Interclubes Scratch de SP: São Paulo e São Fernando decidem, dias 10 e 17/12, o título de 2023

30/11/2023

Finalistas derrotaram Bastos e Ipê, respectivamente, nas semifinais, em jogos de ida e volta

O São Paulo Golf Club, da capital paulista, e o São Fernando Golf Club, de Cotia, decidirão o título do 32º Interclubes Scratch Masculino do Estado de São Paulo – 2023, em jogos de ida e volta, dias 10 e 17 de dezembro. Por ter sido o campeão de 2022, o São Paulo tem o mando, ou seja, joga primeiro em Cotia, e depois decide o título em casa.

São Paulo x São Fernando é um clássico do Interclubes Scratch. Os dois clubes, venceram as quatro últimas edições do torneio e foram campeão ou vice nas oito edições disputadas desde 2013. Começando em 2015 os dois clubes estiveram juntos no pódio cinco vezes, com três vitórias do São Paulo (2015, 2019 e 2022) e duas do São Fernando (2021 e 2018).

Histórico – O torneio não foi jogado em 2020 por causa da pandemia e, em 2016 e 2017, o Damha foi campeão, nas duas vezes derrotando o São Paulo. O time da capital paulista foi primeiro ou segundo colocado nas sete últimas edições do Interclubes Scratch. O outro único vice-campeão do torneio foi o Ipê Golf Club, de Ribeirão Preto, que perdeu a final do ano passado para o São Paulo.

Até 2019 a disputa do interclubes scratch era feita dois dias, em jogos de duplas e individuais, com descarte dos piores resultados e somatória de tacadas, e ainda havia duas divisões, com acesso e descenso. A partir de 2021, o torneio passou a ser de match play eliminatório, a partir das oitavas de final ou quartas de final, dependendo do número de participantes, com um jogo de duplas best ball e quatro individuais, em confrontos de ida e volta.

São Paulo – O São Paulo não teve uma vitória fácil. No jogo de ida perdeu em Bastos por 3 x 2 sendo que o jogo de duplas vencido pelo São Paulo, com Thomas Mantovanini e Guilherme Redher, só foi decidido no 18 (1 up). Pepê da Costa Lima (6&5) fez o outro ponto. Bastos marcou com Diego Uemura (4&3), Guilherme Yoshikawa (4&3) e Leo Yoshikawa (4&3).

No jogo de volta, em Santo Amaro, o São Paulo venceu por 4 x 1, com os pontos conquistados pela dupla de Mariano Barreto e Herbert Gauss, e por três jogos individuais de Pepê, Felipe Almeida e Luis Augusto Pereira. Diego Uemura fez o único ponto de Bastos. Na soma dos dois dias, o São Paulo se classificou por 6 x 4.

São Fernando – Na outra semifinal, o São Fernando fez o jogo de ida em casa e venceu por 5 x 0, complicando as coisas para o Ipê, que mandaria o jogo de volta. Os cinco pontos foram conquistados pela dupla de David Somlo e Marcos Tomasi (5&4), e nos jogos individuais com Felipe Shuter (5&4), Alex Hirai (3&2), Matheus Martinelli (1 up) e Leonardo Dale (5&4).

No jogo de volta, em Ribeirão Preto, o Ipê venceu os quatro primeiros jogos do dia com a dupla Thiago Sandoval e Henrique Carvalho (2&1), Rafael Lian (4&3), Matheus Castelli (1 up) e Renato Nehemy (3&2). Coube a Alex Hirai fazer o ponto decisivo para o São Fernando, no último buraco do último jogo (1up), com placar do dia de 4 x 1 para o Ipê, mas com o São Fernando se classificando por 6 x 4 na soma dos dois dias.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados