Rodrigo perde desempate e fica apenas com cartão condicional para o PGA Tour LA

14/12/2015

Rafa Becker também perdeu no desempate e não conseguiu nenhum status para a temporada de 2016

 

Rodrigo Lee (acima): cartão condicional com baixa prioridade de inscrição o fará ter que buscar a vaga nas seletivas de janeiro, junto com Becker

por: Ricardo Fonseca

Depois de ter se mantido desde o primeiro dia entre os 10 primeiros que ganhariam cartões para a temporada de 2016 do PGA Tour Latinoamérica, o profissional paulista Rodrigo Lee acabou perdendo a chance de recuperar seu cartão neste domingo, na volta final da Série de Desenvolvimento. Mesmo jogando bem, Rodrigo terminou empatado em nono lugar com mais três jogadores e teve que disputar um playoff pelas duas vagas finais. Perdeu e acabou apenas com um cartão condicional para 2016, que na prática pouco significa, e fará com que ele tenha que disputar uma das seletivas do circuito, em janeiro, para não ficar sem circuito jogar na próxima temporada.

final serie desenvolvimento resulConfira, ao lado, a classificação final dos 15 primeiros, antes dos playoffs que decidiram o status dos empatados

Em pior situação ficou o também paulista Rafa Becker, que depois de jogar mal nos dois primeiros dias teve uma incrível recuperação nas rodadas do final de semana, quando fez o terceiro melhor resultado agregado, mas apenas para terminar empatado em 15º lugar, o último posto que ganhava um cartão condicional para o PGA Tour Latinoamérica. Becker perdeu no desempate, ficou sem nenhum status para jogar em 2016 e também terá que disputar uma das seletivas de janeiro para tentar recuperar o cartão e ter um tour para jogar em 2016.

Ganhadores – A final da Série de Desenvolvimento – Copa Diners Club Mitad del Mundo -, que os dois brasileiros disputaram no Arrayanes Country Club, em Quito, no Equador, foi vencida pelo amador argentino Matías Simaski, que somou 269 (67-66-66-70), 15 abaixo do para e novo recorde do campo, para ficar com um dos cinco cartões integrais para o circuito. Os classificados do sexto ao décimo lugar ganharam cartões para a primeira metade da temporada, e os do 11º ao 15º lugar cartões condicionais, com baixíssima prioridade de inscrição.

Como Simaski, de 25 anos, é amador, status que manterá ao menos até a disputa do Latin América Amateur Championship (LAAC), em janeiro, que dá vaga para o Masters, o mexicano Juan Diego Fernández MacGregor, que jogou sete abaixo no domingo para ser vice-campeão, levou o prêmio de US$ 9 mil destinado ao campeão, do total de US$ 50 mil pagos pelo torneio, que reuniu 60 jogadores de 12 países.

Demais cartões – Completaram os Top 5 que levaram cartões integrais para o PGA Tour LA o mexicano José de Jesús Rodríguez e os argentinos Alan Wagner e Luciano Giometti. Este último teve que jogar seis buracos de desempate para ficar com o cartão, superando o boliviano Sebastián MacLean, que caiu para sexto e ganhou o primeiro dos cartões isentos para meio ano. Os colombianos Juan Sebastián Muñoz, que fez oito birdies consecutivos do buraco 10 ao 17 para jogar 63, oito abaixo e novo recorde do campo, e Álvaro Pinedo empataram em sétimo e também levaram seus cartões para o primeiro semestre.

Os dois cartões finais foram para o argentino Julio Zapata e o colombiano Jesús Rivas, que haviam empatado em nono lugar com o argentino Matías O’Curry e Rodrigo Lee. Zapata e Rivas ficaram com os dois cartões finais num desempate que teve cinco buracos extras. O’Curry ficou em 11º, seguido por Rodrigo, pelo venezuelano Robert De Biase e pelos argentinos Gustavo Acosta e Mariano Güiraldes, esse último em 15º lugar depois de superar Becker no desempate.

Brasileiro – Rodrigo Lee teve um cartão condicional do PGA Tour LA em 2014 e conseguiu jogar apenas três torneios, sendo um deles o Aberto do Brasil, uma vez que esse tipo de cartão tem baixíssima prioridade de inscrição. Isso deverá ficar ainda pior na próxima temporada, ano dos Jogos do Rio 2016, quando quase todos os latino-americanos estarão lutando por vagas para representar seus países no primeiro semestre – a classificação para o Golfe 2016 vai até meados de julho – o que fará que eles joguem todos os torneios possíveis até lá, sem deixar vagas para os reservas.

O cartão condicional ganho por Rodrigo este ano na Série de Desenvolvimento é ainda pior do que em 2014, quando ele ficou com um cartão condicional nas seletivas. Pela prioridade de inscrição entraram primeiro nos torneios os dez finalistas de cada uma das quatro sedes das seletivas que não conseguirem as vagas e ficaram com cartões condicionais, e só depois os que ficaram do 11º ao 15º lugar na Série de Desenvolvimento.

Confira quem ganhou os cartões para o PGA Tour Latinoamérica na Final da Série de Desenvolvimento, após os playoffs

Cartão completo para toda temporada 2016:
1. Matías Simaski, Argentina (amador)
2. Juan Diego Fernández MacGregor, México
3. José de Jesús Rodríguez, México
4. Alan Wagner, Argentina
5. Luciano Giometti, Argentina

Cartão completo para a primeira metade da temporada:
6. Sebastián MacLean, Bolívia
7. Juan Sebastián Muñoz, Colômbia
8. Álvaro Pinedo, Colômbia
9. Jesús Rivas, Colômbia
10. Julio Zapata, Argentina

Cartão condicional:
11. Matías O’Curry, Argentina
12. Rodrigo Lee, Brasil
13. Robert De Biase, Venezuela
14. Gustavo Acosta, Argentina
15. Mariano Güiraldes, Argentina

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    São Fernando recebe neste domingo a primeira edição brasileira do Royal Air Maroc Golf Trophy

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados