LET: Miriam Nagl assegura vaga brasileira feminina para os Jogos do Rio 2016

20/06/2016

Paranaense termina em 16º na República Checa. Lovelady, em 39º, tem classificação ameaçada

 

Miriam brinca com a bandeira de treino do torneio de golfe da República Checa: vaga garantida para os Jogos do Rio

por Ricardo Fonseca

Com um 16º lugar no Tipsport Golf Masters, torneio do Tour Europeu Feminino, encerrado domingo, no Golf Park Pilsen, na República Checa, a paranaense Miriam Nagl ganhou 22 posições no ranking mundial de golfe – passou a ser a 435ª – e assegurou sua vaga por antecipação para defender o Brasil na volta do golfe aos Jogos Olímpicos, no Rio 2016. Restando três semanas para saírem as listas definitivas, Miriam e o gaúcho Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, são os únicos brasileiros garantidos na competição.

bolha olimpica feminina

      “Bolha Olímpica” do golfe feminino

Miriam, que ganhou um posto no ranking olímpico desta semana, ocupando a 58ª colocação, jogará no Rio classificada por mérito próprio, entre as 60 jogadoras olímpicas, ou, na pior das hipóteses, como a brasileira mais bem colocada do mundo, caso saia das Top 60 nas três semanas que restam. Nesse caso, ela ocuparia a vaga a que o Brasil teria direito como país sede (apenas no caso de não ter um representante classificado por entre os 60).

 Lovelady – Já a situação de Victoria Lovelady, que passou o corte raspando e terminou em 39º na República Checa, estácomplicada e indefinida, embora ela também tenha pontuado, ganhado nove posições no ranking mundial – é agora a 460ª – e se mantido em 60º e último lugar no ranking olímpico. O problema de Lovelady é que tanto ela como Miriam foram superadas pela amadora suíça Albane Valenzuela, que empatou em quarto na República Checa, subiu para o 400º lugar do ranking mundial e para o 52º lugar do ranking olímpico, onde antes era apenas a segunda reserva (62ª).

Lovelady só se manteve no 60º lugar, sem cair para a reserva, porque a americana Gerina Piller perdeu um posto esta semana para voltar a ser a 16ª do ranking mundial e com isso deixar de ter o direito de ser a terceira americana do ranking olímpico, que permite quatro jogadoras por país somente se todas estiverem entre as Top 15 do ranking. Mas enquanto Lovelady jogou seu último torneio do Tour Europeu Feminino até a definição das jogadoras olímpicas, Piller terá mais três torneios pela frente, inclusive o US Women’s Open, de 7 a 10 de julho, o último válido para a corrida olímpica.

US Open decide – Miriam, que venceu sua seletiva com uma volta recorde de 62 tacadas, também vai jogar no US Women’s Open onde basta passar o corte para voltar a pontuar nos rankings olímpico e mundial, o que a colocaria definitivamente entre as 60, sem depender da vaga brasileira. Lovelady, por sua vez, não depende mais dela para garantir a vaga.

Além de Piller, que a qualquer momento pode voltar a ficar entre as 15 primeiras do ranking mundial e tirar uma vaga olímpica do final da fila, outras duas americanas tem chances de entrar entre as Top 15 e ficar com a quarta vaga americana: Cristie Kerr, hoje 20ª do mundo; Jessica Korda, a 23ª e Brittany Lincicome, 24ª. Todas jogam nos US Womens Open que distribui muito pontos para os rankings.

Vitória – O título do Tipsport Golf Masters ficou para a dinamerquesa Nanna Koerstz Madsen, com 198 (68-65-65) tacadas, 15 abaixo. O escocesa Pamela Pretswell e a Australiana Stacey Keating empataram em segundo, com -10, enquanto Valenzuela e a sueca Linda Wessberg dividiam a quarta posição, com nove abaixo. Miriam ficou em 16º, com 208 (72-68-68), cinco abaixo, e Lovelady em 39º, com 211 (72-71-68), duas abaixo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados