Estilo Golfe – 28 de julho

29/07/2010


Rafael e Mariana levam título brasileiro; Duplas e Casais ;  pen Sênior e
Pré-Sênior do Norte do Paraná e muito mais…


por: Virgínia Salomão

Rafael e Mariana levam título brasileiro
A abertura oficial da Gillette Golf Cup – 80º Campeonato Amador de Golfe do Brasil ocorreu quarta-feira, com uma badalada competição, denominada Am-Am, entre equipes formadas por um atleta do torneio principal e por convidados do patrocinador, da CBG e do Itanhangá, clube anfitrião.

O time formado por Felipe Navarro, Felipe Almeida, Mario Golombek e Clara Teixeira foi o vencedor, pelo critério de desempate, com 56 tacadas. Em segundo lugar, também com 56 ficou o time integrado por Pedro da Costa Lima, Juan David Bastidas, Everson Silva e Paulo Buarque Macedo. Os terceiros colocados foram Marcio Neber, Francis Daly, Juan Eduardo e Carlos Gaspar, com 57.

Após o jogo houve cerimônia de premiação e desfile de delegações dos países participantes da 3ª Taça Mario Gonzalez. Os atores da Rede Globo Humberto Martins e Rodrigo Lombardi, ambos apaixonados pelo golfe, foram as atrações do Am-Am.

O primeiro dia de disputa da competição principal, na quinta-feira, fechou com Thomas Mantovanini (SP) na liderança parcial com 68 tacadas, contra 69 de Pedro da Costa Lima (SP), o campeão brasileiro de 2008, e 70 de Giordano Junqueira (SP).
Entre as mulheres, a melhor da rodada foi Nathalie Silva (SP), com 69. Atrás dela, com 72, estava Mariana de Biase (RJ), atual campeã brasileira, seguida pela paranaense Patrícia Carvalho, pentacampeã brasileira, que jogou 74 no dia.

Na 3ª Taça Mario Gonzalez, competição internacional de duplas que reúne oito países, a dupla brasileira integrada pelo paranaense Daniel Stapff e o carioca Felipe Navarro fechou em terceiro lugar, empatada com os chilenos e equatorianos. Os argentinos Ary Rodrigues e Leandro Marelli lideravam com 142 tacadas, seguidos pelos portugueses Tiago Rodrigues e José Maria Jóia, com 147.

Nesse mesmo dia, no período da tarde, atletas e convidados participaram de uma palestra sobre antidoping, ministrada por Eduardo De Rose, médico do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Olímpico Brasileiro e membro da Agência Mundial Antidoping (WADA). Entre os temas abordados por De Rose estavam substâncias e métodos proibidos, ações a serem tomadas pelas entidades e pelos atletas e automedicação.

A rodada de sexta-feira terminou com três jogadores na liderança somando 141 tacadas: os paulistas Mantovanini (73) e Costa Lima (70) e o argentino Ary Rodrigues (70). A melhor volta do dia foi do brasileiro Rafael Becker, que jogou 69, duas abaixo, para ficar sozinho em quarto lugar, com 143 tacadas, duas atrás dos líderes. Na rodada anterior Becker jogou 74.

No feminino, a liderança permanecia com a paulista Nathalie, que jogou 78 no dia para somar 147 tacadas. Sua perseguidora mais direta era Mariana, que jogou 76 no dia para somar 148 tacadas, cinco de vantagem sobre a paranaense Patrícia, que jogou 79 no dia para somar 153 e continuar na terceira posição.

Já na Taça Mario Gonzalez, os argentinos lideravam somando 285 tacadas, contra 298 dos equatorianos e 299 dos portugueses.  O Brasil ocupa a quarta colocação somando 303 tacadas. Stapff jogou 76 na rodada para somar 148 e Navarro jogou 77 para somar 155.

No sábado, o destaque foi Becker, atual campeão brasileiro juvenil, que saltou da quarta para a primeira colocação jogando 70 no dia para somar 213 tacadas e dividir a linha de frente com Rodrigues, que jogou 72 no dia para somar 213. Atrás deles estava Costa Lima com 214, seguido por Stapff  (67 no dia) e Bruno Carvalho (71-78-66). Ambos somando 215.

Entre as mulheres, Mariana (71 no dia) e Nathalie (72 no dia) fecharam empatadas na liderança por 219 tacadas, cinco de vantagem sobre Patrícia, que jogou 71 para somar 224 tacadas.

Na 3ª Taça Mario Gonzalez, a dupla brasileira formada por Stapff e Navarro fechou empatada na segunda posição com a dupla equatoriana por 447 tacadas. Os argentinos Rodrigues e Marelli permaneciam na liderança. Eles somavam 432 tacadas.

No domingo, dia “D”, Becker, que atualmente joga golfe no circuito universitário americano, esbanjou talento em campo e acabou conquistando seu primeiro título brasileiro adulto. Ele terminou a competição somando 283 tacadas. Quem também fez bonito foi o paranaense Stapff, campeão da edição anterior, que jogou 70 no dia para somar 285 tacadas no total e ficar com o título de vice.

No feminino, a campeã pelo segundo ano consecutivo foi a carioca Mariana. Ela jogou 70 tacadas no dia e terminou somando 290 no total. Em segundo lugar ficou a paulista Nathalie, que jogou 75 no dia para somar 292 no total. Melani Sisto ficou em terceiro lugar somando 304 tacadas. Mesmo número de tacadas da paranaense Patrícia, que no dia jogou 80.

O Brasil foi vice-campeão da Taça Mario Gonzalez. A dupla representante do país, formada por Stapff e Navarro, somou 591 tacadas no total. A Argentina, representada por Rodrigues e Marelli, foi a grande campeã somando 578 tacadas.

Confira as classificações dos demais paranaenses que participaram do torneio: Eduardo Pesenti ficou em 15° lugar, com 296 tacadas (73-74-73-76); Clay Hamlin em 28°, com 307 (80-74-76-77); Henrique Rocha Pombo em 47°, com 327 (84-85-79-79); e Arthur Esteves Nunes em 57°, com 363 tacadas (89-98-84-92); Isadora Stapff ficou em 8°, com 320 tacadas (81-82-77-80). Ruriko Nakamura foi a 10° com 322 (78-83-82-79), Geandra Zimmer ficou em 14° com 330 tacadas(82-84-82-82) e Luciana Fuchs ficou em 17°, com 341  (89-83-80-89).

É importante dizer que os campeões brasileiros estão automaticamente selecionados para integrar a equipe que defenderá o país no Mundial de Golfe, que ocorre em outubro, na Argentina. Além disso, eles ganharam convite para jogar o Pro-Am do Bay Hill Invitational 2011, um torneio do campeão Arnold Palmer.

Duplas e Casais
A segunda etapa do Torneio Iberostar de Duplas e Casais foi disputada domingo (25) no Clube Curitibano, em Quatro Barras, por mais de 100 jogadores, que tiveram como aliado um belo dia de sol.

Na categoria Casais, os campeões foram Patrice Vian/Maria Helena Vian, com 66 tacadas (28 pontos), seguidos por Lucas Han/Bruna Lee, com 67 (23 pontos). O prêmio melhor approach casais ficou para Marcus Bernardi/Leila Bernardi. Na categoria Duplas Livres, os vencedores foram Rui Uchino/Yoshihiro Miyamura, com 68 (18 pontos). Em segundo lugar, com 64 (23 pontos), ficou Cosme Gomm/Gláucio Bley. O prêmio melhor approach duplas ficou para Tamotsu Noda/Tsuneo Suzuki.

Vale lembrar que a primeira etapa do torneio foi disputada dia 20 de junho no Alphaville Graciosa, em Pinhais, na modalidade stroke play best ball. Os campeões da categoria casais foram Walter e Alice Tsuneto, com 62 tacadas, contra 65 de Miriam e Nelson Matsuda e 66 de Ferdinand e Zenilda Blecker.

Na categoria “duplas livres” classificaram-se: Hiroyuki Yasuda/Lúcia Sumikawa, em primeiro lugar, com 62 tacadas; Renan Sumikawa/Alfredo Roesler, em segundo, com 63; e Thales Fernandes/Rafael Bernardi, em terceiro, com 64.
A atração dessa primeira etapa  foi o hole in one conquistado por Hiroyuki Yasuda no buraco 4.

A próxima etapa está marcada para agosto, mais precisamente dia 8, no Maringá Golf Club, em Maringá (PR). Depois o torneio segue para Joinville (SC). Lá de 4 a 5 de setembro, no Joinville Golf & Country Club ocorre a quarta etapa. Por fim, em dezembro, de 2 a 5, disputa-se a grande final no Iberostar Praia do Fort  Golf Club, na Bahia (BA).

Nas fotos, de cima para baixo:
Maria Helena Vian e Patrice Vian (casal campeão); Diva Mercer, João Geraldo Mercer, Luiz Carlos Krukoski (diretor de golfe do Clube Curitibano) e Denise Bittencourt (capitã do Clube Curitibano); Bruno Azuma, Gabriel Abujanra, Diana Han e Eduardo Han; o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Hara Hara (à dir.), com Márcio Ferraz, Mônica Ferraz e Tissako Hara; Gilberto Caldas, Breno Thá de Carvalho, Very Ceccato e Luciene Ceccato; e Lúcia Sumikawa, Iukinobu Sumikawa, Minako Nagato e Yoshihiro Saito.
Em terras vermelhas
O Londrina Golfe Clube se prepara para receber no fim de semana o 12° Open Sênior e Pré-Sênior do Norte do Paraná. A modalidade de disputa será stroke play, em 36 buracos (18 por dia). Haverá premiação para os campeões da scratch e para os campeões e vice-campeões das outras categorias. Nos jogos femininos da pré-sênior receberão prêmios as três primeiras colocadas. Prêmios especiais – Melhor net da cat. 55 a 65 anos, melhor net da cat. 66 a 75 anos e melhor net da cat. acima de 76 anos.

Tudo pronto
Jogadores do primeiro time do golfe brasileiro, argentino, paraguaio e também uruguaio e chileno jogam a partir de hoje até sexta-feira, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, a Faldo Series South America Final.

No masculino estarão na disputa golfistas das seguintes categorias: até 16 anos, de 17 até 18 anos e de 19 até 21 anos. Já no feminino: até 16 anos e de 17 até 21 anos. Haverá também uma categoria até 13 anos, que pontuará para o ranking pré-juvenil.
Os atletas inscritos no torneio irão participar, obrigatoriamente, de clínicas com Joe Eischen e Keith Wood; de reunião de regras e também de uma palestra sobre regras.
 
Os vencedores de cada categoria por idade na final sul-americana serão convidados a participar do Faldo Series Grand Final 2010, de 21 e 23 de setembro, no Lough Erne Resort, no campo Faldo Course, no Reino Unido.  Os campeões ainda serão convidados a jogar Faldo Series Asia Final, em Missions Hill, na China, em 2011. Além disso, os campeões gerais (masculino/feminino) ganharão um convite para jogar uma etapa do Tour Europeu em 2011.


Strokes


Em ritmo de despedida – Homenagear a atleta Yoko Toyama, que afivela malas rumo ao Japão, foi o objetivo do torneio que reuniu no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, nada menos que 53 golfistas, entre mulheres e homens, no dia 20 de julho.
A competição, na modalidade “Dupla Best Ball”, foi organizada por Tissako Hara (capitã do Alphaville), Helena Ishii, Tati Kamogawa, Olinda Tsuru e Kaioco Oda, amigas da homenageada.
As duplas vencedoras, em suas respectivas categorias foram Edson Araújo/Maria Gomes, índex até 21,2; Carlos Barbosa/Andressa Miller, índex acima de 21,3. Prêmios especiais – Near Pin no buraco 3 (Luiz Kamogawa) e Near Pin no buraco 11 (Bárbara Kim).
A programação social do torneio, das mais prestigiadas, contou com cerimônia de entrega dos prêmios e almoço no restaurante do Alphaville.

Florianópolis (SC) – O 3° Torneio de Golfe Costão Matsuri, uma promoção do Costão Golf  Club (clube anfitrião) em parceria com o  Maringá Golfe Clube, foi disputado sábado (24). A modalidade de jogo foi stroke play, em 18 buracos. Resultados na próxima coluna.
         
Curitiba (PR) – O Clube Curitibano, em Quatro Barras, promove no sábado a Taça Mensal, com a participação de mais de 100 jogadores. Prestigiem!

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados