Lucas Lee lidera grupo brasileiro no encerramento do primeiro semestre do PGA Tour LA

26/05/2016

Único brasileiro do PGA Tour optou por jogar no Mazatlán Open, ao lado de Stapff e Rodrigo

 

Lucas Lee: descendo duas categorias no golfe mundial na busca desesperada de uma vaga olímpica

por Ricardo Fonseca

Sem conseguir vaga para jogar no Memorial, do PGA Tour, e sem competição no Web.com Tour, o paulista Lucas Lee optou por descer à terceira divisão e participar do Mazatlán Open, que encerra a primeira metade do calendário do PGA Tour Latinoamérica, antes de um recesso de três meses. Os dois brasileiros com cartão do circuito também estarão em campo: Daniel Stapff, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe, e Rodrigo Lee, que vem de dois 13ºs lugares.

Lucas, número 468 do mundo, será o jogador mais bem ranqueado entre os 144 golfistas de 20 países em campo. Ele joga como membro do Web.com Tour, que também é, usando o direito de downgrade, ou seja descer de divisão quando não consegue vaga ou não há torneio na divisão acima. O objetivo de Lucas é tentar ganhar os seis pontos para o ranking mundial destinados ao campeão e, com isso, se aproximar da vaga para representar o Brasil nos Jogos do Rio 2016, agora que só restam sete semanas da corrida olímpica. Hoje, o único golfista brasileiro garantido por antecipação na volta do golfe aos Jogos Olímpicos é Adilson da Silva, da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe.

Brasileiros – Para o paranaense Daniel Stpaff, da equipe YKP/Azeite 1492, que também está no ranking mundial e tinha esperanças de jogar no Rio 2016, não há mais tempo. O torneio desta semana no México será o último válido para o ranking mundial antes da definição dos jogadores olímpicos e nem vencendo ele chega lá. Para Rodrigo Lee o sonho olímpico também terminou, pois ele sequer está no ranking mundial tendo apenas um torneio a jogar. Além de Lucas, o único que ainda tem chances de jogar ao lado de Adilson no Rio é Alexandre Rocha, que terá mais seis torneios do Web.com Tour até a data final de classificação, em 10 de julho.

Lucas não foi o único a exercer o direito de downgrade esta semana. Nove membros do Web.com Tour, todos dos EUA, sem torneio esta semana, jogarão no México: Austin Quick, Brad Hopfinger, Brian Richey, Harry Higgs, Jay Woodson, Joe Affrunti, Mark Blakefield, Michael Miller e Wil Collins. O forte grupo de jogadores inclui ainda cinco ganhadores do PGA Tour LA em 2016 e outros quatro que venceram na temporada passada.

Destaques – Os Estados Unidos, com 73 profissionais, mais uma vez são maioria do PGA Tour LA, seguidos por México (22), Argentina (18), Colômbia (5), Canadá (4), Brasil (3), Austrália (2), Chile (2), Espanha (2), Suécia (2), Venezuela (2), Bolívia (1), França (1), Guatemala (1), Honduras (1), Inglaterra (1), Japão (1), Panamá (1), Porto Rico (1) e República Dominicana (1). Entre eles os cinco primeiros do ranking do PGA Tour LA, que são os que ganham cartão para o Web.com Tour no final da temporada: o argentino Emilio Puma Domínguez, o canadense Corey Conners e os americanos John Young Kim, Sam Fidone e Anthony Paolucci.

A primeira metade do ano do PGA Tour La termina com oito torneios jogados. Com a crise econômica – e política – atingindo em cheio a América Latina, o PGA Tour LA não conseguiu até agora divulgar o restante do calendário, que recomeçaria no final de agosto e iria até dezembro, com mais dez torneios, entre eles o Aberto do Brasil. Negocia-se ainda mais um torneio no Brasil, no Clube Curitibano.

Campo – O torneio desta semana será jogado no campo do Estrella del Mar Golf Resort, desenhado por Robert T. Jones Jr., na cidade de Mazatlán, um par 72 de 7.015 jardas com pequenos greens de bermuda e onde o vento pode ser un fator determinante. Os recordes do campo são de Oscar Álvarez, que jogou 64 (-8), durante segunda rodada de 2015, e de Tommy Cocha, que ganhou em 2015 com 271 (-17). A bolsa é de U$175 mil, com U$ 31,5 mil para o campeão. O corte será superado pelos 55 primeiros e empatados. Os seis primeiros e empatados pontuam para o ranking mundial.

 

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados