Brasil enfrenta elite do continente até 18 anos no Sul-Americano Juvenil, em Montevidéu

19/03/2024

O campeonato, de 4ª feira a sábado, vale vaga no Mundial Juvenil, no Japão

Eduardo Matarazzo, do Sapezal (SP), Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo (SP) e Paco Casini, do Campo Olímpico (RJ), no masculino, e Isabela Hammond, do Iguassu Falls (PR), Maria Antônia Gavião, do Belém Novo (RS) e Maria Eugenia Peres, do Porto Alegre Country Club (RS), no feminino (acima, em arte de Isabela Hammond), formam as equipes brasileiras convocadas para defender o país no Campeonato Sul-Americano Juvenil por Equipes, de amanhã, quarta-feira, 20, a sábado, 23 de março, no Clube de Golfe do Uruguai, em Montevidéu. Esta é a edição de número 56 da competição masculina e a 49ª da feminina, depois de o torneio não ter sido disputado em 2020 e 2021 por causa da pandemia.

Acompanhe os resultados

Desde 2019, quando liderou a competição masculina por dois dias, mas terminou em terceiro, no desempate pelo resultado descartado, que o Brasil não tem chances de se classificar para a Toyota Junior World Cup, o Mundial Juvenil, jogado anualmente, desde 1992, no Japão, pelos dois primeiros colocados do masculino e pela equipe campeã do Sul-Americano Juvenil. O time masculino do Brasil jogou o Mundial no Japão em 1994 e 1995, quando Alexandre Rocha estava no time, e depois em 2015 e 2016. No feminino, que só passou a ser jogado em 2014, o Brasil nunca participou.

Muitos golfistas que defenderam seu país no Mundial Juvenil estão hoje na elite do golfe mundial profissional, como o inglês Justin Rose, campeão de major (US Open de 2013) e medalha de ouro na volta do golfe aos Jogos Olímpicos, no Rio 2016; o espanhol Jon Rahm, número 3 do mundo e campeão de dois majors (US Open de 2021 e Masters de 2023), hoje no LIV Golf; o japonês Hideki Matsuyama , campeão de major (Masters 2021); e o chileno Joaquin Niemann, campeão de dois torneios do LIV Golf de 2023, que estaria entre os melhores do mundo se o LIV Golf não fosse discriminado pelo ranking mundial oficial.

Favoritos – Entre os homens, o Chile busca sua terceira vitória consecutiva e sexta da história, mantendo em sua equipe Javier Santolaya e Santiago Schele que foram seus melhores jogadores no ano anterior. Já no feminino, a Colômbia tenta ampliar seu recorde de seis títulos consecutivos, depois de superar, em 2023, o time masculino da Argentina, até então recordista com cinco vitórias de 2007 a 2011. O Uruguai, que joga em casa, coloca-se entre os favoritos nas duas chaves.

O Brasil, que ficou em nono lugar no masculino e sétimo no feminino em 2023, entre dez participantes, terá metade de sua delegação renovada. No masculino permanecem Ziccardi e Cassini, que ficaram em 14º e 22º no ano anterior. Já no feminino, a única remanescente é Hammond, que ficou em terceiro no individual na edição passada.

Congresso Anual – Na quarta-feira passada, 13 de março, véspera do The Players, foi realizado o Congresso Anual 2024 da Federação Sul-Americana de Golfe, na sede do PGA Tour, em Ponte Vedra Beach, na Flórida, com a presença de Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, e dos presidentes das entidades dos outros nove países filiados, além de Mark Lawrie, Diretor do R&A para a América Latina e Caribe.

No Congresso, ficou decidido que o Brasil vai sediar em 2025 o Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil. O Sul-Americano Amador (individual) regressará a Santiago do Chile, em janeiro, e o Campeonato Sul-Americano Juvenil irá para Assunção, no Paraguai, todos em datas a serem definidas. Abaixo, a foto dos participantes do Congresso Anual 2024 da Federação Sul-Americana de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados