17/03/2019
Opção da linha entre a bandeira e onde a bola cruzou sempre existiu. Veja o vídeo
por | Ricardo Fonseca
As Regras do Golfe nunca foram o forte de Tiger Woods, que já se meteu em algumas confusões por causa disso. Mas não conhecê-las, desta vez, pode ter lhe custado três tacadas, na sexta-feira, quando mandou duas bolas seguidas no lago do buraco 17 do TPC Sawgrass (seu oitavo buraco do dia), sede do The Players, quando já estava a duas tacadas da liderança. Tiger usou a área de drop para bater sua segunda tacada (terceira com a penalidade) e foi novamente para a água ao tentar atacar a bandeira que estava no fundo do green. Teve que bater a quinta e dar dois putts, quádruplo bogey.
Acontece que a sua primeira bola quicou várias vezes no green e foi para a esquerda de quem joga, cruzando a linha amarela da área de penalidade (não se chama mais hazard) já no istmo que liga o green-ilha ao campo. Pelas Regras de Golfe antigas, Tiger poderia dropar a bola na linha entre a bandeira e aonde a bola cruzou o hazard pela última vez. Isso lhe daria um drop apertado naquela porção estreita de terra e a bola ainda poderia andar até dois tacos que estaria em jogo. Isso já aconteceu em outros The Players.
Melhor ainda – Pelas novas Regras de Golfe ficou ainda melhor, Tiger teria a mesma opção dropar, pela Regra 17.1d (2) – Alívio para bola em área de penalidade amarela – mas de forma ainda mais favorável a ele, começando por encontrar um ponto de referência na linha entre a bandeira e onde a bola cruzou pela última vez. A diferença é que agora em vez de dropar nesta linha, como determinava a Regra antiga, você deve escolher um Ponto de Referência sobre ela e, daí, tem até um taco de distância dela para dropar, não mais perto da bandeira (foto no alto). Isso permitira a Tiger dropar sem água na frente, do meio do istmo, até a bandeira, uma jogada de poucas dezenas de jardas. Batendo bem dali – sua terceira tacada – poderia sair com par, bogey e no máximo um duplo bogey, se ainda desse dois putts, mas não um quádruplo, como aconteceu.
Assista à simulação do Golf Channel
Em um grupo de golfe que participo no WhatsApp, o professor Steve Bergner Jr. já havia alertado para o erro de Tiger na própria sexta-feira, depois do jogo. Neste sábado, Brandel Chamblee, do Golf Channel, mostrou como isso era possível no ar, numa simulação feita no próprio campo por sua equipe na noite de sexta-feira, após o jogo, aproveitando que a bandeira ainda estava no local do jogo. Consultado pelo Golf Channel, Mark Russell, vice-presidente de Regras e Competição do PGA Tour, confirmou que Woods realmente poderia ter batido a terceira de lá, do caminho que leva ao green.
Lamento – Woods disse em entrevista que não pensou nesta opção porque não viu exatamente por onde a bola entrou na água. E disse que se houvesse um árbitro lá para indicar onde a bola entrou, poderia ter feito aquele drop. Erro de Woods e de muita gente que falou a mesma coisa. Árbitros não podem agir de “ofício”, com dizem os juristas, indicando para o jogador o que fazer. Têm que ser “provocados” (perguntados): que opções de drop eu tenho? Aí sim, o árbitro ia determinar o ponto aonde a bola cruzou a linha da área de penalidade, até com a ajuda externa, se necessário, e indicar a Woods esta opção.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
São Fernando recebe neste domingo a primeira edição brasileira do Royal Air Maroc Golf Trophy
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
12/11/2025
12/11/2025
12/11/2025
10/11/2025
10/11/2025
10/11/2025
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados