Regras: entenda a penalidade que eliminou Tiger em Abu Dhabi

21/01/2013


Ele dropou uma bola enterrada na areia, perdeu duas tacadas e perdeu o corte por uma


Tiger: dropando a bola acreditando estar
Tiger: dropando a bola acreditando estar “through the green”, quando na verdade o solo era de areia

por: Ricardo Fonseca

A decisão de não chamar um árbitro quando encontrou sua bola enterrada na vegetação rasteira ao lado da raia do buraco 5 do Abu Dhabi Golf Club, um campo construído sobre o deserto, na sexta-feira, custou caro para Tiger Woods, que foi penalizado em duas tacadas por infração à regra, jogou voltas de 72 e 75 tacadas, e foi cortado por apenas uma tacada do Abu Dhabi HSBC Golf Championship, seu torneio de estreia na temporada de 2013. Tivesse declarado a bola injogável, Tiger pagaria apenas uma de penalidade e teria passado o corte raspando.

Foi um erro de desatenção, mas não um erro bobo, já que os outros jogadores e os próprios árbitros consideram que a situação onde sua bola estava enterrada pode levar a erros. Tiger foi punido por dropar a bola acreditando que procedia de acordo com a Regra 25-2 (Bola enterrada no seu próprio pique), quando na verdade estava infringindo o que ela determina.

Entendendo o caso – Pela Regra 25-2, “uma bola enterrada no solo em seu próprio pique, em qualquer área de grama cortada rente ao chão `através do campo` (through the green) pode ser levantada, limpa e dropada sem penalidade, tão perto quanto o possível de onde a bola se encontrava, mas não mais perto do buraco”. Mas em quase todos os circuitos profissionais, incluindo o Europeu, a bola é considera enterrada em seu próprio pique “através do campo”, sem necessidade de estar no corte de grama mais baixo ou igual do do fairway. Foi nisso que Tiger se baseou. O que ele não percebeu é que a área onde sua bola enterrou, apesar da vegetação, era de areia, o que fazia com que ela não se enquadrasse na definição de “através do campo”.

Andy McFee, árbitro do Tour Europeu, explica que “através do campo” refere-se a qualquer lugar do campo de golfe, menos nos hazards, mas adverte que o solo de areia não se aplica nesses casos, mesmo que tenha vegetação nele. Woods não se deu conta que o solo era de areia, perguntou a opinião do alemão Martin Kaymer, seu parceiro de jogo, que concordou que era caso de bola enterrada, com drope sem penalidade. Padraig Harrinton recebeu um drope free de um árbitro em Dubai, no ano passado, nas mesmas condições, mas o árbitro se corrigiu antes de a bola ser movida e dropada.

Tiger foi avisado alguns buracos depois que o caso, levado aos árbitros por pessoas do público, que foram perguntar o motivo do drope, estava sob investigação. Examinando o local, os árbitros determinaram que a bola estava enterrada na areia e que Woods teria duas tacadas de penalidade por um drope não permitido.

Moral da história: em caso de dúvida, chame sempre um árbitro, ou, na ausência ou demora de um, bata duas bolas, declarando antes qual você quer que valha, pois caso as duas sejam permitidas pelas regras, vai valer a que você escolhou.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados