The Players: Rory McIlroy e Tommy Fleetwood podem fazer história no TPC Sawgrass

16/03/2019

Com três tacadas de vantagem, eles tentam ser apenas o segundo britânico em 45 campeões

 por | Ricardo Fonseca

O inglês Tommy Fleetwood, que começou jogando quatro abaixo em três buracos, pela manhã, e o norte-irlandês Rory McIlroy (acimafoto/Afri), que terminou com três abaixo nos últimos três buracos, à tarde, nesta sexta-feira, 15 de março, abriram três tacadas de vantagem na liderança do The Players Championship após os primeiros 36 buracos no TPC Sawgrass, na Flórida. Com US$ 12,5 milhões em prêmios, sendo US$ 2,25 milhões para o campeão, esse é o maior, o mais bem pago e mais importante torneio da temporada regular do PGA Tour, o chamado “quinto major” do golfe profissional.

Os dois, que somam 12 abaixo, além do inglês Ian Poulter um dos quatro empatados em terceiro, com nove abaixo, que foi vice-campeão em 2009 e 2017, tentam ser apenas o segundo britânico em 45 anos de história do The Players a levantar a taça. O único até hoje foi o escocês Sandy Lyle, em 1987. Já estrangeiros costuma vencer o torneio. Nos últimos 11 anos, apenas três campeões eram americanos: Matt Kuchar (2012), Tiger Woods (2013) e Webb Simpson (2018).

Mais destaques – Poulter, que fez eagle de fora no 16, vem empatado com Brian Harman, o mexicano Abraham Ancer e Jim Furyk, que mora em Ponte Vedra, sede do torneio e jogou 64, oito abaixo, sem bogey, acertando todos as raias (14) de uma volta pela 43ª vez na carreira. Foi a melhor volta do dia.

Todos eles estão tentando impedir que a volta final se torne um duelo entre McIlroy e Fleetwood. E nada seria mais justo, pois McIlroy, que não venceu a um ano, foi Top 6 no cinco últimos torneios que disputou e Fleetwood, pela segunda semana seguida, chega ao final de semana na liderança. Ah! E domingo é dia de St. Patrick, feriado nacional na Irlanda e Irlanda do Norte, onde a tradição começou.

Hole-in-one – A sexta-feira foi marcada por mais um hole-in-one, seguindo-se ao de Ryan Moore no buraco 17, na estreia. O coreano Sungjae Im tornou-se, aos 20 anos, o mais jovem a fazer um hole-in-one at The Players ao usar um ferro 8 para embocar de primeira no buraco 13, de 152 jardas. Esse foi o 34º ace da história do torneio e o 12º no buraco 13. Múltiplos aces não aconteciam desde 2013, no The Players.

Com temperaturas agradáveis e pouco vento, houve muito bons resultados nos dois primeiros dias. Isso pode mudar no final de semana, com a chegada de uma frente fria, que além de abaixar a temperatura e o regime de ventos, que do sul passarão a soprar do norte, de frente para os jogadores nos buracos 17 e 18. Furyk, que mora lá, prevê greens mais duros e rápidos e um campo muito mais difícil.

Curiosidades – Cameron Champ abandou o jogo no meio da segunda rodada com dores nas costas. Wyndham Clark nem começou. Ele foi desclassificado por ter jogado 80 no primeiro dia e assinado um cartão de 79 (marcou par em vez de bogey no buraco 4). Sua conduta está sob investigação. Número 240 do mundo ele só entrou no The Players como primeiro reserva, no lugar de Pat Perez, que abandonou com contusão na perna.

Phil Mickelson, que fez um birdie do meio das árvores no 2, não passou o corte. Brian Gay terminou birdie-eagle-birdie-birdie, do 15 ao 18, cinco abaixo na sequência, com apenas 11 tacadas, igualando a marca de Rickie Fowler na volta final de 2015. Byeong Hun An bateu 363 jardas de drive no 18.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    São Fernando recebe neste domingo a primeira edição brasileira do Royal Air Maroc Golf Trophy

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados