26/03/2016
Também há quatro "azarões" Top 45 ou mais entre os 16 finalistas. Jogos agora são eliminatórios
Spieth e McIlroy: 3-0 bem diferentes para chegar ao final de semana
por Ricardo Fonseca
Match Play é outro jogo, mas talvez o formato de 16 chaves classificatórias, com quatro profissionais cada, jogando todos contra todos, tenha permitido um pouco mais de previsibilidade na fase de classificação do Dell Match Play, o segundo dos quatro torneios da série mundial, os World Golf Championships (WGC), que entram em fase de chave eliminatória a partir deste sábado, no Austin CC, no Texas. Hoje serão jogadas oitavas-de-final, pela manhã, e quartas-de-final, à tarde. Amanhã, domingo, é a vez das semifinais pela manhã e final à tarde, com tevê ao vivo.
O novo sistema de disputas, inaugurado em 2015 e aperfeiçoado (?) este ano com a instituição dos empates nos confrontos individuais (antes se jogava até definir um vencedor), permitiu que, pela primeira vez desde 2006, tivéssemos os Top 3 do ranking mundial de golfe chegando juntos no final de semana. Também permitiu que cinco Top 10 avançassem até agora. Há nove Top 20 do mundo entre os 16 finalistas, incluindo três ex-campeões: Rory McIlroy, que defende o título, Jason Day e Matt Kuchar, infelizmente todos do mesmo lado da chave, ou seja só um pode chegar às finais.
Chaves – Dou outro lado está Jordan Spieth, que pode pegar um desses três ex-campeões na final se passar por Louis Oosthuizen (16º do mundo) hoje cedo, e pelo vencedor de Patrick Reed (9) e Dustin Johnson (8) à tarde, Chegando na semifinal Spieth teria uma “melezinha” na manhã de domingo, já que nos jogos que levaram até lá estão Byeong-Hun An (27) x Rafa Cabrera Bello (52) e Ryan Moore (45) x Patton
Kizzire (63). Ao todo, são oito não cabeças-de-chave nas oitavas-de-final, metade deles “azarões”, 45 do mundo ou mais, jogando entre si, emparceirados de tal forma que vai levar quatro deles às quartas-de-final e ao menos um dos enumerados acima às semifinais.
Big 3 – Jordan Spieth, o número 1, fez 3-0, toda vitórias fáceis, onde não conheceu ainda os buracos 17 e 18 do campo. O mesmo que Jason Day, número2, que deu um susto ao sentir as costas na quarta-feira, mas também não jogou os dois buracos finais do campo e ainda teve Paul Casey lhe concedendo o jogo final no buraco 6, depois de abandonar com dores no estomago.
Rory McIlroy, o número 3, no entanto, não teve vida fácil. Ganhou por uma no primeiro dia de Thorbjørn Olesen quando o adversário deu um top ao tentar o chip que salvaria o par no 18; teve que ir até o 17 para passar por Smylie Kaufman no segundo dia, e só eliminou Kevin Na nesta sexta no segundo buraco do desempate da chave (sem critérios de desempate, quem empatou em pontos em primeiro teve que voltar a campo para uma decisão em morte súbita).
Imperfeições – O sistema novo tem lá suas imperfeições. Tem venceu que venceu dois jogos sendo eliminada e dois que só venceram um (e emaptar4am dois) classificados. Tem Spieth enfrentando Louis Oosthuizen, que vem jogando seu melhor golfe e também fez 3-0, em jogo que vale tanto quanto o de Ryan Moore (65) x Patton Kizzire (47). Tem Brooks Koepka que tomou uma surra de 4 & 3 nesta sexta de Danny Willett, mas se classificou, enquanto Na, que fez cinco birdies e jogou 19 buracos sem bogey foi eliminado por McIlroy. E teve Chris Kirk e Branden Grace que jogaram cedo não entre si, esperando mais de duas horas para voltar a campo e decidir a vaga em um buraco.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
07/07/2025
07/07/2025
06/07/2025
05/07/2025
05/07/2025
04/07/2025
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados