JB Holmes supera melhores do mundo e encerra jejum de três anos com título no Genesis Open

18/02/2019

Justin Thomas, que começou a rodada final vencendo por quatro, terminou uma atrás

por Ricardo Fonseca 

JB Holmes (na imagem, em captura de vídeorecuperou-se de uma desvantagem de quatro tacadas, na rodada final, para vencer a maratona deste domingo, 17 de fevereiro, no Genesis Open, no Riviera Country Club, na Califórnia, e conquistar sua primeira vitória no PGA Tour em três anos. Justin Thomas, ex-campeão da FedExCup, que errou vários putts curtos, jogou quatro acima na quarta rodada e terminou como vice-campeão, uma tacada atrás.

“Eu sabia que seria muito difícil conseguir jogar abaixo nessas condições e que precisaria de uma ajuda de Justin”, disse Holmes. Ambos – e Adam Scott, que completou o grupo – tiveram que jogar 34 buracos no domingo, por causa de um atraso de sete horas no primeiro dia, quando choveu muito, o que acabou tumultuando o torneio até o final. E quando o tempo parecia que ia melhorar, um vento com rajadas de até 50 km/h infernizou a vida de todos da metade para o final, influenciando, inclusive, os putts.

Virada – O momento decisivo foi a partir do buraco 13, quando Holmes, perdendo por uma, embocou um putt de quatro metros para salvar o par, enquanto Thomas, que tinha deixado um putt muito longo a 2,5 metros da bandeira, deu mais três putts para fazer um duplo bogey que o deixou uma tacada atrás. Thomas ainda deu três putts no 14 para cair para duas atrás, e mesmo recuperando uma tacada com um birdie de quase três metros no 16, para diminuir a diferença para apenas uma tacada, não conseguiu forçar um desempate.

Holmes também teve seus problemas. Assim que assumiu a liderança pela primeira vez com um birdie no 10, contra um bogey de três putt de Thomas, Holmes transformou um quase birdie em um bogey, dando três putts de um metro de distância. Holmes, que completou os 16 buracos da manhã para fechar a terceira rodada com seu segundo 65 (-6), consecutivo, ainda teve um putt para birdie de sete metros no 18, mas errou.

Ventania – “Eu me perdi nos putts com o vento”, disse Thomas. “Infelizmente, isso se mostrou uma falha no meu jogo; foi muito difícil”, disse o número 4 do mundo. “O J.B. venceu, ele jogou muito bem”, elogiou. “É sempre muito chato entregar um torneio, ainda mais quando sinto que eu poderia ter vencido”, completou o desanimado profissional que deu dois três putts e um quatro putts nos últimos nove buracos do torneio para perder por uma tacada. Holmes venceu com 270 (63-69-68-70), contra 271 (66-65-65-75) de Thomas.

Holmes, que fez par nos seus sete últimos buracos comemorou o que ele chamou de grande vitória, mas não aceitou as críticas da imprensa especializada e da torcida nas redes sociais dizendo que ele foi um jogador lento, fama que o persegue há anos. “Jogue com ventos de até 50 km/h e veja o quão rápido você consegue ser”, desafiou Holmes, que com a vitória voltou a ser Top 50 do mundo (saltou do 100º para o 42º lugar), ganhou US$ 1,332 milhão e uma vaga no Mexico Championship, da série mundial (WGC), mas vai abrir mão do torneio com bolsa de US$ 1,7 milhão para o campeão, para viajar de férias com a família.

Destaques – O coreano Siwoo Kim, que esteve muito perto da liderança, até fazer um bogey no 16, terminou sozinho em terceiro, com 272 (68-70-68-66). Rory McIlroy também teve seus tropeços, mas vai voltando à velha forma que fez dele número 1 do mundo, ao conquistar seu terceiro Top 5 consecutivo, depois de somar 273 (72-63-69-69) e empatar em quarto, com Marc Leishman (69-69-67-68). Adam Scott também jogou mal na rodada final para ser o sétimo, com 276 (66-65-69-76), mas não tão mal quando Jordan Spieth, que despencou para o 51º lugar, com 285 (64-70-70-81).

Tiger Woods foi um espetáculo à parte e fez valer em parte do torneio o dinheiro que os torcedores fanáticos por ele pagaram na semana. Depois de jogar uma abaixo na soma das duas primeira rodadas, jogou 65 (-6) na terceira rodada, com dois eagles, e vinha duas abaixo nos primeiros sete buracos da quarta, em quinto lugar geral. Mas também sucumbiu às péssimas condições de jogo devolvendo quatro tacadas até o final para terminar empatado em 15º, com 278 (70-71-65-72).

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados