09/03/2023
Festa de aniversário teve AGO com recorde de participantes, jogo e muitas homenagens
Ademir Mazon, Mauro Batista, Antônio Padula, Luiz Arthur Filho, Álvaro Almeida e Manuel Gama. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
A Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) comemorou, no dia 8 de março, seu aniversário de 50 anos, com uma intensa programação no São Fernando Golf Club, em Cotia, que começou com a 102ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade com recorde de 26 clube participantes, continuou com o Torneio dos Presidentes e terminou com a entrega de prêmios da competição e com uma série de homenagens a pessoas que ajudaram a escrever a história da entidade nessas cinco décadas.
Veja as fotos da premiação e das homenagens
Aguarde álbum de fotos completo neste mesmo link
O dia começou com a AGO, onde depois da aprovação das contas da entidade, por aclamação, foi apresentado o planejamento estratégico da FPGolfe para os próximos 10 anos, tomando como base o Censo do Golfe Brasileiro, recém-concluído e em fase de tabulação, e uma pesquisa qualitativa e quantitativa com destacados membros da comunidade do golfe, feita pela Kaiser Associates, empresa de renome mundial com escritórios em Washington e Londres, com o objetivo de ajudar os dirigente da FPGolfe a tomar decisões estratégicas e operacionais que ajudem a transformar seus desafios mais difíceis em oportunidades de produtividade e crescimento.
Novidades – Ademir Mazon, presidente da FPGolfe no triênio de 2020 a 2022 e recém-eleito, junto com sua diretoria, para mais três anos à frente da maior federação do golfe brasileiro, inicialmente apresentou números que mostram como seus dois centros de golfe, o Honda Golf Center, seu campo executivo de nove buracos, iluminado, integrando um completo centro de treinamento, em São Paulo; e Sapezal Golfe Clube, o campo oficial da entidade, em Indaiatuba, tornaram-se autossustentáveis, gerando lucros que estão sendo revertidos para melhorias nesses locais.
A diretoria da FPGolfe aproveitou ainda para apresentar uma novidade que promete ser um divisor de águas do golfe de São Paulo e do Brasil: uma parceria com a Toptracer, tecnologia de rastreamento de bolas que mudou a forma como se vê golfe na televisão, agora revolucionando driving ranges de todo o mundo ao tornar a experiência nesses locais em mais do que um treino: uma diversão para grupos de amigos, permitindo formas de jogo e competição que lembram o sucesso conseguido em pistas de boliche em todo o mundo. Em breve, essa tecnologia estará disponível tanto no Honda Golf Center como no Sapezal.
Planejamento – A chegada do Toptracer a São Paulo já faz parte do planejamento estratégico para os próximos dez anos, partindo de uma mudança na forma de entender o público-alvo do esporte, que em vez de serem os clubes e os golfistas existentes, passa a ser os potenciais jogadores e apreciadores do golfe, ou seja, a grande maioria da população.
Esse planejamento que será implementado aos poucos passa por dois pilares básicos. Primeira a acessibilidade ao esporte, visto como algo seletivo e elitizado, ou como a pesquisa detectou na visão de muita gente: um esporte cercado por muros altos e inacessível. Depois pela visibilidade, ampliando os esforços já existentes de divulgação por todos os tipos de mídia, mas também criando outras formas de levar o golfe à população e criar uma demanda por ele que hoje não existe.
Torneio dos Presidentes – Mais de 70 golfistas prestigiaram o Torneio dos Presidentes de 2023, dividido em três categorias. Na classificação exclusiva de presidentes de clubes, Rodrigo Somlo, do São Fernando, anfitrião do evento, ganhou o prêmio de melhor gross, com 82 tacadas. Já os prêmios para os dois melhores resultados net foram para José Atílio Gazola, da Associação Esportiva São José, vencedor com 72 tacadas, seguido por Jorge Ogawa, do Arujá, segundo colocado, com 74.
No torneio dos convidados, Amaro Konno, do Arujá, foi o campeão gross com 74 tacadas. Serginério Vanderlinde, do Riacho Grande, ganhou com o melhor net, com 68 tacadas, mesmo resultado do André Silveira, do Lago Azul, que foi o vice nos critérios de desempate. Na competição feminina, disputada justamente no Dia Internacional das Mulheres (8 de março), Letícia Mont Serrat Colombo, do Paulistano, foi campeã gross, com 81 tacadas. Os prêmios de melhores net foram para Adriana Marins, do Clube de Campo, com 70, seguida por Elisabeth Tatsumi, do Arujá, com 71.
Homenagens – O torneio terminou com várias homenagens, a começar pelo clubes fundadores presentes da reunião de 8 de março de 1973. O Guarapiranga, o Clube de Campo, o São Paulo e o São Fernando, que estão recebendo a festa de aniversário em rodízio, sendo que a próxima já está marcada para 8 de março de 2024, no Clube de Campo.
Os demais clubes fundadores – Guarujá, PL, Internacional, Clube de Golfe de Campinas, Santos, Bastos, Arujá e Santa Rita (hoje São José) – também foram homenageados. Ademir Mazon agradeceu ainda a presença dos representantes dos demais clubes, da Confederação Brasileira de Golfe, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), da Associação Brasileira Feminina de Golfe, e dos demais membros do Diretoria da FPGolfe, incluindo vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Conselho Consultivo.
Ex-presidentes – Foram homenageados ainda, “em memória”, os primeiros presidentes da FPGolfe, já falecidos, Gilberto Pereira do Valle, Augusto de Pádua Soares, Waldir Ribeiro de Lima, Luis Simizi e Yoshito Nomura. Cinco dos seis ex-presidentes compareceram ao evento e receberam placas alusivas: Adauto Kiyota, Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, Álvaro Almeida, João Manuel Nunes Taveira da Gama e Antônio Carlos Padula. Ficou faltando apenas Marcio Mendes de Melo, que não pode estar presente.
Mauro Batista, diretor executivo da FPGolfe, foi homenageado junto com os presidentes por seus 45 anos trabalhando na entidade. Jogadores históricos da FPGolfe também receberam placas alusivas: Maria Alice Gonzalez, Richard Conolly, e Roberto Gomez. Outra placa foi entregue para o jornalista Ricardo Fonseca, hoje editor do portal GolfeNews e do programa semanal The Golf Brasil, do BandSports, por seu incansável trabalho de divulgação do golfe nas últimas décadas.
Patrocinadores – Foram homenageados ainda os patrocinadores da FPGolfe, a começar pela Honda Automóveis do Brasil, que detém o Naming Rights, do Honda Golf Center, o centro esportivo da entidade, além da Mazars, representada por Uipiquer dos Santos; Raphael de Luca, da Copa Airlines; Mario Fang, da Avant; e Patrícia Tavares, da Kaiser Associates Latino América.
Outras homenagens foram feitas aos principais agentes das ações beneficentes, o Golfe Solidário Brasil, classificatório para o Latino Americano de Golfe, através de Gabriela Marques, da União BR, parceira da FPGolfe nessas iniciativas, e Alexandre Shayeb, presidente do Bauru Golf Clube, que por dois anos seguintes foi o filiado que mais arrecadou cestas básicas doadas para o Golfe Solidário.
Mulheres – Como a FPGolfe foi fundada no dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, todas as jogadoras e convidadas presentes foram homenageadas com a entrega de buquês de flores. No final, a Copa Airlines sorteou uma passagem aérea de ida e volta para qualquer destino que a empresa voe nas Américas.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
11/09/2024
11/09/2024
11/09/2024
10/09/2024
10/09/2024
09/09/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados