Torneio ABGS do Lago Azul: Doug vence pela quinta vez no ano e amplia vantagem no ranking

03/10/2022

Paul, vice no scratch, lidera ranking por handicap. Carbonel vence entre os pré-seniores

Douglas Black, o Doug, do Sapezal, virou o jogo nos nove buracos finais para ser o campeão scratch do 12º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Lago Azul Golf Clube e conquistar seu quinto título do ano, dia 29 de setembro, em Araçoiaba da Serra (SP). O torneio valeu também como sétima rodada do Interclubes Sênior de São Paulo e para os rankings scratch sênior e pré-sênior da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Paulo O’Doherty, do São Paulo, saiu na frente ao jogar 38 tacadas, duas acima do par, no primeiros nove buracos, uma tacada à frente de Doug, que fez dois duplos bogeys nos pares 3 dessa primeira metade do campo e jogou 39. Luiz Vasconcelos, o Lula, do Santapazienza, vinha logo atrás, com 40 tacadas

Virada – Mas Doug reagiu com birdie no buraco 10, seguido de três bons pares, para chegar ao tee do 14 vencendo uma tacada à frente de Paul. Ambos erraram putts de dois metros no 15. Após empate entre eles no 16, Doug embocou um putt de 5 metros para birdie no 17 e chegar ao buraco final vencendo por duas e vencer com 76 (39-37) tacadas, quatro acima. Paul, que fechou o dia com cinco bogeys seguidos, foi vice-campeão com 79 (38-41).

Veja as fotos da premiação

Lula não foi bem no final, e por pouco não perde o terceiro lugar, depois de terminar com 85 (40-45) tacadas. Ele foi seguido de perto por Ramiro Yabumoto, do Arujá, terminou em quarto, com 86 (45-41) tacadas, empatado com Shozo Karasawa, do Vista Verde (42-44). Ademir Mazon, do Sapezal, presidente da FPGolfe, ficou a seguir, com 87 (40-47), enquanto Lyn Ahn, do Guarapiranga, era o último a quebrar as 90 tacadas, ao jogar 89 (42-47).

Rankings – Doug, que venceu três torneios de dois dias (15 pontos cada) e dois de um dia (10 pontos), soma agora, após os descartes, 122 pontos, contra 111 de Paul, restando três torneios até o final da temporada. Para virar o placar, Paul precisa vencer no Arujá, nesta semana, e no PL, além de terminar pelo menos em segundo no Brasileiro Sênior, no Rio, de três dias, que conta pontos em dobro, 20 para o campeão, com Doug ficando do quarto lugar em diante. Mario Ghisalberti, do Japy, que jogou gripado e não terminou o torneio do Lago Azul, vem distante em terceiro, com 91 pontos.

No ranking por handicap índex até 14, no entanto, Paul é o líder, com 76 pontos, contra 73 de Doug e 72 de Ghisalberti, e nada está definido. Os demais rankings atualizados você confere no site da ABGS. Os campeões das 11 categorias que compõem o Ranking ABGS 2022, da Associação Brasileira de Golfe Sênior, ganharão como prêmio a isenção total da anuidade de 2023. Além disso, os que terminaram em segundo e terceiro lugares nos rankings de suas categorias, ganharão descontos de 50% e 25%, respectivamente, na anuidade do ano seguinte.

Mais seniores – Na classificação por handicaps índex até 14, Ramiro Yabumoto venceu com 73 tacadas, seguido por Ademir Mazon, o vice-campeão, com 74. Paulo O’Doherty levou o troféu de terceiro lugar, com 76. Na 14,1 a 23, Francisco Matarazzo, do São Francisco, venceu com 70 tacadas, melhor net sênior do torneio, seguido por Rodolfo Santos, do São Paulo, com 77, e por Richard Whitte, do Clube de Golfe de Campinas, que também jogou 77, mas ficou com o troféu de terceiro lugar nos critérios de desempate.

Na 23,1 a 32, disputada no sistema stableford, o campeão foi Umberto Facchinei, do Imperial, com 37 pontos, seguido por Jose Aparecido dos Santos, com 32, e por Sérgio Kurita, do Arujá, com 31. Nas categorias por idade, também stableford, Lula venceu na 55 a 59 anos, com 31 pontos. Nas demais categorias os campeões foram Romeu Massonetto (60 a 65 anos), do Lago Azul, com 28 pontos; Seizo Yano (66 a 70 anos), do PL, com 31; Antônio Alvarenga (71 a 75 anos), do SPFCG, com 31; e Katsuji Sako (76 em diante), da Grama, com 24.

Mais premiados – Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), Rodrigo Carbonel, foi campeão scratch com 88 tacadas. Na pré-sênior até 32 venceu Carlos Eduardo Ramos, do Lago Azul, com 69 tacadas. No feminino scratch vitória de Luciana Yabumoto, do Arujá, com 101, enquanto Shigueko Sako, da Grama, vencia na até 32. Na categoria para convidados o campeão foi Rafael Bengla, do Lago Azul, com 72 net.

O torneio terminou com um almoço de confraternização e entrega de prêmios. Os troféus foram entregues por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, e Alfredo de Larrea, ex-diretor da ABGS para o Estado de São Paulo que retornou recentemente à entidade.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados