Jogos de Tóquio: golfe feminino começa na 3ª feira, com TV, e melhores do mundo em campo

02/08/2021

EUA e Coréia terão quatro jogadores cada. Todas as Top 12 do ranking mundial jogam no Japão

Sede do Kasumigaseki Country Club com os aneis olímpicos; Foto: Ben Jared/PGA Tour/IGF)

por | Ricardo Fonseca

Desde o retorno do golfe, em 2016, as melhores profissionais do mundo vêm levando os Jogos Olímpicos muito mais a sério que os homens, como prova a fortíssima lista de jogadoras que disputa as medalhas de ouro, prata e bronze de quarta a sábado desta semana, 4 a 7 de agosto, no mesmo East Course do Kasumigaseki Country Club que recebeu a competição masculina até domingo. Para os brasileiros, o golfe começa nesta terça-feira, 3 de agosto, às 19h30, quando serão 7h30 de quarta-feira em Tóquio. O campo continua com par 71, mas 6.648 jardas, 800 jardas mais curto do que para os homens.

Estados Unidos e Coréia foram os dois países que puderam aproveitar a regra de poder levar até quatro jogadores cada desde que todas estivessem entre os 15 primeiras do ranking mundial (fora disso o limite é de duas jogadoras por país). Assim, os EUA terão a número 1 do mundo, Nelly Korda, Danielle Kang (5ª do ranking), Lexi Thompson (12ª) e Jessica Korda (15ª), a irmã de Nelly.

Top 12 em campo – Já a Coréia terá as número 2, 3, 4 e 6 do mundo, pela ordem Jin Young Ko, In Bee Park, Sei Young Kim e Hyo-Joo Kim. Também jogam a australiana Minjee Lee (7º do ranking), e a canadense Brooke Henderson (8ª) a filipina Yuka Saso (9º), a neozelandesa Lydia Ko (10º) e a japonesa Nasa Hataoka (11º) ou seja, todas as Top 12 do mundo! E todas as medalhistas do Rio 2016 voltam aos Jogos Olímpicos: Inbee Park (ouro), Lydia Ko (prata) e Shanshan Feng, da China (bronze).

Assim como no masculino, desta vez não haverá nenhuma brasileira em campo. Mas serão cinco as latino-americanas, incluindo as sul-americanas Magdalena Simmermacher, da Argentina, e Mariajo Uribe, da Colômbia. Os demais são as mexicanas Maria Fassi e Gaby Lopez, e a porto-riquenha Maria Torres. A África terá apenas uma jogadora, Maha Haddioui, de Marrocos. Todos os continentes estarão representados.

As golfistas levam os Jogos Olímpicos tão a sério que Gaby Lopez deixou de jogar o Evian, um dos majors do golfe feminino, para estar em Tóquio para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, onde carregou a bandeira mexicana, e e conviver com os demais atletas na Vila Olímpica. As quatro ganhadoras de majors de 2021 também participarão: Patty Tavatanakit, da Tailândia (ANA Inspiration), Yuka Saso (US Women’s Open), Nelly Korda (KPMG Women’s PGA Championship), e Minjee Lee (Evian Championship).

TV ao vivo – A SporTV transmite o golfe feminino dos Jogos de Tóquio ao vivo, em uma das dezenas de canais extras, quase um por esporte, criados em todas os canais a cabo por assinatura. Na Net é o canal 925; na Vivo o 929. Claro também mostra. Já a Sky, por satélite, não tem esses canais. O Golf Channel dos EUA também mostra, o Golf Channel Latino América não. O jogo feminino começa às 7h30 de quarta-feira, ou 19h30 desta terça-feira, no Brasil. Todas as demais rodadas serão no mesmo horário.

Veja os horários de saída

https://olympics.com/tokyo-2020/olympic-games/resOG2020-/pdf/OG2020-/GLF/OG2020-_GLF_C51A2_GLFWSTROKE————FNL-000100–.pdf

Recorde – O recorde olímpico feminino para 72 buracos é de Inbee Park, que venceu no Rio de Janeiro, em 2016, com 268 tacadas, 16 abaixo do par (três voltas de 66), o mesmo total que deu o ouro ao inglês Justin Rose. O recorde para 18 buracos é de 62 tacadas (-9) da russa Maria Verchenova (rodada final de 2016).

No masculino os dois recordes de 2016 foram batidos em Tóquio. O americano Xander Schauffele venceu com 266 (18 abaixo), melhorando a marca para 72 buracos em duas tacadas, enquanto o eslovaco Rory Sabbatini melhorava o recorde olímpico para 18 buracos em duas tacadas, ao jogar 61, 10 abaixo, na rodada final.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Jogos de Tóquio: Nelly Korda leva susto, mas vence por uma e dá aos EUA seu segundo ouro no golfe


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados