Artigo de cientista para a Golf Digest garante a bandeira deve ser tirada em 99% dos putts

18/04/2019

Conclusão é de engenheiro mecânico com 30 anos de experiência com equipamentos de golfe

por | Ricardo Fonseca

Um artigo da revista Golf Digest de maio, que começou a ser distribuída, vai dar muito que falar a respeito da nova Regra do Golfe, que permite jogar no green sem tirar a bandeira do buraco, o que antes era proibido e penalizado com duas tacadas. O objetivo era ganhar tempo e muita gente adotou a prática, inclusive vários dos profissionais mais bem ranqueados do mundo. Mas agora vem um cientista – e que parece saber do que está falando – para mostrar que em 99% dos casos nenhum jogador se beneficia em deixar a bandeira no buraco. R&A e USGA não vão gostar…

A Golf Digest encomendou a Tom Mase, professor de engenharia mecânica e ex-diretor associado do departamento de engenharia mecânica da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia (Cal Poly), um estudo sobre o assunto e os resultados foram surpreendentes. Mase está na vanguarda da pesquisa de equipamentos de golfe há mais de 30 anos, tanto no meio acadêmico, como em passagens pela Callaway e Titleist e como membro do Painel Consultivo Técnico da Hot Digest, edição sobre equipamentos da Golf Digest.

Mase caprichou na pesquisa. Foram seis seções no centro de treinamento da equipe de golfe Cal Poly no Dairy Creek Golf Course para determinar o modelo e a metodologia para o teste final, que foi feito com uso do Perfect Putter, uma rampa curva, que lembra o stimpmeter, para o lançamento das bolas em diferentes velocidades e distâncias, com ou sem bandeira. Foram usados ainda três tipos mais comuns de hastes de bandeira (fibra de vidro, alumínio cônico, alumínio de duplo diâmetro). E ele garante que você vai se dar melhor se tirar a bandeira do buraco.

A conclusão do estudo, repleto de gráficos e explicações técnicas e para leigos em engenharia, pode ser lida aqui, em inglês, na página da Golf Digest.

Em tempo: Artigo de Dave Pelz, publicado em janeiro, no site Golf.com, diz exatamente o contrário! Leia aqui.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados