Professor da Academia GolfRange encerra ciclo de palestras

14/10/2015


Aroni, especialista em Psicologia do Esporte, é atração no Programa de Treinamento de Profissionais de Golfe, da CBG


Aroni: tecnologia de ponta  a serviço da Psicologia do Esporte aplicada ao golfe e suas situações de estresse
Aroni: tecnologia de ponta  a serviço da Psicologia do Esporte aplicada ao golfe e suas situações de estresse

por: Ricardo Fonseca

O professor André Aroni, da Academia GolfRange Campinas (AGRC), um dos raros profissionais do país especializado em Psicologia do Esporte voltada para o golfe, fará a palestra final do III Programa de Treinamento de Profissionais de Golfe, que a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) está organizando esta semana na sede da Federação Paulista de Golfe (FPG), em São Paulo. Aroni é especializado em fisiologia do exercício e Mestre em Psicologia do Esporte, e está fazendo doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Florida State University e UNESP, tendo como tese a Adaptação de Jogadores de Golfe às Situações de Estresse Competitivo.

Na palestra desta quinta-feira, a partir das 15h45, na FPG, Aroni vai falar sobre técnicas para que os jogadores de golfe possam superar situações de estresse competitivo. “Existem marcadores do estresse, como mudanças no ritmo de respiração, frequência cardíaca e transpiração, por exemplo, que são respostas fisiológicas a sentimentos com frustração e ansiedade comuns no golfe competitivo” explica. Aroni teve a oportunidade de intensificar o estudo sobre o estresse no esporte trabalhando por dez meses com a equipe de golfe da Florida State University, uma das melhores dos EUA e finalista da NCAA na última temporada.

O curso contou ainda com palestras do profissional irlandês David Kearney que falou sobre o voo da bola e suas características; com o argentino Santiago Garat, professor da Escola de Golfe de Associação Argentina, discorrendo sobre técnicas de putt; com o preparador físico da CBG, Paulo Mazzeu, falando sobre prevenção de lesões; com o
ex-piloto Mário Romancini, especialista em gestão de carreiras de jovens talentos; Nico Barcellos, diretor técnico da CBG; e Vinicius Muller e Luiz Felipe Miyamura, professores regionais da CBG.

Marcadores do estresse – De volta ao Brasil para continuar seus estudos, Aroni tem a oportunidade de medir na prática os marcares do estresse competitivo utilizado com seus alunos um dos equipamentos de alta tecnologia disponíveis no Performance Center da Academia GolfRange Campinas, onde dá aulas: o NeXus 10 (Neuro e Biofeedback). Com base nos dados desse equipamento é possível programar treinos utilizando diferentes métodos de conscientização e relaxamento, como por exemplo, técnicas musculares e respiratórias.

“Essa tecnologia nos dá uma série de medidas como frequência cardíaca, temperatura corporal periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral, que são monitoradas durante situações de elevado estresse competitivo”, explica Aroni, que é ainda professor da Metrocamp, faculdade de Campinas que integra o Grupo Ibmec Educacional, com unidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal e que está entre os principais do país.

Importância – Aroni explica que no golfe do Brasil ainda se dá pouca importância à preparação psicológica dos golfistas, privilegiando-se quase que exclusivamente a preparação técnica. “O tempo gasto em treinamento psicológico do Brasil não chega a 4% do total, enquanto nos EUA, por exemplo, ele pode ser de até 25%”, conta o professor de 34 anos, que vem tendo grande sucesso com seus alunos golfistas graças aos resultados positivos obtidos treinamento psicológico da equipe da Academia GolfRange Campinas e alunos avulsos.

O NeXus 10 (Neuro e Biofeedback), assim como os demais equipamentos de alta tecnologia do Performance Center da Academia GolfRange Campinas (TrackMan III Pro, SAM PuttLab e K-Vest 3D Biofeedback Analysis) podem ser utilizados por qualquer golfista, com a orientação de Aroni e outro profissionais especializados. Para conhecer mais sobre a Academia GolfRange Campinas, se associar com direito a tirar handicap pela AGRC, marcar aulas ou mesmo treinar em seu driving range e campo executivo com nove buracos de par 3, visite o site: www.academiagolf.com.br.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados