4º Aberto do Anexo Golf: Reestreia de Herik Machado como amador é a grande atração em Avaré

15/03/2024

Nº 1 do Brasil de 2016 a 2018 virou profissional, jogou no PGA Tour LA, mas havia abandonado o golfe

Acima, Herik jogando no PGA Tour Latinoamérica, em 2019

A grande atração do 4º Aberto do Anexo Golf, que vai ser jogado neste final de semana, dias 16 e 17 de março, em Avaré (SP), é a reestreia do gaúcho Herik Machado como amador. Maior revelação do golfe brasileiro na década passada, quando foi o número 1 do Brasil por três anos seguidos, Herik virou profissional em 2019, jogou alguns torneios do PGA Tour Latinoamérica, passou três cortes, mas sem cartão para as temporadas seguintes, continuou participando de alguns torneios profissionais no Brasil até o final de 2021, quando parou com o golfe.

Agora, com o apoio da Inove, patrocinador de uma forte equipe no Damha Golf Club, que tem, entre outros, Marcos Negrini, número 3 do Brasil, Herik decidiu que era hora de voltar, recuperou seu status de amador e passou a treinar diariamente com muita garra e determinação. Herik pretendia reestrear no Aberto Bandeirantes, na próxima semana, no Quinta do Golfe, em São José do Rio Preto, válido para o ranking mundial amador (WAGR), mas em conversa com a equipe achou melhor tentar recuperar o ritmo de competição jogando no torneio do ranking paulista em Avaré.

Objetivos – “Tenho treinado todo os dias com apoio da Inove, incluindo preparação física e alimentação”, conta Herik, que tem como objetivo chegar rapidamente entre os melhores brasileiros do WAGR e, com isso, ganhar vaga para a edição de 2025 do LAAC, o Latino-Americano Amador de Golfe, a mais importante competição do continente, que dá vaga para o campeão jogar no Masters, em Augusta, e no The Open Championship (desde 2020), além de vaga na seletiva final para o US Open.

Erik jogou todos as edições do LAAC, desde a primeira, em 2015, até a de 2019, antes de virar profissional. Nessas cinco vezes, teve como melhores resultados um 13º lugar em 2016, e um 15º em 2019, ambos jogando no Teeth of the Dog, o icônico percurso da Casa de Campo, na República Dominicana.

Carreira – A grande fase de Herik no golfe começou em 2017, quando venceu oito torneios no Brasil e no exterior, pela ordem: Aberto da Cidade de Curitiba; Aberto de Brasília; Faldo Series Sul-Americana; o Aberto do Paraná; Campeonato Nacional Argentino; Faldo Series Grand Final; Aberto do Rio Grande do Sul e Aberto de Montevidéu (URU), sendo esses quatro últimos em sequência, logo depois de ter sido vice-campeão do Torneio Internacional Copa Juan Carlos Tailhade, na Argentina.

Em 2018, Herik foi campeão do Amador do Brasil e campeão da Copa Los Andes, o Sul-Americano de Golfe por Equipes, ao lado de Fred Biondi, Andrey Xavier, Lucas Park e Daniel Kenji Ishii. Ele foi ainda vice-campeão do Campeonato Internacional de Amadores do Peru. Sua estreia internacional como profissional foi no Aberto do Chile de 2019, onde enfrentou o chileno Joaquín Niemann, já como membro do PGA Tour e três majors jogados em 2018, e o argentino Angel Cabrera, campeão de dois majors (U.S. Open 2007 e Masters 2009). Herik não passou o corte, mas fez um hole-in-one no buraco 3 do segundo dia.

Destaques – Herik chega como um dos favoritos em Avaré, ao lado de seu companheiros de equipe Negrini, Matheus de Paula e Igor Pereira da Cruz, além de Fernando Silva, do Campinas Golf Center, Fernando Vieira dos Santos, do Riacho Grande, e Leonardo Yoshikawa, presidente de Bastos. Ademir Mazon, do Sapezal, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), também estará em campo ao lado de seu vice-presidente Técnico Luiz Claudio Recchia do Sapezal. Alexandre Shayeb, presidente do Bauru Golf Club, também prestigia o evento, ao lado do capitão Milton Tohoru Yoshiura.

No feminino, com dez mulheres em campo, destaque para a categoria scratch, onde jogam Solange Cabral de Souza, do Guarapiranga; Maria Aparecida da Silveira; de Bauru; e Juliana Passos e Joelma Rodrigues, do Riacho Grande. Participam do torneio 72 golfistas de 18 clubes paulistas. As maiores delegações visitantes são a do Sapezal, com 13 jogadores, e a do Bauru, com 11.

Comissões – A Comissão de Honra do torneio terá Ademir Mazon e Guilherme de Castro Cunha Assumpção. A Comissão do Torneio será formada por Mauro Batista (Diretor do Torneio), Claudio Mesquita, José Carlos Van Cleef de Almeida Santos e Luiz Claudio Recchia. Os árbitros serão Claudio Mesquita e Mauro Batista.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados