Aberto do São Paulo GC: Gui Grinberg e Lilica lideram torneio do ranking mundial

04/10/2019

Pepe Costa Lima, cinco vezes campeão em seu clube, vem uma atrás, seguido por Andrey Xavier

Gui, acima, e Lilica, abaixo: líderes após os primeiros 18 buracos. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Guilherme Grinberg fez um eagle e cinco birdies e Rodrigo Lacerda Soares Filho, o Lilica, sete birdies, para dividir a liderança após a primeira das três rodadas do 75º Aberto Amador Masculino do São Paulo Golf Club, disputada nesta sexta-feira, 4 de outubro, na zona sul da capital paulista. Ambos somam 68 tacadas, três abaixo do par do clube mais antigo do Brasil, fundado em 1900, no evento que vale para o ranking mundial amador de golfe (WAGR, para o ranking nacional e para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPG).

Foram dois começos de rodada bem diferentes. Lilica, que jogou no São Paulo e foi um dos melhores amadores do Brasil até se mudar para a Suíça, foi líder isolado até buraco 5, com duas abaixo. Ele chegou a quatro abaixo ao fazer seu sétimo birdie do dia no 16 e fechou a rodada com um bogey no 18 para somar 68, três abaixo. Gui Grinberg, ao contrário, fez dois bogeys nos cinco primeiros buracos e vinha distante da liderança até reagir com um eagle-3 no buraco 8 e fazer quatro birdies em cinco buracos, do 10 ao 14. Gui, que joga em seu clube, era o líder isolado, com quatro abaixo, até também fazer bogey no 18 para dividir a liderança com Lilica.

Destaques – Pedro da Costa Lima, o Pepê, cinco vezes campeão do Aberto do São Paulo (2007, 2009, 2010, 2012 e 2015), que joga em casa, abriu o dia com dois birdies, e se manteve sempre perto dos líderes. Ele também fez bogey no 18 para terminar sozinho em terceiro, com 69 tacadas, duas abaixo. Pepê é seguido de perto pelo gaúcho Andrey Xavier, do Belém Novo, o brasileiro mais bem colocado no WAGR e número 3 do Brasil, e pelo veterano Luiz A. P. Almeida, o Gugu, ex-capitão do São Paulo, que dividem o quarto lugar, com 70 tacadas (-1) e foram os últimos a quebrar o par do campo entre 50 jogadores da categoria scratch.

Dois dos melhores amadores do Brasil e favoritos ao título empataram em sexto lugar, com 73 tacadas: Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, e Matheus Park, do Paradise, números 2 e 5 do Brasil, respectivamente. Quem se destacou ainda entre os Top 10 foi Johnnie Costa Lima, pai de Pepê, que jogou 74 para empatar em oitavo com Pedro Marchioni, do São Paulo, e Pietro Alvim, do São Fernando.

Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 8,5, Gui e Lilica também lideram, com 69, duas abaixo, seguidos por Gugu e Carlos Cândido, do São Fernando, com 70. Na 8,6 a 14, Leandro Metzner, do Arujá, disparou na frente, com 66, seguido por Jiahai Huang e Alex Schmidt, do São Paulo, ambos com 70. E na 14,1 a 19,4, só deu jogadores de São Paulo: João Valente Jr lidera com 64, melhor net do dia, seguido por Luis Garcia, com 67, Flavio Maschietto, com 68, e Rinaldo Pirro Jr, com 69.

Após a rodada deste sábado haverá um corte que deixará na volta final, domingo, apenas os 30 melhores entre os scratches e mais qualquer um até 12º lugar na até 8,5, além dos 24 melhores da 8,6 a 14 e dos 12 primeiros da 14,1 a 19,4. Todos os empatados até essas posições também passarão o corte.

Patrocínio – O 75º Campeonato Aberto Amador Masculino do São Paulo Golf Club tem patrocínio do Bradesco Private Banking. A competição é organizada pelo São Paulo Golf Club, com supervisão da Federação Paulista de Golfe, Confederação Brasileira de Golfe, R&A e WAGR.

Horários de saída e resultados

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Jogos do Rio 2016: seis medalhas para seis países diferentes coroam o sucesso do golfe olímpico


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados