Honda Open – Aberto do Damha – Andrey Borges joga quatro abaixo e lidera por uma

22/09/2023

Igor e Negrini, do Damha, completam pelotão para o segundo dia do torneio do ranking mundial

Andrey (acima) e Negrini (abaixo): números 1 e 3 do Brasil voltam a jogar juntos no segundo dia. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria

Andrey Borges, o número 1 do Brasil, abriu e fechou o dia com bogeys, mas fez sete birdies e mais um bogey no restante do campo, para jogar 68 tacadas, quatro abaixo do par, e assumir a liderança isolada do 15º Honda Open – Aberto do Damha Golf Club – 2023, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 22 de setembro, em São Carlos (SP), valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o ranking nacional. O torneio reúne ainda homens e mulheres de handicaps mais altos, que competem por pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Andrey, gaúcho que defende o Clube de Golfe de Brasília e é o brasileiro mais bem classificado do WAGR, chegou com um dos favoritos ao título. Ele conta que sentiu o calor que chegou a 35º C à tarde, com tempo abafado, mas que o fato de estar sediado em Brasília não o prejudicou tanto, pois o deixou acostumado a competir com temperaturas elevadas e com a baixa umidade relativa do ar característica do Planalto Central. Mas, depois do bogey no 1, onde errou a raia, ele só devolveu tacadas em dois dos quatro buracos finais: no 15, onde errou a tacada inicial, e no 18, onde não saltou o par da banca.

Surpresa – A grande e boa surpresa do dia foi Igor Cruz, jogador revelado no Damha, voltando a jogar após quatro anos afastado do golfe. Com apoio de sócios do clube ele voltou a jogar pelo Damha, treinou apenas nos dois finais de semana anteriores e ainda assim estreou em segundo lugar, com 69 tacadas, três abaixo do par. Igor fez cinco birdies e apenas dois bogeys, incluindo o do buraco final, ambos em greens de três putts.

Quem não teve a estreia esperada foi Marcos Negrini, outra revelação do Damha, número 3 do ranking nacional e terceiro melhor brasileiro do WAGR, que venceu quatro das 14 edições anteriores do torneio. Negrini diz que não bateu bem na bola e estava sem confiança nos putts, mas fez seis birdies para jogar 70, duas abaixo, e terminar em terceiro lugar. Negrini fez quatro bogeys, sendo um da banda no 8 e outro com três putts no 10.

Mais destaques – Alessandro Melle, do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, chegou a estar duas abaixo na rodada, mas fechou o dia com dois bogeys nos três buracos finais para jogar 70, o par do campo, e terminar o dia em quarto lugar. Jocimario Souza, do Santa Mônica, veio a seguir, com 73, seguido por dois jogadores empatados em sexto com 75: Jair Benke Junior, do Pine Hill, e Rafael Bernardi, de Ponta Grossa.

Na classificação por handicaps até 8,5, Igor lidera com 66 tacadas, seis abaixo, seguido por Felipe Cobra, do Anexo Golf, com 69; e por Jocimario e Melle, com 70. Na 8,6 a 14, o líder, com 71 tacadas, uma abaixo, é Ademir Mazon, do Sapezal, e presidente da FPGolfe. Almir Oliveira, do Damha, vem em segundo, com 73, seguido por dois jogadores com 74: Emiliano Saran, do Damha, e Jose Magalhães, de Brasília.

Outros líderes – Na 14,1 a 19,4, Delpho Pelosini, do Guarujá, lidera com 66 tacadas, seguido por Tabajara Zuniga, do Santos São Vicente, com 69, e por dois jogadores com 73: Jair Carmona, do Vila da Mata, e  Gabriel Tizziotti, do Damha. E na 19,5 a 25,7, Alexandre Oliveira, de Brasília, lidera com 68, seguido por Constantino Ajimasto Junior, o Grego, do Damha, presidente da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior), e por dois jogadores com 74: Mauro Avila, de Goiânia, e Marcelo Vergel, do Sapezal.

No feminino, em categoria única até 25,7, Andrea Adati, do São Francisco, lidera com 76 tacadas. Ioma de Carvalho, do Gavea Golf, vem em segundo, com 81, seguida por Paula Oishi Cruz, do Vila da Mata. Neste sábado será disputada a segunda das três rodadas e haverá cortes em todas as categorias, classificando apenas os melhores para a volta final, domingo.

Festa – O Aberto do Damha de 2023 está sendo considerado o mais animado em muitos anos, com todos elogiando tanto o campo como a parte social, que envolveu serviço de alimentação do amanhecer até a madrugada, Open Bar com bebidas para todos os gostos e shows de música ao vivo, no palco em frente à ampla e confortável sede do clube.

Nesta sexta-feira houve rodada dupla. Apresentaram-se David Tanganelli, no começo da tarde, e Mateus Rott, à noite, com um repertório dos maiores sucessos da música country americana, incluindo artistas como Garth Brooks, Alan Jackson, George Strait, Elvis Presley e Shania Twain, além de versões em estilo country de grandes clássicos do rock internacional.

Patrocinadores O 15º Honda Open –Aberto do Damha Golf Club – 2023 tem Naming Rights de Honda e patrocínios de Innova Petroquímica e Nilo & Almeida Advogados Associados; além de DS Joalheria e DMC, Grupo Muzika, Radio Club, Saran Consulting, Sumaré Leilões, Maria Aires, Óticas Carol e Mormai.

Patrocinam ainda o evento Inove Transformadores, Águas da Prata, MUUV, Letti, Teedwork e Global Export e Parceiros. São Carlos Marklin Suítes e Nacional Inn são os hotéis oficiais. A organização é do Damha Golf Club, com supervisão do WAGR (Ranking Mundial Amador de Golfe), Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados