Estilo Golfe – 11 de agosto

11/08/2010


Taça Federico German, Aberto do Clube Curitibano, Aberto da FPCG, Sul-Americano Amador e muito mais…


por: Virgínia Salomão

Haja prestígio
O frio intenso nos último dias, com os termômetros chegando a 3 graus C, não impediu a bolinha de voltar a rolar no green do Clube Curitibano, em Quatro Barras, pela Taça Federico German, que este ano levou também o nome da atleta Luciene Ceccato. A competição, só para mulheres, foi disputada ontem (terça-feira), por mais de 40 jogadoras de diversos clubes de golfe do Paraná e de Santa Catarina.

Por volta das 15h30 as atletas se reuniram em almoço-festivo no restaurante da sede para degustar “puchero”, feito por German. Não houve quem não elogiasse. De sobremessa, o tradicional bolo de morangos. Na ocasião, as atletas, em couro, entoaram os parabéns. Em seguida houve a cerimônia de premiação.

O prêmio melhor gross ficou para Luciana Fuchs, que jogou 87 tacadas. Na categoria 0/20 quem terminou em primeiro lugar foi Tereza Baek, com 73. Na cat. 21/30, a vencedora foi Diana Han, com 70. Por fim, na cat. 31/40, Olinda Tsuru levou a melhor jogando  70 tacadas.

A versão masculina da competição, que seria disputada quarta-feira passada, em consequência do frio intenso, foi transferida para hoje (quarta-feira). Os atletas que na semana passada compareceram ao campo de Quatro Barras puderam apenas participar de um almoço de confraternização, no qual foi servido o famoso “puchero” do German. Resultados na próxima coluna.

Em 2009, o atleta Ivo Leão, então terceiro colocado no ranking nacional amador, conquistou o Melhor Gross do torneio com 68 tacadas (34-34), quatro abaixo do par do campo. Os demais vencedores, em suas respectivas categorias, foram Nama Han, 0/15, com 66; Antonio Tramujas, 16/24, com 69; e Bruno Azuma, 25/36, com 62. Faruc El Khatib levou o prêmio “Melhor Sênior” e Hélcio Buck Silva levou o prêmio “Near Pin”.

Nas fotos, de cima para baixo, Luciana Fuchs (melhor gross do torneio); Diana Han e Denise Bittencourt (capitã do CC); Walquíria Ponath, Carla Richter (capitã do JGCC) e Jacqueline Penteado; Cleonice German, Kazue Nakae e Helena Ishi e Federico German e sua obra prima.
           
Aberto do Clube Curitibano
Nas rodas de golfe do Paraná não se fala em outra coisa a não ser no 28º Campeonato Aberto do Clube Curitibano, que está marcado para outubro, de 28 a 31, no campo de 18 buracos, par 72 e 6.606, em Quatro Barras. O entusiasmo dos atletas faz com que os organizadores e promotores do evento comecem, desde já, a se esmerar nos preparativos, apesar de ainda faltarem dois meses para sua realização.

A modalidade de disputa do Aberto será a mesma do ano passado, ou seja, stroke play, em 54 buracos (18 por dia), para homens e mulheres da primeira categoria, e em 36 buracos para homens e mulheres das demais categorias. Aliás, as categorias ainda não foram definidas.

O evento, vale destacar, é válido para o ranking da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, motivo pelo qual deverá reunir os principais jogadores filiados à entidade.

Sobre o campo – Localizado em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, o campo de golfe do Curitibano, carro-chefe do clube, tem 18 buracos, par 72 e 6.606 jardas. O percurso, além de revelar uma paisagem fantástica, tem qualidade técnica. As raias são largas e na sua maioria planas. Os greens são bem tratados e estão sempre em perfeitas condições. Um dos buracos mais temidos é o 18, no qual, para se chegar ao green, o golfista tem um grande desafio pela frente: ultrapassar um famigerado lago. A sinalização do campo é boa, facilita a localização.

A flora é cuidadosamente preservada. Lá, centenárias árvores nativas podem ser encontradas. A fauna é rica em espécimes. Aves como corujas, quero-queros, canários, pica-paus também são encontradas no local. Não bastasse, a manutenção do campo é feita com o uso de equipamentos de última geração, arrancando sempre elogios por parte dos golfistas, que não se cansam de destacar o bom corte de grama nos fairways e greens. O campo conta com putting green, chipping green e driving range. Para quem quer entrar em campo munido de estilo, mas com trajes adequados para o golfe, o clube dispõe de um pro chop, com as novidades da moda.

Segundo o profissional do Curitibano Federico German, o campo está excelente. “Algumas bancas foram totalmente reformuladas, como as dos buracos 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 18, criando assim um maior nível de dificuldade”, disse German. No que diz respeito ao Pro-Am (torneio entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores), se nesta edição haverá ou não, German disse que por enquanto não tem nada definido.

Serviços – Além do campo de golfe, o Clube Curitibano em Quatro Barras conta com uma sede ampla, que abriga o bar do golfe, o salão social, o restaurante panorâmico, a sauna e os vestiários. Não bastasse, possui parque aquático, contendo duas piscinas.

Os campeões gerais do Aberto do ano passado foram Ivo Leão (foto ), com 212 tacadas, e Luciana Fuchs, com 243. O 28º Campeonato Aberto de Golfe do Clube Curitibano conta com o apoio, entre outros, desta coluna e da coluna “Estilo Golfe” da revista do Clube Curitibano, é claro!

Em terras estrangeiras
Os atletas Osvaldir Benato (PR), Frederico Greenberg (SC), João Jacob Vontobel (RS), José Rodrigues Neves (GO), Nivaldo Geraes (GO), Lennart Adler (PR), Rodolfo Santos (SP), Synval Moraes (MG) e Paulo Pacheco (RJ), presidente da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), irão representar o Brasil na 51ª edição do World Senior Golf Championship, que ocorre de 20 a 27 deste mês, no Rancho Bernardo Inn, San Diego (EUA), que já sediou torneios do PGA Tour e do LPGA Tour.

No ano passado, no The Broadmoor Colorado Springs, no Colorado (EUA), a equipe brasileira, tendo como integrantes Cláudio Kiryla (PR), João Vontobel (RS), José Rodrigues Neves (GO), Lennart Adler (PR), Nivaldo Geraes (GO), Osvaldir Benato (PR), Peter Brinkmann (SP), Synval Moraes (MG) e Paulo Pacheco (RJ), conquistou a terceira posição no torneio. Nos jogos individuais, Pacheco conquistou o terceiro lugar, Vontobel e Brinkmann foram vice-campeões e Moraes e Geraes foram campeões em suas chaves de match-play.

Preparativos a mil
O Clube Curitibano Golfe faz jus a fama de ser um dos melhores e mais badalados campos de golfe do Paraná. Tanto assim que muitos organizadores e promotores de eventos dão preferência ao clube para abrigar competições com a chancela deles, sejam essas de pequeno, médio ou grande porte. Em outubro, de 1º a 3, é a vez da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG) se render aos encantos do charmoso campo e lá promover a nona edição do seu Campeonato Aberto, que soma pontos para o ranking nacional e estadual.

O campeão geral da edição anterior do Aberto da FPCG foi o paulista Guilherme Oda, com 214 tacadas. Na scratch dos jogos femininos, a catarinense Geandra Zimmer terminou a competição empatada com a paulista Lúcia Guilger, por 241 tacadas, mas no desempate, Geandra levou o título.

Afivelando malas
Os atletas Daniel Stapff (PR), Felipe Navarro (RJ), Guilherme Oda (SP), Gustavo Chuang (RS), Patrícia Carvalho (PR) e Isadora Stapff (PR) irão representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Golfe Amador, em sua quinta edição, que ocorre de 23 a 28 deste mês no Club Campestre de Bucaramanga, na Colômbia.  Este ano o torneio será disputado na modalidade stroke play em 72 buracos (18 por dia).  Nos anos anteriores a modalidade de disputa era match-play.

Golfe feminino
Dia 3 deste mês, no green do Clube Curitibano, foi disputado um torneio que levou o nome das atletas Bárbara Kim, Myung Jang e Cecília Lee (foto).  As campeãs, em suas respectivas categorias, foram Bruna Lee, melhor gross, com 90 tacadas; Maria Helena Vian, 0/20, com 79; Hilda Azuma, 21/30, com 72; e Cecília Calliari, 31/40, com 76.

Um almoço no restaurante do clube, seguido da cerimônia de entrega de prêmios e sorteio de muitos e bons brindes, deu o tom da programação social.


Strokes

Participem – O fim de semana será de muito golfe no Graciosa Country Club, em Curitiba (PR). Lá será disputada a Taça Capitania, classificatória para o Campeonato do  Clube 2010.

Cornélio Procópio (PR) – As inscrições para a segunda edição do Torneio Amigos do Aguativa, que ocorre no campo do Aguativa Golf Resort, podem ser feitas até sábado (14), véspera da competição. Segundo o profissional Maurício Matsuo, a modalidade de jogo será stroke play, em 18 buracos, nas categorias handicap até 18 e handicap 19/ 36 (índex do jogador, convertido para handicap do slope do campo). Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Prêmio especial: near pin geral, válido para as duas voltas. O sistema de disputa sera shot gun, com saída às 9 horas. A programação social do torneio prevê café da manhã no restaurante panoramico do Aguativa, às 7h40; e almoço seguido da cerimônia de entrega dos troféus, assim que terminar a competição.

Imperdível – O 2º Torneio Interno do Alphaville Graciosa Clube está marcado para sábado (15). A modalidade de jogo será stroke play, com shot gun às 8h30. Logo após o término do torneio será servido um almoço no driving range. Na sequência, entrega de prêmios.  No masculino disputam atletas das categorias scratch, A, B e C. Já no feminino: scratch, A e B. A coordenação do evento está a cargo de Yoshihiro Miyamura, Geninho Thomé, Francisco Carrer, Fraimundo Huscher e Eduardo Lumsden. As inscrições poderão ser feitas pelo fone (41) 3551-1389.

Só mulheres – A paulista Cecília Kleinert (hcp 3), que atualmente mora nos Estados Unidos, mas passa férias no Brasil, foi a campeã scratch do 22° Aberto Feminino do Clube de Campo de São Paulo, que terminou quinta-feira, depois de dois dias de disputa. Ela somou 148 tacadas, parciais de 73-75. Além do título scratch, Cecília levou o da cat. índex até 16 com 142 (70-72).

Profissionais dão as cartas – Um Pro-Am no domingo (15) abre a programação de mais uma etapa do Mini Tour dos Profissionais de Golfe, que tem os jogos principais marcados para segunda e terça-feira no campo do Clube Curitibano. É importante dizer que golfistas amadores da scratch também poderão participar do torneio. Mais informações pelo fone (41) 3672-1474.

Joinville (SC) – Dias 20 e 21 a boa pedida é participar do 19° Campeonato Aberto do Joinville Country Club. O campo estará disponível para treino no dia 19. Segundo a capitã de golfe do clube, Carla Richter, ainda há 10 vagas para as mulheres.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados