Golfe, um esporte chinês no Jogo do Rio 2016?

01/12/2015

A primeira referência documentada sobre um jogo muito parecido com o golfe, o chuiwan, aparece no livro chinês Registros de Dongxuan, no século 11

O golfe é o mais antigo esporte praticado com bola. Suas origens remontam à Antiguidade, quando pastores usavam seus cajados para arremessar pedras arredondadas contra alvos fixos. Indícios desse jogo rudimentar aparecem na história de povos da Europa, Ásia, África e até na América Pré-colombiana.

A primeira referência documentada sobre um jogo muito parecido com o golfe, o chuiwan, jogado com 10 tacos, numa área retangular, só viria aparecer no livro chinês “Registros de Dongxuan” (東軒), escrito por Wei Tai, da Dinastia Song, no século 11. O primeiro relato europeu de esporte semelhante (kolf), praticado na Holanda, é dois séculos mais velho, mais exatamente de 26 de fevereiro de 1297.

Mas são os escoses que reivindicam, com maior autoridade, a paternidade do jogo de golfe, como o conhecemos hoje. Afinal, em 6 de março de 1457, na Escócia, o Rei James II, publicou um decreto proibindo a prática do golfe e do futebol que estariam prejudicando o treinamento dos arqueiros e a defesa da cidade. Esse é o primeiro documento de que se tem notícia retratando o golfe com formato e regras muito próximas das atuais.

As primeiras Regras de Golfe, escritas em 1744 pela Honorável Companhia dos Golfistas de Edimburgo, da Escócia, para um torneio local, permanecem praticamente as mesmas por mais de dois séculos e meio. Da Escócia o golfe foi levado para a Inglaterra e de lá para todo o mundo, junto com a expansão do Império Britânico.

O golfe chegou ao Brasil no final do século 19, trazido por engenheiros e técnicos ingleses que viram construir nossas primeiras ferrovias. Eles fundaram o primeiro clube do Brasil, o São Paulo Golf Club, em 1901, ao lado da Estação da Luz. O campo foi transferido anos depois para o Morro dos Ingleses, na região da Av. Paulista, antes de ter sua sede definitiva em Santo Amaro.

Muitos campos de golfe construídos por ingleses e americanos perto de portos movimentados, como Santos e Salvador, desapareceram, mas logo o esporte se espalhou por todo o Brasil, também com grande ajuda da colônia japonesa. Hoje existem mais de 120 campos de golfe no Brasil – 40 deles em São Paulo – e mais de 25 mil jogadores.

O organização máxima do esporte é a Federação Internacional de Golfe, que congrega entidades de 116 países, incluindo a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), e é comandada em conjunto pelo Royal & Anciente Golf Club de St. Andrews (R&A), que dita as regras do golfe em quase todo o mundo, e a United States Golf Association (USGA), que rege o esporte nos Estados Unidos e México.

O golfe esteve nos Jogos Olímpicos de 1900 e 1904, deixando de ser jogado em 1908 por causa de uma briga entre ingleses e americanos. O golfe continua sendo um esporte olímpico, filiado e reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e pretende voltar a se apresentar nos Jogos Olímpicos de2016, graças ao esforço unificado de todas as suas entidades. .

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados