Regras do Golfe: erro faz Park perder título do JLPGA

15/03/2010


Por não conhecer direito as Regras do Golfe, Inbee Park perde torneio e US$ 89,3 mil em prêmios


Erro custa título de golfe para Inbee Park
   Inbee Park: não conhecer as Regras do Golfe lhe custou o título e US$ 89,3 mil

Inbee Park, a campeã do U.S. Women`s Open de 2008, já havia embocado no 18 e comemorado o título, quando descobriu que uma infração à regra o buraco 1 e a falha em corrigi-la, a feria cair para o segundo lugar da Yokohama Tire PRGR Ladies Cup, encerrada domingo, em Kochi, no Japão. Park, que pensava ter vencido por uma, foi penalizada em duas tacadas antes de entregar o cartão e acabou em segundo, uma atrás de Yun-Jye Wei, de Taipei, que levou o título de forma inesperada.

O incidente aconteceu no buraco 1 da volta final, quando a bola de Park se mexeu. A coreana disse que não havia tomado o stance quando o vento alterou a posição da bola e, portanto, a bola estava em jogo. Mas fiscais que relataram o caso aos árbitros, disseram que a coreana já estava preparada para jogar. Como Park não chamou os árbitros na hora do incidente e os testemunhos foram contra ela, a coreana acabou punida em duas tacadas, dando adeus ao título.

Erros – Park errou duas vezes. A primeira por não exigir a presença de um árbitro que tomasse a decisão na hora, já que a situação era interpretativa. Outra por, na ausência da arbitragem, não exercer seu direito de jogar uma segunda bola do ponto original, com uma tacada de penalidade, o que teria feito o jogo terminar empatado e ser decidido no playoff.

A Regra 18-2b do golfe (Bola deslocada depois da preparação da jogada) determina que “se a bola em jogo de um jogador se desloca após ele preparar a tacada…considera-se que ele deslocou a bola e ele incorre na penalidade de uma tacada”. Nesses casos a bola deve ser recolocada na posição original, ou seja, como estava antes de se mexer, antes da próxima tacada ser executada. Mas se o jogador não recoloca a bola – caso de Park -, ele incorrer na penalidade geral por infração à Regra 18 – duas tacadas.

Segunda bola – A Regra 3-3 (Dúvidas quanto à forma de proceder) dá a qualquer jogador o direito de completar o buraco com duas bolas toda vez que ele não tiver certeza sobre seus direitos ou como proceder. A única exigência é que, antes de qualquer coisa, ele comunique a seu marcador que vai bater uma segunda bola, determinando – isso é importante – qual ele quer que valha, caso as duas sejam válidas. Antes de entregar o cartão, o jogador que bateu duas bolas deve relatar os fatos à Comissão, que vai decidir o caso.

Além do título, a falta de conhecimento das Regras do Golfe custou a Inbee Park o equivalente a US$ 89,3 mil, a diferença entra o prêmio de campeã (US$ 159,2 mil) e o de segudna colocada (US$ 69,9 mil).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados