Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50

30/06/2022

Pontos da semana passada foram os primeiros válidos para a classificação via OWGR

Por | Ricardo Fonseca

Rafa Becker jogando no PGA Tour LA. Foto: cortesia PGA Tour

Pouca gente se deu conta, mas a corrida do golfe olímpico para os Jogos de Paris 2024 começou para valer com os pontos conquistados no ranking mundial de golfe (OWGR) na semana passada e publicados nesta segunda-feira, 27 de junho. E entre os únicos 59 atletas que já tem pontos válidos para Paris 2024 está o brasileiro Rafa Becker, que aparece em 58º lugar entre os dessa primeira lista olímpica (ao lado*)

A Federação Internacional de Golfe (IGF) que me desculpe, mas ela faz, a meu ver, um cálculo totalmente equivocado, por isso tem outra lista (aqui) de classificados nesta primeira semana da corrida olímpica. A lista da IGF leva em conta o ranking atual (desta semana) e os critérios de classificação (quatro por país entre os Top 15 e até dois por país seguindo a lista, até completar 60 jogadores).

Erro de cálculo – O equívoco da IGF é que todo e qualquer ponto conquistado antes da semana passada já terá caducado quando a corrida olímpica terminar, dia 17 de julho de 2024. Isso porque o OWGR leva em contas os pontos, ponderados, das últimas 104 semanas (dois anos). Ou seja, a verdade é que nenhum outro jogador, além dos 49 da lista ao lado, teria hoje pontos em vigor em 17 de julho de 2024.

Becker entrou na lista de pontos que estarão válidos ao final da corrida olímpica para Paris 2024 ao empatar em sexto lugar no Bupa Tour Championship, torneio de encerramento da temporada 2022 do PGA Tour Latinoamérica, que terminou domingo, no PGA Riviera Maya, no México. Com isso, ganhou 1,2 ponto.

Dificuldades – Na verdade, Becker tem outros 2,1 pontos conquistados com o terceiro lugar no Peru Open, dois meses antes, mas eles não estarão mais válidos no final da corrida olímpica. Becker está hoje na 1052ª colocação do OWGR, muito longe do que será preciso para ir a Paris. A história dos dois últimos Jogos Olímpicos nos mostra que será preciso estar perto da 300ª (a lista atual da IGF, por exemplo, termina esta semana na 308ª colocação do paraguaio Fabrizio Zanotti).

O melhor ranking de Becker até hoje foi o 651º lugar a que ele chegou em 2014 depois de vencer o Aberto do Brasil e de terminar em quarto no VISA Open de Argentina. Para jogar em Paris, Becker vai precisar vencer uns dois torneios do PGA Tour LA (6 pontos por vitória) em 2023, e ascender ao Korn Ferry Tour, em 2024, que dá quase o triplo de pontos, e lá amealhar bons resultados até julho. Adilson da Silva, quando se classificou para o Rio 2016, estava no 256º lugar do OWGR.

*fonte: Nosferatu

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados