Estilo Golfe – 5 de maio

05/05/2010


Happy Day, Brasileiro de Golfe Sênior, Pré-juvenis, Sul-Americano Juvenil, Tour Nacional Juvenil e muito mais…



por: Virgínia Salomão

Happy Day
A exemplo de outros torneios promovidos pela capitania feminina de golfe do Graciosa Country Club, o Happy Day, disputado quinta-feira (28), foi sucesso absoluto. Nem mesmo o frio intenso e a garoa, que persistiram durante todo o dia, conseguiram tirar o brilho do torneio, que contou com cerca de 50 jogadoras dos principais clubes filiados à Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. O torneio, vale frisar, foi criado com dois objetivos: firmar laços de amizade entre as golfistas paranaenses e propiciar a confraternização.

A atleta Hiromi Suzuki garantiu o melhor gross do torneio ao terminar somando 82 tacadas. Além disso, ela conquistou o prêmio Melhor Drive. As demais campeãs, em suas respectivas categorias foram Bruna Lee, 0/21, com 69; Helena Ishii, 22/30, com 69; Kirsi Kolehmainen, 31/36, com 73. Prêmio especiais: Melhor Net Geral – Denise Bittencourt (capitã de golfe do Clube Curitibano), com 70 tacadas. Melhor Approach – Minako Nagato.

O bem bom do torneio ficou para o final, quando as golfistas se reuniram em almoço na Casa de Festas do Graciosa Country Club. A ocasião foi perfeita para um bate-papo informal em torno das proezas e desastres do dia, enquanto aguardava-se a cerimônia de premiação.

Merece também algum comentário a atuação da capitã de golfe do Graciosa Country Club, Maria Lúcia Fagnani, que ao lado da vice Fanny Luhm (nome de tradição no esporte), vem aprimorando cada vez mais os torneios que promove, tanto no que diz respeito ao número de participantes, que vem superando às expectativas, quanto a organização, sempre muito elogiada por todos.

Nas fotos, de cima para baixo: Maria Lúcia Fagnani (capitã de golfe do Graciosa Country Club), Terezinha Freitas e Kaioko Oda; Thereza Cristina Ríspoli e Tatsue Kamogawa; Olga Hieda, Tissako Hara (capitã de golfe do Alphaville Graciosa Clube), Maite Chiodini e Ingrid Buschle; e Minako Nagato, Hiromi Suzuki, Denise Bittencourt (capitã de golfe do Clube Curitibano) e Maria Lúcia Fagnani (capitã de golfe do Graciosa Country Club).

Gente experiente
Curitiba (PR) – As três grandes potências do golfe paranaense, Alphaville Graciosa Clube, Clube Curitibano e Graciosa Country Club, irão abrigar neste mês o 31º Campeonato Brasileiro de Golfe Sênior, com chancela da  Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS). As modalidades do torneio são stroke play e stableford, nas categorias cavalheiros scratch, hcp 8,6 até 14, hcp 14,1 até 22 e hcp de 22,1 até 31. Para as damas, a competição será dividida nas categorias scratch, hcp até 20 e hcp de 20,1 até 32. Também serão disputadas as categorias por idades e pré-sênior, divididas em scratch, hcp até 18 e 18,1 a 31.

A largada dos jogos ocorre dia 19, no Alphaville Graciosa, onde estarão em ação atletas das categorias sênior e pré-sênior (masculino). Nos dias 20 e 21 os jogos ocorrem no Curitibano e no Graciosa, com a participação de todos os jogadores. Detalhe: a escala será determinada conforme o número de inscritos em cada uma das categorias. As modalidades vigentes são stroke play e stableford.

É importante dizer que é desse torneio que sai o campeão brasileiro, ou seja, o vencedor da scratch, que receberá  a Taça Mario Gonzalez, de posse transitória, uma  homenagem que a ABGS faz  ao maior golfista brasileiro de todos os tempos. “Apesar de ser profissional, Mario Gonzalez sempre fez questão de ser associado à entidade, atuando como um grande mestre, que impulsiona o golfe brasileiro de forma grandiosa”, disse Paulo Pacheco, o presidente da ABGS.

No que diz respeito a premiação, receberão troféus o primeiro e segundo colocados da scratch e os três primeiros colocados das demais categorias. Prêmios especiais para homens e mulheres: Near Pin, Straightest, e Melhor Drive nos dois campos que abrigam os jogos do último dia de competição.

O favorito ao título é Ronald Gunn, do Guarujá Golf Club (SP), que defende o título de campeão brasileiro sênior conquistado no ano passado, quando o torneio foi disputado no Gávea Golf & Country Club e Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro.
 
Histórico – O golfe sênior surgiu no Brasil em 1979, idealizado pelo gaúcho Ary Herzog, que presidiu a entidade durante muitos anos. Quando de sua fundação, a ABGS tinha apenas 75 filiados representando os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Hoje, a ABGS reúne 875 golfistas, sendo 777 da categoria sênior e 98 da categoria pré-sênior, de diversos estados brasileiros. O Calendário Esportivo da entidade inclui 16 competições nacionais, 23 competições regionais e 2 competições internacionais.

Com a criação da ABGS, o Brasil passou a se fazer presente, com maior assiduidade, nos eventos internacionais, como o Sul-Americano e o Mundial, além de promover um certame nacional de grande repercussão, o Campeonato Brasileiro, que tanto quanto o Sul-Americano é disputado anualmente em sistema de rodízio.
Atualmente a ABGS é presidida por Paulo Pacheco, que tem a auxilia-lo no comando da entidade, além de diretores, vice-presidentes regionais, os quais desenvolvem em seus estados um trabalho que visa principalmente o desenvolvimento da categoria.

Pré-juvenis
De acordo com a diretoria técnica da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), o critério de convocação da equipe brasileira que defenderá o país no Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe em 2010 foi alterado. O Campeonato Faldo Series South América, que acontecerá entre 26 e 30 de julho no Alphaville Graciosa Clube, no Paraná, somará pontos para a escolha do time pré-juvenil brasileiro que disputará o Sul-Americano entre 20 e 25 de setembro no La Tahona Golf Club, no Uruguai. A decisão foi tomada por causa à redução do Campeonato Juvenil Brasileiro para 36 buracos aconteceu em janeiro, no Paraná.

Portanto neste ano, a escolha técnica da CBG será feita adotando as seguintes observações abaixo:

As equipes serão convocadas após estes eventos: Campeonato Faldo Series South America, considerando o descarte do pior resultado dos quatro campeonatos jogados em 2010 até esta data; Campeonato Juvenil Brasileiro, de 25 a 29 janeiro (já realizado); Primeira etapa do Tour Juvenil, no Belém Novo Golf Club, de 12 a 14 de março (já realizado); Segunda etapa do Tour Juvenil, que ocorre no Alphaville Graciosa Clube em maio, de  21 a 23; Faldo Series South America, no Alphaville Graciosa Clube, de 26 a 30 de julho.

Critérios de convocação: o (a) primeiro (a) e segundo (a) colocado (a) do Ranking Nacional Pré-Juvenil e uma escolha a critério da Diretoria Técnica da CBG.
Os itens comportamento, espírito de equipe e companheirismo serão rigorosamente levados em consideração, antes das convocações, pela diretoria da Confederação Brasileira de Golfe.

Só deu Argentina
Nos jogos por equipes do 43º Campeonato Sul-Americano Juvenil de Golfe, disputado de 26 de abril a 2 de maio no Quito Tenis y Golf Club Club, em Quito, no Equador, o time masculino brasileiro, formado por  Luiz Jacintho (SP), Thomas Mantovanini (SP) e Gustavo Chuang (RS), somou 597 tacadas para terminar em quinto lugar. Os campeões foram os argentinos, com 552. Nos jogos individuais, o brasileiro mais bem classificado foi Mantovanini, que somou 294 tacadas (73/70/75/76) e terminou em oitavo lugar. O campeão foi o argentino Emiliano Grillo, com 275.

O time brasileiro feminino, integrado por Clara Teixeira (RJ), Julia Shin (SP) e Sofia Mourani (SP) somou 656 tacadas para fechar em nono lugar. As campeãs foram as argentinas, com 576. Na classificação individual, a brasileira mais bem posicionada foi Clara, que terminou em 11º lugar, com 311 tacadas (80/77/75/79). A campeã foi a argentina Manuela Carbajo Re, com 286. A delegada da equipe brasileira foi Cida Palmberg, a diretora de golfe juvenil da CBG.

No ano passado, o time masculino do Brasil (Luis Gama, Gustavo Chuang e Rafael Becker), tendo como capitão Wagner Rocumback, ficou em quarto lugar, com 585 tacadas (144/147/148/146). No feminino, a equipe foi formada por Ana Paula Costa, Karina Palmberg e Clara Teixeira ficou sexto lugar, com 634 tacadas (158/160/159/157). A capitã foi Maria de Lourdes Verlangieri.

Paranaense perde no desempate
O gaúcho Leonardo Conrado (número 2 do ranking nacional), com 211 tacadas (71/72/68),  sagrou-se tricampeão do Suisse Hedging-Griffo Golf Tour – 60º Aberto Sul-Brasileiro, que terminou domingo no Porto Alegre Country Club, em Porto Alegre (RS). Em segundo lugar ficou o também gaúcho Felipe Lessa, com 212 tacadas (70/74/68). Outro gaúcho que fez bonito foi William Clarke (71-78-65). Ele terminou empatado em terceiro com o paranaense Eduardo Pesenti (71-74-69) por 214 tacadas. De quebra, Clarke venceu a categoria com até 8,5 de handicap índex e foi o melhor juvenil da competição. Ivo Leão (73-73-72), outra fera do golfe paranaense, ficou em oitavo lugar, com 218.

Entre as mulheres a disputa também foi das mais acirradas. A paranaense Luciana Fuchs (83/80/78) terminou a competição empatada com a paulista Ruriko Nakamura (83-83-80) por 246 tacadas. A decisão foi para playoff, no qual a paulista levou a melhor. “É uma alegria muita grande para mim, pois esse é o meu primeiro título no Sul-Brasileiro e a terceira vitória consecutiva no ranking nacional que eu conquisto esse ano”, disse Ruriko.

O Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour 2010 conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes. Trata-se da continuação de uma parceria de sucesso entre a Credit Suisse Hedging-Griffo e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), iniciada em 2009.
                                  
Tour Juvenil
Na segunda quinzena de maio, mais precisamente de 22 a 23 (sábado e domingo), o Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais,  recebe a segunda das quatro etapas do Tour Nacional Juvenil de Golfe, que conta com o patrocínio do HSBC e a participação dos principais atletas brasileiros das seguintes categorias: juvenil e pré-juvenil (masculino/feminino); de 12 a 13 anos e até 11anos (masculino); até 13 anos (feminino); e incentivo, para crianças nascidas de 2000 para cá. Terminada a ultima etapa, o tour premia os melhores juvenis e pré-juvenis com  uma semana de treinamentos na David Leadbetter Golf Academy.

Casais e Duplas
Em quatro etapas. Assim será disputado o 1ºCampeonato Iberostar de Casais e Duplas, que promete movimentar o golfe brasileiro na atual temporada. A primeira, dia 20 de junho, no Ponta Grossa Golf Clube, em Ponta Grossa (PR); a segunda, dia 25 de julho, no Clube Curitibano, em Curitiba (PR); a terceira, dia 8 de agosto, no Maringá Golf Club, em Maringá (PR); a quarta, de 4 a 5 de setembro, no Joinville Golf & Country Club, em Joinville (SC). A grande final está marcada para dezembro, de 2 a 5, no Iberostar Praia do Fort Golf Club, na Bahia (BA).

O  torneio será disputado em duas categorias: duplas casais e duplas livres, com hcp índex de 0 a 32,9, cada jogador jogará com seu hcp com o corte de 20% do mesmo. A modalidade de jogo será Stroke Play – Best Ball da dupla net. Em caso de empate será considerada vencedora a dupla que possuir a soma de menor hcp. Caso ainda ocorra o empate, serão considerados os últimos 9 – 6 – 3 buracos até o desempate. Persistindo o empate, sorteio.

A pontuação será do primeiro ao décimo colocado, nas 4 etapas. Confira: 1º= 25 pontos, 2º= 20 pontos, 3º= 15 pontos, 4º= 12 pontos, 5º= 10 pontos, 6º= 8 pontos, 7º= 6 pontos, 8º= 4 pontos, 9º= 3 pontos e 10º= 2 pontos. 1° = 25 pontos.
Na final, a pontuação será assim: 1.° = 38 pontos, 2.° = 30 pontos, 3.° = 23 pontos, 4.° = 18 pontos, 5.° = 15 pontos, 6.° = 12 pontos, 7.° = 9 pontos, 8.° = 6 pontos, 9.° = 5 pontos e 10.° = 3 pontos. Todos os participantes receberão 3 pontos adicionais por participação em cada etapa. Premiação: 1º- 2ºe 3ºem cada etapa. Na final receberão prêmios o 1º- 2ºe 3ºlugares. A taxa de inscrição será cobrada pelo clube que estiver abrigando a etapa.


Strokes


* Novidades – O Alphaville Graciosa elegeu no dia 24, em Assembléia Geral, o Conselho Diretor do clube para o biênio 2010/2011.  O presidente é Yoshihiro Miymaura e o  capitão de golfe, Sakae Tamura.

* Participem – Ganhou data a Taça Mensal de maio do Clube Curitibano: dia 22 (sábado). No feminino estarão em ação atletas das categorias scratch, índex até 17,9, índex 18,0 a 26,7 e índex 26,8 ou acima. No masculino, as categorias vigentes são scratch, índex até 8,4, índex 8,5 a 14,0, índex 14,1 a 22,1 e índex 22,2 ou acima. Prêmios especiais: Melhor Approach e Melhor Drive (masculino/feminino), Melhor Net Juvenil, Melhor Net Sênior, Melhor Net Pré-Sênior (masculino) / Melhor Net Super-Sênior (masculino).

* Rio de Janeiro (RJ) – Entre 28 e 30 deste mês, o Itanhangá Golf Club será palco da segunda edição do HSBC LPGA Brasil Cup, um torneio que faz parte do LPGA Tour (Ladies Professional Golf Association, ou Associação Feminina das Profissionais de Golfe, sediada nos EUA) e distribuirá US$ 700 mil em prêmios. Além de  contar com a participação de 27 das melhores jogadoras do mundo, o torneio contará com atletas da Argentina, do Paraguai, da Colômbia e do Chile. A brasileira Ângela Park (67.ª do ranking feminino mundial), vice-campeã em 2007 e terceira colocada em 2008 no US Women´s Open de 2007, um dos torneios que compõem o Grand Slam do golfe feminino, irá jogar. O HSBC LPGA Brasil Cup será disputado em 36 buracos. O público terá acesso aos dois dias de competição mediante apresentação de documento de identidade na entrada do clube. O Pro-Am ocorrerá na véspera da competição principal, reunindo jogadoras, convidados e celebridades.
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados