Entenda os desafios de Lucas nos Finals do Web.com Tour

31/08/2015


Regulamento não mudou muito, mas trás várias novidades das quais tudo vai depender


Etenda os Finals e o complicado sistema de classificação que Lucas Le vai enfrentar agora
Etenda os Finals e o complicado sistema de classificação que Lucas Le vai enfrentar a partir de agora

por: Ricardo Fonseca

Criado em 2013 para substituir a Q-School e se tornar a única porta de entrada para o PGA Tour, os Finals do Web.com Tour funcionam hoje como a série de seletivas mais importante do ranking mundial. São quatro torneios (veja tabela ao lado) onde os 25 jogadores graduados do Web.com Tour, e outros 25 que ganharão o cartão nesses torneios, irão definir sua prioridade de inscrição para a próxima temporada, da qual vai depender o número de torneios que irá poder jogar.

Leia também:
Lucas Lee é oficialmente o terceiro brasileiro a chegar ao PGA Tour

Jogam os Finals os 75 primeiros do ranking de prêmios da temporada regular do Web.com Tour, encerrado neste domingo (incluindo os 25 que ganharam o cartão do PGA Tour) e os primeiros 75 do ranking da FedexCup do PGA Tour que não conseguiram ir aos Playoffs e nem manter seu cartão, ou seja, os classificados de 126º a 200º lugar na fase de classificação a Fedex, encerrada no domingo anterior. Vale observar que nem todos desse grupo irão jogar, caso de Tiger Woods, que tem cartão eternos do PGA Tour, e Martin Kaymer, que perdeu seu status e vai jogar apenas no Tour Europeu.

O sistema de classificação funcionou sem mudança por dois anos, mas a pedido dos jogadores do Web.com Tour, sofreu alterações sutis mas importantes a partir deste ano. Basicamente se tentava corrigir algumas injustiças, como o fato de um jogador que foi o vice-campeão da temporada regular do Web correr o risco de ficar em último lugar na prioridade de inscrição após os Finals.

Hoje, como 23º colocado entre os 25 do Web.com Tour, Lucas Lee estaria em 45º lugar em prioridade de inscrição entre os 50 novos membros do PGA Tour para a próxima temporada. Mas ele vai ter a chance de subir muito nesta lista.


Entenda como funciona


1) A partir deste ano, os 25 graduados do Web.com Tour ainda dependerão de sua classificação após os Finals para conhecer sua prioridade de inscrição, mas agora não partem do zero. O dinheiro ganho até a semana passada continua valendo para um ranking apenas entre esses 25, para o qual contarão também os prêmios ganhos nos quatro torneios dos Finals.

2) Terminado os Finals, nesse grupo de 25, aquele que tiver ganhado mais dinheiro no ranking de prêmios combinado (Web + Finals) vai receber um dos dois únicos cartões totalmente isentos para o PGA Tour do grupo de 50 e, além disso, um convite para jogar no The Players Championship em 2016. Assim qualquer um dos 25 graduados do Web, incluindo Lucas, vai poder lugar por esta colocação privilegiada.

3) Um ranking de prêmios separado, para o qual contam apenas os quatro torneios dos Finals, vai determinar os outros 25 jogadores que ganharão seu cartão para o PGA Tour. Serão os 25 primeiros desse ranking, sem considerar os já graduados do Web.

4) O primeiro colocado dessa lista de prêmios exclusiva dos Finals vai ganhar o segundo dos dois cartões totalmente isentos para o PGA Tour e o convite para jogar no The Players Championship de 2016.

5) A diferença em relação aos anos anteriores é que os 25 graduados do Web – incluindo Lucas – também concorrem ao posto de primeiro do ranking só do dinheiro dos Finals e a esse segundo cartão isento. Mas para efeito dos novos 25 cartões vale apenas o ranking dos que não tinham ainda sua vaga no PGA Tour assegurada.

6) A ordem final dos 50 jogadores – ou 48, tirados os dois cartões totalmente isentos – será feita de forma alternada entre as duas listas: os 25 graduados do Web e os 25 que ganhem o cartão nos Finals.

7) O primeiro lugar no ranking de prioridade de inscrição vai para o melhor jogador dos graduados via Web, considerado o ranking somatório do que ele ganhou na temporada regular mais o que ele ganhou nos Finals (Ranking A). O segundo lugar no ranking de prioridade de inscrição vai para o melhor entre os novos 25 membros, considerado apenas o dinheiro que ganhou nos Finals (Ranking B). O terceiro lugar e todos os postos ímpares seguintes (3, 5, 7, 9…) vão seguir a ordem do Ranking A. O quarto lugar e todos os postos pares (4, 6, 8, 10…) seguirão a ordem do Ranking B.

Não entendeu nada? Parece confuso demais? É porque é complicado mesmo.
Mas o Portal Brasileiro do Golfe está explicando a cada nova reportagem como está a situação de Lucas Lee nessa disputa e o que isso estará significando para ele.


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados