jogar 73 e terminar o dia em 28º lugar, G-Mac levou o caso aos árbitros, que só puderam identificar um pequeno movimento de sua bola quando reviram a cena em câmara lenta numa tevê de alta definição. G-Mac provou que além de conhecer bem as regras, merece ser chamado de Golfista, com “G” maiúsculo, por sua postura correta.

Tiger – Outro incidente com as Regras de Golfe, aconteceu com Tiger Woods no buraco 18 do Doral, quando o número 5 do mundo tinha um putt curto para birdie, prejudicado por uma marca deixada por um sapato de golfe à sua frente. A bola de Tiger passou sobre o tufo de grama saliente, que não foi reparado pelo jogador que o provocou, e se desviou um pouco para a esquerda do buraco, custando o birdie a Tiger.

Fosse uma marca de bola ou de uma posição antiga do buraco (ou ainda um impedimento solto), Tiger poderia ter reparado o green sem penalidade. Mas por algum motivo que só quem inventou essa regra anacrônica e injusta pode entender, as marcas de spikes, os cravos de fixação dos sapatos de golfe, deixadas por outros jogadores, não podem ser reparadas por quem está jogando, sob a pena de uma penalidade (não se pode alterar a linha de jogo).

Espírito Esportivo – Dois jogadores mostram absoluta falta de espírito esportivo nesse incidente. Quem provocou a marca, que deveria ter se preocupado em reparar o dano no momento, e Tiger Woods, que depois de jogar e sentir o problema na pele, deveria ter arrumado a marca de spike no green como cortesia aos demais jogadores ainda em campo.

Não siga esses péssimos exemplo e, além de reparar todos os piques de bola que encontrar nos greens da vida, preocupe-se também em arrumar as marcas de spike ao redor do buraco depois de jogar e antes de deixar o green. Afinal, elas podem ter sido provocadas por você mesmo, sem perceber.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados