A luta não terminou: Rocha volta a campo para melhorar seu cartão para o Web Tour de 2016

07/12/2015

Brasileiro joga seletiva final, de quinta a domingo, em busca uma das 45 vagas com status pleno para próxima temporada

 

Rocha: mais um torneio decisivo esta semana, antes das férias e da pré- temporada de treinamento e mudanças para 2016

 

por: Ricardo Fonseca

Terminar em quarto lugar no ranking final do PGA Tour Latinoamérica de 2015 garantiu a Alexandre Rocha sua volta ao Web.com Tour, em 2016, mas com um cartão condicional, que o obrigaria a se submeter a todos as reclassificações periódicas junto com um grande grupo de jogadores com o mesmo status, para definir quem iria melhorar ou piorar sua prioridade de inscrição para os torneios seguintes. Jogar mal ou não passar o corte nos cinco primeiros torneios do ano pode significar entrar em poucos ou mesmo nenhum torneio de golfe do Web.com Tour de 2016.

Leia também:
Alexandre Rocha volta ao Web.com Tour e mira vaga nos Jogos do Rio 2016

É por isso que mesmo tendo cartões garantidos para o Web.com Tour, todos os Top 10 do PGA Tour LA vão exercer seu direito de jogar esta semana a final da Q-School, a terceira e última fase de seletivas para o circuito de acesso ao PGA Tour. Até mesmo o mexicano Rodolfo Cazaubon, o número 1 do circuito latino, que ganhou o único cartão com status pleno para o Web Tour, vai estar lá, tentando melhorar seu status dentro da própria categoria a que pertence, o que pode fazer a diferença nos maiores torneios do ano (exceto majors e série mundial).

Novidades – Há várias novidades para a final do Web.com Tour deste ano, que vai ser jogada de quinta a domingo nos campo Champion e Fazio do PGA National, em Palm Beach Gardens, na Flórida, a começar pela redução de seis para quatro rodadas. Desde que foi criado nos anos 60 para dar vagas ao PGA Tour, em algumas oportunidades a final do circuito chegou a ser jogada em oito rodadas – 148 buracos – como em 1973 e 9174, quando venceram Ben Crenshaw e Fuzzy Zoeller. De 1982 até o ano passado, cada final da Q-School teve 108 buracos (seis dias), incluindo em 2009 e 2010, quando Rocha classificou-se para o PGA Tour no ano seguinte.

Mas a partir de 2013 a Q-School passou a não dar mais vagas para o PGA Tour, e sim para o Web.com Tour, o dobro delas, 50, e não mais 25. Este ano, passam a ser 45 vagas para o Web.com Tour, e todas com cartão pleno para o circuito. Até 2014, a seletiva final distinguia em grupos de prioridade diferentes, o medalhista, os colocados de 2º a 10º e os de 11º a 45º e empatados. Agora estão todos entre os dez primeiros grupos de prioridade de inscrição, bem diferente dos colocados de segundo a quinto lugar no PGA Tour LA (e PGA China e PGA Canadá), que vão para o grupo 21, junto com os primeiros 25 jogadores que não mantiveram seus cartões em 2015.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados