Profissionais: Rodrigo vence com 23 abaixo e bate recorde brasileiro

29/11/2015


Stapff foi o vice, seguido por Barcellos, ambos da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe


Rodrigo Lee: vitória no Curitibano para assumir a liderança do ranking brasileiro profissional
Rodrigo Lee: vitória no Curitibano para assumir a liderança do ranking brasileiro profissional. Foto: Gustavo Garrett

por: Ricardo Fonseca

O paulista Rodrigo Lee bateu o recorde brasileiro para torneios de 54 buracos ao somar 23 abaixo e ser campeão da etapa do Paraná do Circuito Brasileiro de Golfe Profissional encerrada neste sábado, no Clube Curitibano, em Quatro Barras. O recorde anterior de 18 abaixo do par em 54 buracos havia sido estabelecido por Philippe Gasnier ao vencer a etapa carioca do extinto Diners Tour, no Itanhangá, no Rio, em junho de 2003. Pedro Nagayama, do São Fernando igualou a marca de Gasnier em abril deste ano, recorde brasileiro para amadores, ao vencer com 18 abaixo a quarta etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, disputada no Goiânia Golfe Clube, em Goiânia (GO).

Rodrigo, que joga com patrocínio da Honey Tex e apoio do Guarapiranga, fez 25 birdies – outro recorde nacional em três dias de golfe -, e dois bogeys para vencer com 193 (65-68-65) tacadas, 23 abaixo, no campo de 6.606 jardas e par 72 do Curitibano, considerado fácil, com rating de 70.5 e slope de 127. Em sua vitória, Gasnier fez 21 birdies e três bogeys, enquanto Nagayama fez dois eagles e 19 birdies, um duplo bogey e três bogeys. Esse foi o terceiro, mas o principal título de Rodrigo Lee no Brasil que já havia vencido a etapa do Pine Hill do Mini Tour, em maio de 2014, e o 4º L`Occitane Golfe Open, na Bahia, em março deste ano.

PGA Tour LA –
Para Rodrigo, que acaba de perder o cartão do PGA Tour Latinoamérica, a vitória não poderia vir em melhor hora, uma vez que a etapa do Paraná valeu como seletiva para a final da Série de Desenvolvimento, que vai ser jogada dentro de duas semanas, de 10 a 13 de dezembro, em Quito, no Equador. A Série de Desenvolvimento vai dar 15 cartões para o PGA Tour LA de 2016, sendo cinco para todo o ano, cinco isentos de re-ranking no primeiro semestre e cinco condicionais.

Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, que é membro do PGA Tour LA, já garantiu seu cartão para 2016 e está entre os 60 finalistas do PGA Tour LA Championship da próxima semana, foi o vice-campeão com 203 (66-68-69) tacadas, 13 abaixo. Rafa Barcellos, outro membro da equipe YKP/Azeite 1492 terminou em terceiro, com 207 (67-70-70) tacadas, empatado com Marcos Silva, do Paraná, patrocinado pela Bueno Wines (66-72-69). Rafa Becker, líder do primeiro dia, foi o quinto colocado com 208 (65-69-74), oito abaixo.

Série de Desenvolvimento – Além de Rodrigo, Barcellos e Marcos Silva ganharam o direito de jogar na final da Série de Desenvolvimento. Stapff, que já tem o cartão, e Becker, que já estava garantido no torneio por ter terminado da 61ª à 70ª colocação do PGA Tour LA, também estão entre os classificados para jogar no Equador. A final da série de Desenvolvimento vai pagar US$ 50 mil em prêmios (aproximadamente R$ 193 mil) em prêmios. Em 2013 Becker ganhou seu cartão para o PGA Tour LA ao ficar em quinto na Série de Desenvolvimento (ganha por Felipe Navarro), o que lhe permitiu estrear no circuito latino em 2014 e, em seguida, vencer o Aberto do Brasil.

O melhor estrangeiro do torneio foi o argentino Alan Wagner, que somou sete abaixo e terminou empatado em sétimo com Pablo de la Rua. O alemão radicado no Brasil Alexander Korioth ficou sozinho em oitavo, com cinco abaixo, enquanto cinco jogadores empatavam em nono com quatro abaixo: o boliviano Jorge Salvatierra; o           sênior Acácio Jorge Pedro; Tiago Silva; e Odair de Lima e Rogerio Bernardo, que já foram membros do PGA Tour LA.

Confira a classificação de outros destaques do evento: 14º Ronaldo Francisco (-3); 16º Patricio Salem, do Peru (-2); 18º Philippe Gasnier (par); 20º Felipe Navarro (+1); e 21º Pedro Ramos (+3), único amador a passar o corte entre os 28 finalistas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Golfe e Música em Trancoso: reserve já e não perca os mais concorridos torneios do ano

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados