Com a vitória na FedexCup, McIlroy pode tirar de Koepka o título de Jogador do Ano. Entenda!

26/08/2019

Além de ganhar US$ 15 milhões, maior prêmio do golfe mundial, Rory deu show em Atlanta

Rory e Koepka disputam voto a voto, ponto a ponto, os prêmios de “Jogador do Ano”, do PGA Tour e do PGA of America. Imagem: Reprodução/Tevê

por | Ricardo Fonseca

Até a disputa do Tour Championship, terceiro e último torneio dos Playoffs da FedexCup, o americano Brooks Koepka caminhava célere para ganhar o título de “Jogador do Ano” do PGA Tour pelo segundo ano consecutivo. O “Troféu Jack Nicklaus”, escolhido por votação de seus pares, é dado anualmente ao melhor jogador da temporada americana, encerrada neste domingo, 25 de agosto, e Koepka, além de número 1 do mundo, era o único com três títulos da temporada, sendo um major e um torneio da série mundial. E teve chances de vencer ainda a FedexCup, depois de começar líder a volta final.

Mas aí apareceu Rory McIlroy jogando talvez o melhor golfe de sua vida. Aos dois títulos que tinham na temporada, incluindo o do The Players, considerado o quinto major e torneio de maior premiação da temporada regular do PGA Tour, acrescentou o título do Tour Championship que venceu de forma inconteste, tanto pelas tacadas corridas nas quatro rodadas, onde jogou 13 abaixo (66-67-68-66), como pelo novo sistema que lhe deu um bônus de cinco tacadas, antes de o jogo começar, para vencer com 18 abaixo.

Comparação – Rory, agora, também tem três vitórias, duas delas nos torneios com os maiores prêmios do golfe. Rory tem o título da FedexCup 2019, onde igualou-se a Tiger Woods como os únicos a vencer duas vezes, e onde levou a bolada de US$ 15 milhões, o maior prêmio já visto na história do golfe mundial. Koepka tem um major (PGA Championship). Rory tem o título do The Players; Koepka um da série mundial. Bem, Koepka ficou entre os Top 4 nos outros três majors; Rory só teve um Top 10 em majors este ano e não passou o corte no The Open. Koepka é o número 1 do mundo por boa margem; Rory subiu para o segundo lugar com o título deste domingo.

Rory tem 14 Top 10s nos 19 torneios que jogou no PGA Tour em 2019. Koepka tem dez Top 10s em 20 torneios que jogou no ano, mais o título do The CJ Cup @ Nine Bridges, no final de 2018, que valeu para a atual temporada. Dizem que a última impressão é a que fica, e aí Rory leva imensa vantagem sobre Koepka pelo show de golfe que deu neste domingo. Resta saber se é isso que os profissionais do PGA Tour levarão em conta na hora de votar. E você, em quem votaria?

Divisão e consenso – Distribuído desde 1948, o prêmio de Player of the Year é levado muito a série pelos profissionais. Ben Hogan abriu a série de vencedores, sendo seguido por Sam Snead. Arnold Palmer, Jack Nicklaus, Tom Watson, Nick Faldo, Greg Norman e Tiger Woods, esse pelo recorde de 11 anos, são alguns dos melhores profissionais do mundo que já mereceram o voto dos demais jogadores.

Até 1989 havia um prêmio só. A partir de 1990, o PGA of America criou seu próprio “Player of the Year”, baseado não em votação, como no caso do PGA Tour, mas num sistema de pontos que valoriza os principais torneios, prêmios ganhos, média de tacadas e que até pune quem abandona rodadas, entre outros critérios. Nos dois primeiros anos houve divergência entre o voto e a pontuação. Em 1990, Wayne Levi foi escolhido pelo PGA Tour e Nick Faldo ganhou o ranking do PGA of America. Em 1991, os jogadores do PGA Tour escolheram Fred Couples e a matemática do PGA of America a Corey Pavin.

Concordância – Mas, desde 1992 e pelos últimos 27 anos, os profissionais do PGA Tour voltaram no mesmo jogador que ganhou o prêmio pela pontuação do PGA of America. Woods levou os dois prêmios pela última vez em 2009. Ele havia sido também o último a ganhar em anos consecutivos (2005 a 2007). Desde então, a partir de 2010, apenas um profissional levou o “Players of the Year” mais de uma vez: Rory McIlroy, em 2012 e 2014. Pode levar o terceiro este ano. Ou Koepka, ganhador em 2018, poder ser o primeiro bicampeão desde Tiger.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados