South American US Kids traz de volta as competições do ranking mundial para o Brasil

04/11/2020

Meninas e meninos de 5 a 18 anos jogam de 6ª a domingo no Campo Olímpico e Itanhangá

por | Ricardo Fonseca

O recesso provocado pela pandemia de Covid-19 prejudicou enormemente os brasileiros do ranking mundial amador de golfe (WAGR), que se viram alijados de competições no Brasil desde março, perdendo terreno para os que competem em outros lugares do mundo onde o golfe voltou há algum tempo. Esse quadro vai ser minimizado um pouco com a disputa do South American Championship, evento do US Kids e brasil Kids Golf Tour, de sexta-feira a domingo, 6 a 8 de novembro, no Campo Olímpico e no Itanhangá, no Rio de Janeiro.

O South American Championship 2020 reunirá 105 meninos de meninas de 5 a 18 anos, de seis países (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Venezuela) sendo que os mais velhos, de 15 a 18 anos, terão seus torneios válidos para o WAGR. O total não chega perto dos inscritos no South American Championship inaugural, em 2019, o que era esperado por causa das restrições impostas pela pandemia, uma vez que muitos pais ainda têm receio de viagens longas e em muitos países do continente há restrições de viagens, incluindo quarentenas obrigatórias no retorno.

WAGR – Graças ao South American Championship o Brasil só terá quatro eventos do WAGR disputados em 2020. Em 2109 foram 25 competições válidas jogadas no Brasil. Até agora, valeram para o WAGR em 2020 duas etapas do Tour Nacional Juvenil, em janeiro, em São Paulo, e em março, no Rio Grande do Sul; além do Honda Open – Campeonato Bandeirantes, no final de março, para todas as idades.

Não por acaso, duas das categorias mais concorridas serão a 15 a 18 anos masculina, com 15 participantes, e a 15 a 18 feminina, com oito, que valem para o ranking mundial. No masculino, Gui Grinberg, segundo brasileiro mais bem colocado no WAGR é um dos favoritos. Até agora, ele competiu em cinco torneios do ranking mundial em 2020, sendo quatro internacionais no começo de ano e apenas o Bandeirantes no Brasil, o último até agora.

Destaques – Além de Gui, alguns destaques brasileiros da 15 a 18 aos são Pedro Pelicioni, de Ribeirão Preto; Renato Silva Filho, de Curitiba; Enzo Lee e Rafael Benadiba, de São Paulo; e Deivid Barbosa, do Espirito Santo, que vem de vitórias consecutivas no Aberto do Rio, no Aretê Búzios, e no Aberto do Terravista. Há dois chilenos no grupo: Raul Roman e Clemente Torres. No feminino, Manu Barcellos e Marina Nonaka, de São Paulo, são os destaques no grupo que tem ainda as paraguaias María Bethania Sosa e Damini Ghanshyani e a chilena Maria Luisa Pastene.

Em todas as categorias de idade, o South American Championship vale como classificatória direta para o Mundial Kids (categorias até 12 anos) e para o Mundial Teens (categorias de 13 a 18 anos), que serão jogados em julho de 2021, em Pinehurst, na Carolina do Norte. Quem jogar par ou abaixo em duas das três rodadas, estará automaticamente classificado para os Mundiais.

Campos – Os meninos das categorias até 7 anos e 8 anos, e as meninas até 8 anos e de 9; 10; 11; e 12 anos fazem as três rodadas no Itanhangá. Toda as demais categorias (masculino de 9; 10; 11; 12; 13 e 14; e 15 a 18 anos, e feminino 13 e 14; e de 15 a 18, jogam no Campo Olímpico, um difícil e desafiador percurso tipo links, projetado e construído por Gil Hanse, um dos mais renomados arquitetos de golfe do mundo. O Campo Olímpico acaba de ser eleito o melhor campo do Brasil em 2020 pelo World Golf Awards, promovido pela Indústria de Turismo.

Felipe Almeida, organizador do Brasil Kids Golf Tour e do South American Championship, prevê um evento de elevado nível técnico. “A expectativa é de um grande torneio, pois o Campo Olímpico é um espaço espetacular, um ícone no mundo inteiro por ter sido o único, desde 1904, a sediar o golfe em Jogos Olímpicos, enquanto o Itanhangá é outro excelente campo, que já recebeu os mais importantes torneios internacionais, como LPGA Tour, Tour Europeu, PGA Tour Latinoamérica e Faldo Series e acaba por passar por uma importante modernização em seu percurso.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Você só tem até esta 2ª feira, 3 de junho, para se inscrever no Sul-Americano Sênior

  • Golfe 2016

    PGA Tour: Entenda tudo o que está em jogo para Tiger esta semana, no Memorial


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados