Amador do Brasil: Victor Santos e Valentina Bosselmann lideram no Campo Olímpico

07/12/2021

Competição com 38 homens e 11 mulheres prossegue até quinta-feira, no Rio de Janeiro

por | Ricardo Fonseca

Victor dos Santos, do Alphaville (PR) (foto), e Valentina Bosselmann, do Itanhangá (RJ), assumiram a liderança isolada do 90º Campeonato Amador de Golfe do Brasil que começou a ser jogado nesta terça-feira, 7 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro. Depois de não ser disputada em 2020 por causa da pandemia, a competição retornou este ano reduzida de 72 para 54 buracos e sem as competições internacional por equipes – a Taça Mario Gonzalez, masculina, disputada desde 2008, e sem a Taça Elizabeth Nickhorn, feminina, que estreou em 2019. Em 2019 o Amador foi reduzido por 54 buracos, mas por causa do mau tempo.

Victor não começou bem, marcando duas acima de ida, com três bogeys, mas reagiu com quatro birdies na segunda metade do campo para somar 69, duas abaixo do par e se isolar em primeiro lugar. Os outros únicos a quebrar o par do campo foram Ricardo Correia, diretamente filiado à Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, que fez quatro birdies e um eagle, e Breno Domingos, de Japeri, que fez quatro birdies, para jogar 70, uma abaixo.

Destaques – Os jogadores do Alphaville Graciosa, de Pinhais, na Grande Curitiba, dominaram o placar no primeiro dia. Além de Victor, o clube tem Ulisses de Toledo em quarto lugar, no par do campo, e Renato da Silva Filho, com 72, em quinto lugar. Ulisses fez o recorde de seis birdies em sua volta, mas também dois duplos bogeys, enquanto Renato, que marcou quatro birdies, também fez dois duplos bogeys, um deles com um 7 no buraco final.

A seguir, seis jogadores dividem o sexto lugar, com 73, duas acima, incluindo Andrey Xavier, do Santa Maria (RS), número 1 do ranking nacional e segundo melhor sul-americano do ranking mundial amador de golfe (WAGR), na 62ª colocação, que fez dois duplos bogeys em sua volta, e Lucas Park, do Paradise (SP), quarto melhor brasileiro do WAGR, na 341ª colocação, que fechou o dia com três bogeys nos últimos sete buracos.

Feminino – Entre as mulheres, Valentina Bosselmann, que recentemente foi cortada da equipe da Los Andes, o Sul-Americano de Golfe por Equipes, por não poder entrar no Chile sem vacina, jogou 79, oito acima, sem um birdie sequer, para ser líder isolada. Em segundo, empatadas com 81, estão Marina Nonaka, do Arujá, que também não fez birdie e teve um triplo bogey-8 no buraco 10, e Beatriz Pinheiro, do Curitibano, que fez um birdie, no buraco 1, e dois duplos bogeys. A gaúcha Martina Collares, do Country, jogou 82, com direito a um quádruplo-9 no buraco 10, em mais uma volta birdie-free.

O 90º Campeonato Amador de Golfe do Brasil é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com apoio do Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro, Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Jogos de Tóquio: Nelly Korda leva susto, mas vence por uma e dá aos EUA seu segundo ouro no golfe


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados