Estilo Golfe – 4 de agosto

04/08/2010


Faldo Series South America,Taça Mensal do Clube Curitibano, Taça Federico German/Luciane Ceccato e muito mais…



por: Virgínia Salomão

Playoff dá vitória a Daniel Stapff
O primeiro dia de disputa (28 de julho) da Faldo Series South America Championship, a final sul-americana do circuito mundial criado por Nick Faldo (vencedor de seis majors), fechou com o argentino Juan Garmendia na liderança isolada da categoria geral (mista), com 66 tacadas, seis abaixo do par do campo do Alphaville Graciosa Clube. Na cola dele estava o chileno Gustavo Silva, com 67, seguido pelo também argentino Julian Clarke, com 68. Na quarta posição da geral estava à brasileira Ana Paula Costa, com 69. O uruguaio Agustin Carretto, com 70, ocupava a quinta posição, seguido por três jogadores com 71: Daniel Stapff (PR), Gustavo Chuang (RS) e Felipe Navarro (RJ). Rafael Becker, atual campeão brasileiro, aparece logo atrás com 72 tacadas, na mesma posição que Antonio Almeida Douat.

Em entrevista relâmpago à  coluna, ainda em campo, mais precisamente no tee do buraco 14, o paranaense Stapff disse estar jogando bem. “Meu jogo está satisfatório, estou batendo bem na bola, apesar de eu estar errando as distâncias”. Para resumir, Stapff contou que fez bogey nos buracos 1 e 6, e birdie nos buracos 3, 4 e 9.

Assim como na rodada anterior, a do dia 29 foi jogada debaixo de sol e temperatura amena. O chileno Silva, que jogou 70 tacadas no dia, assumiu a linha de frente da categoria geral somando 137 tacadas. Na segunda posição estava o argentino Clarke, que jogou 70 para somar 138. Seu compatriota Garmendia, líder da estréia, aparecia em terceiro. Ele jogou 73 no dia para somar 139. Quem mais se aproximou dele foi o carioca Navarro, que jogou 69 para somar 140. Aliás, Navarro era o brasileiro mais bem posicionado. O paranaense Stapff, que jogou 70 no dia para somar 141, aparecia na quinta posição.

Um clima tenso e extremamente competitivo marcou o último dia de competição. O paranaense Stapff e o paulista Becker, que saíram na mesma turma, terminaram a rodada com cinco tacadas abaixo do par. Stapff jogou 70 tacadas no dia para somar 211, mesmo escore do paulista Becker. A decisão foi para o desempate. No segundo buraco extra, o paranaense Stapff faturou o título de campeão. Stapff também levou o título da categoria masculina de 19 a 21 anos. “Foi muito emocionante. Já estava conformado com o segundo lugar quando fui informado que haveria playoff. É o torneio mais importante que ganhei em casa”, disse Stapff. O argentino Clarke fechou o buraco 17 com oito tacadas abaixo do par. Ele liderava a competição, mas tropeçou feio no buraco18, um par 5, onde acabou dando nove tacadas, terminando com quatro abaixo do par, ou seja, 212 tacadas, para ficar em terceiro lugar.

Os vencedores nas demais categorias foram Daniel Stapff, (Brasil) categoria masculina 19 a 21 anos, com 211 tacadas; Gustavo Silva (Chile), cat. 17 a 18 anos, com 214; Henrique Rocha Pombo (Brasil), categoria masculina até 16 anos, com 217 tacadas; Ulisses de Toledo Júnior (Brasil), categoria mista até 13 anos, com 244 tacadas; Ana Paula Costa (Brasil), categoria feminina de 17 a 21, com 220 tacadas; e Paloma Vaccaro (Paraguai), categoria feminina até 16 anos, com 232.

Os campeões de cada categoria por idade, com exceção da mista até 13 anos, serão convidados a participar do Faldo Series Grand Final 2010, que será disputada na Irlanda do Norte em setembro.

A Faldo Series South América Championship foi realizada e organizada pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e pela Golf Corporate Brasil. O patrocínio foi da MOGA (Macae Olimen´s Golf Association) e o apoio da Federação Sul Americana de Golfe e da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe.

Nas fotos, de cima para baixo, o paranaense Daniel Stapff (à dir.), campeão geral, com Juan Garmendia e Leonardo Fiocca; Felipe Navarro, Rafael Becker (atual campeão brasileiro) e Julian Clarke; Sofia Mourani, Karina Palmberg e Ana Paula Costa (destaque brasileiro na rodada de abertura); a catarinense Júlia Debowski (à dir.) com Paloma Vaccaro e Macarena Haupt; e Hee Lim Am, Melani Sisto e Daniela Murray.

Ventania não estraga festa
Alguns dos melhores jogadores paranaenses participaram dia 31 de julho, no cobiçado campo do Clube Curitibano, da Taça Mensal, um evento promovido pelo clube anfitrião, que a cada edição vem reunindo mais e mais jogadores. Até porque, ter o privilégio de jogar em um dos campos de golfe mais belos e charmosos do Brasil, tendo como diferencial a paisagem deslumbrante, além de estimular à prática do esporte, é o antídoto perfeito do estresse.

A competição começou cedo, por volta das 7 horas. A ventania foi a adversária mais temida dos golfistas. Apesar da circunstância, nada “melou” o brilho do torneio, que terminou por volta das 18h30.

Logo após, ainda munidos de disposição, os atletas se reuniram em torno de um jantar no salão principal da sede de Quatro Barras, no qual eles se permitiram sucumbir aos prazeres dos deliciosos pratos servidos. Isso tudo regado à boa música, que no decorrer da festa levou os mais animados a dançar. Na seqüência houve a cerimônia de premiação e sorteio de muitos e bons prêmios.

No masculino, o prêmio Melhor Gross ficou para José Carlos Maestrelli, com 71 tacadas. Os vencedores nas demais categorias foram Paulo Ninno Leite, índex até 8,4, com 74; Marcos Celestino, índex 8,5 a 14,0, com 73; Ferdinand Bleeker, índex 14,1 a 22,1, com 69; e Lennart Adler, índex 22,2 ou acima, com 72.

No feminino, o prêmio Melhor Gross ficou para Bárbara Kim, que jogou 91 tacadas. As vencedoras nas outras categorias foram Cassiana Stapff, índex até 17,9, com 77; Clara Kim, índex 18,0 a 26,7, com 72; e Eliana Adler, índex 26,8 ou acima, com 80.

Nas fotos, de cima para baixo, José Carlos Maestrelli (ao centro), o campeão geral, com Rafael Laurnagaray e Felipe Hasson; Carlos Rosenmann, Goi Mello, Paulo Ninno Leite e Guilherme Costa; Luiz Eduardo Cunha, Edson Wamser e Antonio Pupo Filho; e Cristiana Furtado, Mônica Slaviero, Sandra Rymsza e Vanessa Barbosa.

Golfe comemorativo
Pelo que tudo indica será sucesso absoluto a Taça Federico German/Luciane Ceccato, exclusivamente feminina, que ocorre dia 10 no green de Quatro Barras, tendo como objetivo comemorar o aniversário do anfitrião.

O entusiasmo das atletas não só com o nobre esporte, mas, e principalmente, com a possibilidade de celebrar a data com German (foto), é tanto, que por ser uma terça-feira, dia de pegar no batente, muitas delas irão abrir uma brecha em suas agendas lotadas para participar do torneio.

O ponto alto da competição será a programação social, que prevê um badalado almoço no restaurante do clube, no qual atletas e convidados poderão se deliciar saboreando “puchero”, prato típico da fronteira do Mato Grosso do Sul / Paraguai, incorporado a cozinha pantaneira como quebra torto (café da manhã dos peões), especialmente preparado por German.

A Taça Federico German/Luciene Ceccato conta, entre outros, com o apoio desta coluna, é claro!


Strokes


Elas fazem o golfe acontecer – As atletas do Clube Curitibano Bárbara Kim, Cecília Lee e Myung Jang foram anfitriãs de um torneio feminino, ontem (terça-feira), no campo de Quatro Barras. A modalidade de jogo foi stroke play, no sistema shot gun, com saída às 10 horas. Detalhes na próxima coluna.

Quando setembro vier – É grande o tititi sobre o Happy Day, um torneio feminino, com chancela da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, que deverá ocorrer dia 11, no campo de 18 buracos do Clube Curitibano. Dizem, nos bastidores do golfe, que o evento foi criado para preencher a lacuna da Taça Amizade.

Cornélio Procópio (PR) – O Aguativa Golf Resort promove no fim do mês, mais precisamente dia 28, a segunda edição do Torneio Amigos do Aguativa Golfe. Participem!

Londrina (PR) – O 12º Open Sênior e Pré-Sênior do Norte do Paraná ganhou data: de 31 deste mês a 1º de setembro. O clube que abrigará o torneio ainda não foi definido.

Mini Tour dos Profissionais – Um torneio promocional, entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores, dá a largada dia 15, no campo do Clube Curitibano Golfe, na programação de mais uma etapa do Mini Tour Profissionais de Golfe, que tem seus jogos principais marcados para os dias 16 e 17. Também poderão participar do torneio golfistas amadores da scratch. Mais informações pelo fone (41) 3672-1474.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados