Brasil estreia na Los Andes enfrentando fortes equipes e altitude

25/11/2015


Tourinho e Luiza, os dois principais nomes do time, despende-se da competição


Campo da Los Andes deste ano com o pico nevado do Pichincha (4 794 metros) ao fundo, um vulcão ativo da cordilheira dos Andes
Campo da Los Andes deste ano com o pico nevado do Pichincha (4 794 metros) ao fundo, um vulcão ativo da cordilheira dos Andes

por: Ricardo Fonseca

O Brasil estreia nesta quarta-feira na Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, com fortes equipes masculinas e femininas e com boas chances de chegar ao pódio das duas categorias, mas enfrentando adversários de respeito e a altitude acima dos 2,8 mil metros. Na edição passada, o Brasil foi medalha de bronze entre os homens e ficou em quatro entre as mulheres.

Para os dois principais atletas do Brasil – André Tourinho e Luiza Altmann – esta será também a despedida da Los Andes, uma vez que ambos devem se profissionalizar em 2016. Tourinho, que retardou ao máximo sua ida ao profissionalismo, se despede do amadorismo em janeiro, no Latin America Amateur Championship (LAAC), a menos que vença a competição, caso em que ganharia o direito de jogar no Masters, em Augusta, em abril, mas como amador.

Luiza, que completa 18 anos no primeiro semestre do ano que vem, vai jogar as escolas classificatórias e tentar começar a carreira profissional o mais breve possível. Ela e Tourinho são hoje os brasileiros mais bem colocados do ranking mundial amador graças a uma intensa participação em torneios internacionais. Ela financiada pelos pais, ele por verbas oficiais, na grande maioria das vezes.

Equipes – Tourinho terá como parceiros de time o carioca Daniel Kenji Ishii, que como ele defende o Itanhangá GC; o gaúcho Herik Machado, número 1 do ranking nacional, que vem de uma lesão no punho que o tirou do Amador da Argentina, na última semana, mas diz já estar recuperado; e os paulistas Marcos Negrini, do Damha, e Pedro Nagayama, do São Fernando. O capitão é o experiente gaúcho Octavio Villar, o Fanta.

O time feminino também é jovem, com Luiza, tendo como parceiras a carioca Clara Teixeira, campeã brasileira em 2014, Lauren Grinberg, bicampeã pré-juvenil e campeã juvenil em 2014, Sophia Campos e Vitória Teixeira, irmã de Clara. A capitã é Nathalie Silva. Em ambas as convocações, os quatro primeiros e o sexto do ranking mundial amador foram chamados, pulando Luiza Caetano e Rohan Boettcher, que estão em quinto lugar da lista.

Match Play –
A Copa Los Andes será jogara até sábado no Cerros Club de Golf, em Quito, no Equador, sempre na modalidade match play, com dois jogos de duplas em tacadas alternadas, pela manhã, e quatro jogos individuais, à tarde. Como não são eliminatórios, os jogos podem terminar empatados. Os jogos são disputados em grupos de três países, onde cada jogador ou dupla enfrenta os outros dois.

Ganha a equipe que somar mais pontos. No caso de empate entre dois times, o desempate é feito pelo confronto direto entre eles. No caso desse jogo ter terminado empatado ou haver três ou mais times com a mesma pontuação, o desempate é feito pelo número de buracos ganhos na semana por cada país, o que faz com que vitórias rápidas, com muitos buracos ainda a jogar, possam valer mais do que vitórias nos buracos finais ou no 18. Alguns títulos já foram definidos assim.

Participantes – São nove os países participantes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O par do campo é 72 (36-36) com dois buracos de par 3 e dois de par 5 em cada metade do campo. Os homens vão jogar com distância básica de 7.127 jardas; as mulheres com 6.141. A cidade de Quito fica muito perto da linha do Equador (35 km ao sul), mas devido à altitude média de 2.850 metros, a temperatura é amena o ano todos, oscilando ao redor de 21º.

Equipes jovens e bem preparadas fisicamente são fundamentais para jogar em altitude, onde o ar mais rarefeito pode provocar em alguns dificuldades para respirar. O ar mais rarefeito também faz a bola de golfe voar muito mais do que ao nível do mar, uma diferença de até dois tacos, dependendo a umidade do ar.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    Ranking Mundial: Latino-americanos ganham posições e já são 16 entre os Top 500


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados