Americano John Catlin estreia em majors recebendo rara penalidade por Jogo Lento

21/05/2021

Ele já havia sido desclassificado no Tour Europeu por não cumprir o protocolo da Covid 19

por | Ricardo Fonseca

O primeiro major a gente nunca esquece, ainda mais quando se torna o primeiro jogador em oito anos a receber penalidade por jogo lento em um torneio do Grand Slam do golfe mundial. O “premiado” da vez foi John Catlin (foto), que recebeu uma tacada de penalidade por não cumprir as diretrizes do “Política de Ritmo de Jogo” na rodada de abertura do PGA Championship, nesta quinta-feira, 20 de maio, no Ocean Course de Kiawah Island, na Carolina do Sul.

Catlin, 80º do ranking mundial de golfe (OWGR), foi “colocado no relógio” (quando o árbitro avisa que vai cronometrá-lo) e recebeu a primeira advertência por Jogo Lento ao demorar 74 segundos para dar sua segunda tacada no buraco 16, de par 5. E recebeu nova advertência do árbitro ao levar 63 segundos na segunda tacada do buraco 3, de par 4, seu 12º do dia, desta vez acompanhada da tacada de penalidade por ser reincidente. Jogou 75 (+3) e ficou em 77º lugar, ameaçado de não passar o corte.

Dura Lex? – Todos concordam que 74 e 63 segundos são demasiado tempo para dar uma tacada. Mas houve situações piores que não foram punidas. Afinal, como explicar que o grupo de Rory McIlroy, Brooks Koepka e Justin Thomas levou quatro horas e meia para jogar 14 buracos sem ser importunado? Certamente algum cronômetro devia estar quebrado, pois seria inadmissível pensar que os grandes nomes do circuito foram poupados para evitar que um título major pudesse ser decidido por uma penalidade por jogo lento.

Essa é a primeira vez que alguém recebe penalidade por jogo lento num major em oito anos. O último penalizado havia sido o chinês Guan Tianlang, na época com 14 anos, ao jogar o Masters de 2013 como prêmio por ter vencido, no ano anterior, o Asia-Pacific Amateur Championship, na Tailândia.

Desclassificação Covid – Catlin já está ficando famoso por suas penalidades não usuais. Em agosto passado, quando apenas o golfe e a Fórmula 1 eram esportes permitidos durante a pandemia na Grã-Bretanha, Catlin foi desclassificado, junto com seu caddie, do English Championship em Hanbury Manor, por desrespeitar o protocolo de segurança.

Catlin e o caddie Nathan Mulrooney foram jantar, na véspera da primeira rodada, num restaurante que estava fora da “bolha de segurança” do Tour Europeu, assumindo o risco de se contaminar e aos demais jogadores. Foi desclassificado imediatamente, sem sequer dar uma tacada.

O jogador admitiu o erro e pediu desculpas em nota oficial. “Peço desculpas aos meus colegas jogadores e a todos os envolvidos com o torneio desta semana, por este erro de julgamento. Eu entendo a decisão do European Tour e aceito a sanção”, escreveu Catlin.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Jogos de Tóquio: Nelly Korda leva susto, mas vence por uma e dá aos EUA seu segundo ouro no golfe


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados