26/09/2009
Dois erros do número 1 do mundo devolvem um pouco de emoção ao torneio final da Fedex Cup
por: Ricardo Fonseca
Atualização: Por causa da ameaça de temporais, os horários de saída do Tour Championship deste sábado foram antecipados. O último grupo, com Tiger Woods e Padriag Harrington, vai para o campo às 11h20. O encerramento da rodada está previsto para as 15h20.
Use esse o link para assitir a rodada de sábado ao vivo, na internet: http://www.pgatour.com/liveat/r060/tour/player.html
O público que lotava o green do buraco 16 do East Lake, em Atlanta, na Geórgia, encobria quase que totalmente o grande placar eletrônico do PGA, que mostrava Tiger Woods como líder do ranking dos putts entre 4 e 5 pés (1,2 metro a 1,5 metro), com apenas sete erros dessa distância em toda a temporada. Agora, para alegria dos adversários, são nove.
O número 1 do mundo errou dois putts curtos em seguida – um para eagle, no 15 e outro para birdie, no 16 – e ainda fez um bogey no 18 para terminar o primeiro dia do The Tour Championship, o torneio de encerramento da temporada de 2009, com 68 tacadas e vencendo só por uma.
Parceria – Woods está com cinco abaixo, contra quatro abaixo do irlandês Padraig Harrington, seu parceiro na rodada de ontem e novamente na de hoje, e Sean O`Hair, que começou o dia em primeiro. Woods e Harrington jogam juntos nesse sábado pela nona vez este ano, a quinta nos últimos dois meses. E a vantagem estreita de Woods é um alívio para quem ainda sonha com os US$ 10 milhões de campeão da Fedex Cup de 2009.
Além de Woods, que completou sua sétima rodada consecutiva abaixo de 70, apenas outros quatro jogadores dependem apenas deles para vencer a Fedex, mas nenhum começa o final de semana entre os dez primeiros. Isso faz de Harrington e de O`Hair os com maiores e reais possibilidade de vencer o torneio e a Fedex, lembrando, é claro, que Woods venceu 33 torneios dos 40 em que terminou os primeiros 36 buracos na liderança.
Contas e mais contas – Woods deixou o campo um pouco frustrado com os greens de Bermuda, mas sua liderança suscita algumas considerações sobre a terceira fórmula em três anos para definir o campeão da Fedex Cup. O número 1 do mundo podia ter vencido os três torneios dos playoffs e ainda assim chegaria ao Tour Championship com a mesma pontuação que tem agora. Ou poderia não ter jogado nenhum deles, que ainda assim chegaria ao Tour Championship em terceiro lugar e dependendo apenas de uma vitória para levar a bolada de US$ 10 milhões.
Mas a grande crítica ao terceiro modelo matemático do Fedex Cup é ele que criou dois torneios em um: há quem esteja vencendo o torneio e há quem esteja vencendo a Fedex. Woods chega à rodada de sábado liderando os dois; Harrington chega em segundo nos dois. Mas quer o destino que se Harrington vencer, com Woods em segundo, Woods será o campeão. Mas se Harrington vencer com Woods empatado em segundo, Harrington será o campeão. Há quem considere isso justo. Já O`Hair precisa vencer e torcer para que Woods e Stricker não terminem entre os três primeiros. Empates não farão diferença.
Vitórias – Woods, que é líder ao final de uma rodada pela 16ª vez em 2009 já venceu seis vezes esse ano. Harrington nenhuma; O`Hair, uma. O próximo da tabela é Ernie Els, que também não ganhou nenhum título, mas deu sinal de vida ao fazer cinco birdies nos dez buracos finais para jogar 66, somar três abaixo e ficar apenas duas tacadas atrás de Tiger. Kenny Perry também jogou 66 para vir a seguir com duas abaixo, empatado com Jerry Kelly (67).
Woods parece caminhar para sua segunda Fedex. Afinal, esse é o torneio mais fraco do ano em termos dos melhores do ranking mundial. Estão em campo apenas 17 dos 30 melhores do mundo, nada comparável aos majors, aos torneios da série mundial e à metade dos torneios regulares do PGA Tour. Quatro dos Top 30 do ranking mundial jogam o Seve Trophy esta semana na Europa, incluindo Henrik Stenson, o número 5 do mundo. Dois estão contundidos; sete descansam.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
12/07/2025
11/07/2025
10/07/2025
10/07/2025
09/07/2025
07/07/2025
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados