1º Torneio ABGS de Angra dos Reis: Doug vence de ponta a ponta e assume liderança do ranking

08/07/2023

Giovani Thibau, Delpho Pelosini e Yocito Fukuda conquistam categorias por handicap

Diretoria da ABGS premia Douglas Black. Fotos: divulgação

O bonito campo do Frade Golf Club em meio à Mata Atlântica e bem perto de um dos litorais mais bonitos do Brasil, mostrou-se também bastante seletivo e foi um desafio especial para os jogadores da Associação Brasileira de Golfe Sênior que disputaram o 1º Torneio ABGS de Angra dos Reis, dias 6 e 7 de julho, quinta e sexta-feira. Douglas Black, do Doug, do Sapezal, foi quem se deu melhor ao desafiar as dificuldades do percurso para vencer de ponta a ponta e, com isso, assumir pela primeira vez no ano a liderança do ranking nacional sênior da ABGS.

Veja as fotos do evento

Com cinco pares salvos e “apenas” um duplo bogey em seu cartão, Doug foi o único a quebrar as 80 tacadas na estreia, para ser líder com 79 tacadas. Os que mais se aproximaram dele foram Michel Thó, de Goiânia, que jogou 83, e Marcus Semensato, de Bauru, que jogou 85, mas foi desclassificado mais tarde por ter, inadvertidamente, assinado o cartão com resultado menor do que o real no buraco 7, de par 5. Marcos fez o par no buraco, mas possivelmente “traído” por ser o buraco de handicap stroke “3”, número que aparecia bem acima do espaço para marcar o resultado, assinou o cartão com esse valor em vez de cinco.

Decisão – Paulo O’Doherty, do São Paulo, que chegou como número 1 do ranking, teve uma estreia difícil, com 92 tacadas, depois de seis tacadas nos três primeiros buracos, e ainda devolver cinco tacadas no buraco 17. Mas Paul reagiu no segundo dia, quando fez seis bogeys e um birdie solitário no 18, para jogar 77, a melhor volta de todo o torneio, para ainda ser o vice-campeão, com 169 (92-77) tacadas.

Doug, por sua vez, sobreviveu a um triplo bogey-7 no buraco 6 e fez seu único birdie do dia no 17, para ser campeão com 160 (79-81) tacadas. Com isso Doug, que venceu seu quinto torneio do ano, assumiu a liderança do ranking nacional sênior da ABGS, agora três pontos à frente de Paul, que caiu para o segundo lugar. Giovani Thibau, do Morro do Chapéu, ficou em terceiro na classificação geral, com 174 (91-83) tacadas, seguido por Valdir Dezan, da Grama, com 177 (94-83) e por Michel Thó, que completou os Top 5, com 181 (83-98).

Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 14, o campeão foi Giovani Thibau, com 160 tacadas, três à frente de Paul, que somou 163. Valdir Dezan completou o pódio em terceiro, com 165. Na 14,1 a 23, no sistema stableford, Delpho Pelosini, do Guarujá, venceu com 68 pontos, contra 65 de Gerhard Schultz, do São Paulo, o vice-campeão. E na 23,1 a 32, Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, venceu com 64 pontos, contra 57 de José Aparecido dos Santos, da Associação Esportiva São José, e de 54, de Isaac Dayan, do Riacho Grande.

Nas categorias por faixas etárias, Michel Thó foi o campeão entre os de 55 a 59 anos, com 52 pontos. Umberto Facchinei, do Imperial venceu a 60 a 65 anos com 52 pontos; Ricardo Iguchi, de São José, ganhou na 66 a 70 anos, com 52 pontos; e Walter Tsuneto, de Ponta Grossa, ficou em primeiro entre os de 71 a 75 anos, com 55 pontos.

Mais premiados – Entre as mulheres, Ivanilde Dezan, da Grama, venceu a categoria scratch com 179 tacadas, enquanto Ivone Namikawa, de Ponta Grossa, levava o troféu da campeã da 16,1 a 32, com 59 pontos. Houve ainda uma categoria para convidados vencida por José Villela, do São Paulo, com 63 pontos, apenas um à frente de Alberto Marques Filho, diretamente filiado à FPGolfe.

Paralelamente ao evento principal foi realizado o 1º Campeonato Feminino de Putting Green, no Fradíssimo, hotel oficial do evento, organizado por Cláudia Celli, diretora do Departamento Feminino da ABGS, e por Nilton Alves, gerente executivo da entidade, com oito jogadoras. Ivone Namikawa foi a campeã e Tatiana Schrader se destacou ao ser a única a embocar de primeira, num evento que proporcionou momentos alegres e novas amizades. Também participaram Ivanilde Dezan, Leny Sardinha, Tatiana Schrader, Angela Santos, Antônia Braga, Claudia Celli e Melissa Alves.

Elogios – Não faltaram também elogios ao percurso do Frade, que Paul classificou como “uma pérola rara”, lembrando que ele foi desenhado por Peter Alliss, nascido em Berlim, na Alemanha, filho de ingleses. Ele competia pela Inglaterra e jogou oito vezes na equipe britânica da Ryder Cup, incluindo um match famoso de 1963, quando derrotou Arnold Palmer. “Allis, que faleceu em 2020, aos 89 anos, foi o maior comentarista de golfe da BBC e era tão famoso como comentarista do The Open quanto Galvão Bueno no futebol do Brasil”, lembra Paul, que é irlandês.

Paul cita ainda que Alliss desenhou em parceria com outros arquitetos muitos campos famosos no mundo, incluindo o The Belfry e o Woburn, e que venceu o Aberto do Brasil em 1961. Gerhard Schultz completou os elogios ao campo recordando que o parceiro de Allis no projeto do Frade foi David Thomas, profissional inglês que defendia o País de Gales e foi duas vezes vice-campeão do The Open. Allis venceu o Aberto do Brasil de 1961 ao derrotar Mario Gonzalez por quatro tacadas, mas seu parceiro David também fez bonito no maior torneio brasileiro sendo vice-campeão em 1962 e 1963, neste último ano perdendo para o argentino Roberto de Vicenzo.

Premiação – Os prêmios foram entregues por Constantino Ajimasto Jr, presidente da ABGS; pelos vice-presidentes Sérgio Del Porto Santos (Administrativo) e Fernando Braga (Técnico), e pelos diretores Luiz Sardinha (Financeiro) e Cláudia Celli (Departamento Feminino).

Os próximos eventos da Associação Brasileira de Golfe Sênior serão o 13º Torneio ABGS do São Paulo Golf Club, dia 18 de julho, excepcionalmente uma terça-feira, e o 2º Aberto ABGS do Estado de Minas Gerais, no Morro do Chapéu, dia 3 e 4 de agosto, quinta e sexta-feira. E de 24 de agosto a 1º de setembro, a ABGS representará o Brasil nos World Sênior Championships 2023, em Albuquerque, no Novo México, nos EUA.

Resultados

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados